PRINCIPIOS QUE DEVEM SER GUARDADOS POR AQUELES QUE OFERTAM A DEUS
INTRODUÇÃO: Gostaria de falar hoje sobre como devemos ofertar! Esse é um assunto que quase não falamos mais em nossa igreja, talvez porque ficamos preocupados com o que os outros vão pensar, afinal a televisão e outros veículos de comunicação tem distorcido a imagem das igrejas e de pastores. Esta distorção se deve em parte por causa de algumas igrejas que estão em evidência na mídia.
Contudo ofertar deve ser uma prática saudável na vida do cristão. Portanto vamos ver quais princípios devemos guardar ao trazermos nossas ofertas.
1 – Ofertar somente aquilo que lhe pertence (2 Sm 24:24)
Desde que foi estabelecida a lei religiosa da oferta por meio do sacrifício de animais, cada cidadão de Israel tinha que oferecer um animal que era seu, caso não tivesse nenhum animal para oferecer, ele comprava um animal, conforme suas posses. E foi isso que irritou Jesus, e fez com que ele virasse a mesa dos mercadores a porta do templo.
Aqueles homens aproveitavam da necessidade de ofertar do povo para ganhar dinheiro, usam da lei da religião para ter lucros. (Será que isso não continua acontecendo?).
Algumas pessoas tiram do dízimo para ofertar. Não ofertar dízimo este dinheiro não lhe pertence.
Não ofertar a custo de outro.
Ex.: Pastor que mandou pegar dinheiro emprestado para ofertar.
2 – Ofertar mesmo na pobreza (Lc 21:1-4)
Na província de Mizoram, na Índia, um grupo de cristãos descobriu uma maneira original de fazer suas ofertas para a obra do Senhor. Quando a mulher prepara a comida para sua família, comida essa que consiste principalmente de arroz, ela separa a quantidade necessária para que todos se alimentem.
Então, antes de cozinhar, ela pega uma porção daquele arroz e coloca de lado. Ela deixa esse arroz separado até domingo, quando o leva à igreja para juntar ao arroz trazido pela outras mulheres. A igreja, então, vende esse arroz e usa o dinheiro conseguido para sustentar projetos missionários. Um dos itens comprados foi um computador que está sendo usado para ajudar os Mizo a terminarem uma tradução da Bíblia na sua língua.
Seria fácil para pessoas que não tem muito dinheiro olharem para o pouco que têm e decidir que não podem dar. Da mesma forma teria sido fácil para a viúva desistir de dar sua pensão, afinal o governo já lhe paga tão pouco e as coisas estão tão caras.
O texto de 2 Corintios 8:2-3 diz que os irmãos da igreja da Macedônia ofertaram em profunda pobreza e ofertaram acima de suas posses.
O que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará (2 Co 9:6).
3 – Ofertar com alegria (2 Co 9:7)
Uma vez que você tenha decidido ouvir a voz de Deus e ofertar a igreja ou a algum missionário especificamente, por favor, faça com alegria. Lembre-se que Deus vê o coração e que sua oferta, sua obra de justiça permanecerá para sempre.
Deus suprirá o crente que contribui generosamente com o bastante para suas necessidades e para contribuir para toda boa obra (2 Co 9:10-11).
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário