Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ECLESIOLOGIA 11 - RESPONSABILIDADE DE SER MEMBRO DO CORPO DE CRISTO

RESPONSABILIDADES DE SER MEMBRO DO CORPO DE CRISTO

1 Co 12:27


INTRODUÇÃO: Nosso corpo possui diversos membros. O corpo de Cristo possui diversos membros. E cada membro do corpo possui responsabilidades dentro do corpo, cada membro possui uma razão de existir, possui características próprias. Diante disso todos os membros são importantes no corpo como afirma o apóstolo Paulo (1 Co 12:21).
Cada igreja local é uma miniatura do corpo de Cristo, por isso nos reunimos aqui para adorá-lo e servi-lo como membros do Seu corpo. Como membros do corpo de Cristo temos responsabilidades com a Igreja invisível e com a visível.

1 – Devemos nos identificar com Cristo em Sua morte e ressurreição: Batismo (Rm 6:4; Cl 3:12)
No batismo estamos dizendo ao mundo e aos membros da igreja que nos identificamos com Cristo. Estamos dizendo que através deste ritual morremos com Cristo e que ressuscitamos para uma novidade de vida.
O Batismo é mais do que um banho, é o anuncio para todos que testemunham esse rito de que nos arrependemos de nossa vida anterior a este rito. O batismo é a confirmação que reconhecemos que éramos pecadores, que vivíamos independentes de Deus, mas que a partir de agora queremos viver para Ele.
O batismo também é o meio pelo qual nos tornamos membros da igreja, é o rito que nos faz ser aceito e reconhecido por todos como membro do corpo de Cristo. Todo cristão deve ser batizado, pois desta forma assume publicamente que Jesus é seu Senhor.
O batismo nos identifica com Cristo e em conseqüência nos identifica com os demais membros do corpo de Cristo.

2 – Devemos nos alimentar pela fé de Seu corpo: Santa Ceia (Jo 6:51; Mt 26:26)
Jesus disse que devemos comer de sua carne, isto é, devemos nos alimentar de sua vida. Nós não temos vida em nós mesmos. O pecado nos condena a morte eterna, portanto só teremos vida eterna em Cristo.
A Ceia é o memorial que nos recorda que devemos nos alimentar da vida de Cristo, que devemos crer no Seu sacrifício por nós pecadores e recebe-lo em nossa vida. A Ceia nos faz ser um com Jesus e com nossos irmãos, pois recebemos sua vida em nós e todos compartilhamos da mesma fonte de vida.

3 – Devemos exercer os dons espirituais (Rm 12:5-8; Ef 4:11; 1 Co 12:8-10)
Todos possuímos um dom no Corpo de Cristo, todos ocupamos um espaço no corpo e precisamos usar este espaço que nos foi dado de forma a contribuir no trabalho do corpo. Seja qual for seu espaço no corpo, seja você as mãos, os pés, os olhos, ouvido, dedão, unha, você ocupa um lugar no corpo e deve exercer sua função dentro do corpo, para que todo o corpo possa se beneficiar do seu dom, de sua função.
Não diga que você não tem valor, que você não tem dom, porque não ora em línguas, porque Deus não te usa com curas espirituais, mas quem sabe Deus não te usa para curar feridas da alma, para curar as feridas causadas pela sociedade aos indivíduos. Busque trabalhar nos ministérios da igreja e com certeza você irá descobrir qual o seu lugar no corpo.
Lembre-se que um dia Deus cobrará de você o talento que lhe deu.


4 – Devemos instruir-nos e aconselharmos uns aos outros (Cl 3:16)
Há pessoas que tem o dom de aconselhar, o pastor deve ser um bom conselheiro, embora nem todo pastor seja um bom conselheiro. O pastor é uma figura diferente no corpo, ele tem que ser uma espécie de coringa, o problema é que as pessoas esperam que ele seja bom em tudo. Este pensamento é errado.
Contudo o texto diz que devemos instruir-nos (ensinar) e aconselharmos uns aos outros. Todos devem buscar orientar os seus irmãos ou suas irmãs da fé. Todos precisamos cuidar uns dos outros. Este pensamento de Paulo, demonstra que todos são de uma certa maneira pastores uns sobre os outros.

5 – Devemos orar junto com a congregação (At 20:36; Tg 5:16)
            A oração individual é muito importante, orar em nosso quarto em secreto é importante, mas também é importante orarmos juntos como um só povo. A palavra de Deus diz Sl 130 “oh! Quão bom é quão agradável é viverem unidos os irmãos”. Devemos ser unidos em todos os sentidos. A Palavra de Deus também diz em At 1:12-15; 2:1 “estavam todos reunidos no mesmo lugar”.At 2:42 a Igreja perseverava na oração, isto era feito em comunhão.

CONCLUSÃO: Cada igreja local é o Corpo de Cristo em miniatura. Portanto a igreja é mais que uma organização; é um organismo vivo, manifestando Cristo para o mundo. A igreja sendo corpo vivo deve possuir membros ativos. Assuma sua responsabilidade com esta igreja e manifeste junto com seus irmãos e demais membros do corpo de Cristo a vida de Cristo que opera em você.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário