OUSADIA SEMPRE!
Pv 28:1
INTRODUÇÃO: Uma vez li a respeito de uma borboleta chamada monarca; ela literalmente brincava de caçar os pássaros, quando normalmente os pássaros é que caçam as borboletas para alimento. A atitude dessa borboleta era estranha, mas compreensível. Essa espécie de borboleta foi protegida pelo Criador com um sabor desagradável para os pássaros. Penso que é por isso que ela pode corajosamente brincar de caçar os pássaros, enquanto as outras espécies de borboletas são caçadas por eles.
Na sua vida você é ousado, isto é, corajoso? O Senhor também nos equipou para sermos corajosos (intrépidos, ousados) num mundo hostil. O Senhor nos chama para ser corajosos e não covardes; vejamos o que precisamos para sermos corajosos em Deus:
1 – Viver em obediência a Deus (Js 23:6, 11-13)
Josué já era idosos e sua morte já estava muito próxima. Diante este fato, ele convoca toda Israel para lhes falar, e diz a eles que deveriam guardar todos os mandamentos de Deus, isto é, deveriam viver em obediência plena a Deus, e não poderiam se desviar de seus mandamentos, caso isto ocorresse seus inimigos que outrora seriam expulsos da presença de Israel, viriam a domina-los.
Se não obedecermos a Deus, nossa fé não tem legitimidade, não tem respaldo algum.
(Pv 28:9) O que não obedece até sua oração é abominação – Não seja hipócrita orando e vivendo no pecado. Sua atitude é abominação para Deus, é falta de respeito com Deus e até sua oração é abominação (ela é uma afronta a Deus).
A obediência é fruto daqueles que verdadeiramente crêem em Deus e o temem. Quando creio em Deus e o temo, jamais ousarei desobedece-lo, pois sei que Ele é Poderoso e Justo para me punir.
Sem obediência a Deus eu não tenho autoridade para falar que sou seu servo, pois o servo obedece ao seu senhor. Eu não tenho autoridade para enfrentar meus inimigos, pois em pecado sou como um soldado sem armadura, sem equipamentos para guerra.
(2 Ts 1:6-9) Duas coisas me chamam a atenção, (a) os justos serão atribulados aqui na terra, (b) e só terão alivio lá no céu, isso porque são ousados para pregarem o evangelho, para dizerem não ao pecado, para dizerem não a corrupção dentro e fora da igreja, não a idolatria, não a homossexualidade. Veja o que acontece (2 Ts 1: 8-9) aos que não obedecem ao evangelho.
2 – Crer em Jesus e em Seu poder (Mc 16:17-18)
O texto de Marcos nos diz que todos que crêem, se referem a crerem em Jesus, no Seu Nome farão sinais e prodígios. Por favor, a fé deve estar em Jesus, e não no Nome de Jesus, como se o nome fosse um amuleto para nos proteger do mal.
O Nome de Jesus, sem dúvida, tem poder, o Nome de Jesus está carregado de autoridade (Fp 2:8-11). Muitos usam o Nome de Jesus, para expelir demônios, para profetizar, mas não obedecem a seus mandamentos; penso que estas pessoas crêem no poder do Nome de Jesus, mas falta a muitos deste conhecerem o dono deste Nome (Mt 7:21-23).
Embora o Nome de Jesus tenha poder, devemos crer em Jesus, devemos ter intimidade com Jesus. Não devemos apenas crer em sua pessoa, e não usar o poder que está no Seu Nome; ao usar o seu Nome estamos exercendo nossa fé na autoridade que ele nos delegou (Mc 16:15). Jesus mandou que fizéssemos em Seu Nome todas as coisas, para que em tudo Ele seja glorificado. Aquele que crê, fará até coisas maiores do que ele fez (Jo 14:12). Veja novamente que a ênfase está no crer em sua pessoa.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário