TEMOR
Pv 29:25
INTRODUÇÃO: O medo da desaprovação alheia sempre pode afetar nosso modo de agir. Algumas tribos indígenas norte-americanas usavam o escárnio como mecanismo para manter a ordem social da tribo. Na tribo FOX, por exemplo, quando uma criança era ensinada sobre as regras de sua cultura, os mais velhos não lhe impunham regras abstratas de moralidade. Também não as castigavam para que aprendesse. Eles apenas diziam: “O povo da vila poderá começar a falar de você” ou “se você fizer isso todo a tribo te rejeitará”.
No caso dessa tribo o poder da repreensão social era usado como motivação para a conduta correta.
1. Não devemos temer o homem
“Quem teme ao homem arma ciladas...”.
A primeira coisa que este verso nos diz é que não devemos ter medo do homem. Muitas pessoas tomam decisões baseadas naquilo que os outros pensarão dela. Se ela esta num grupo de pessoas que fumam, ela começa a fumar apenas para se sentir do grupo. Ela deseja ser igual aos seus colegas para que eles não a chamem de “careta”. Porque a pessoa faz isso? Temor. Ela possui um medo de ser desaprovada pelo seu grupo. Por isso a Bíblia nos alerta que aquele que teme aos homens arma ciladas.
Quando eu tinha 16 anos trabalhava numa grande empresa e todos meus colegas de departamento falsificavam notas para ganhar mais dinheiro, para que eu pudesse ser aceito por eles passei a fazer o mesmo, não demorou muito para eu acreditar que estava fazendo a coisa certa e logo comecei a ensinar e incentivar os novatos que entravam em nosso departamento. Para a nossa tristeza não fomos descobertos e isso nos fazia afundar ainda mais no pecado.
Quem teme o homem, busca agradar a homens e não a Deus.
Vejam os fariseus (Lc 13:10-17; 14:1-6) eles trabalhavam no sábado. Se eles podiam libertar seu gado para beber água, ou podiam liberta-lo ao cair num poço para que este não morra, porque Deus não poderia libertar o ser humano para beber da água viva. Jesus os chama de hipócritas porque na frente de outros homens eles queriam se fazer de santos, quando eles mesmos não cumpriam a lei. A preocupação dos fariseus é o que os outros irão pensar deles?
Is 51:7 – “Deus diz que não devemos temer o opróbrio dos homens, nem nos entristecermos por causa de suas injurias”.
2. Devemos temer a Deus
“..., mas o que confia no Senhor está seguro”.
É evidente que esta segunda parte do provérbio está nos dizendo que devemos temer a Deus. A minha confiança em Deus me leva a não temer os homens. Entre os homens e Deus devo temer a Deus e confiar Nele para me livrar das mãos dos meus inimigos.
Sl 112:1 – “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, e se compraz nos seus mandamentos”. Os versos seguintes desse Salmo nos mostram as bênçãos daqueles que temem ao Senhor.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário