Translate

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MEDITAÇÕES 29 - BUSCAI A DEUS

BUSCAI A DEUS
2 Cr 7:14

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

INTRODUÇÃO: Todos nós buscamos algo na vida. Tenho certeza que todos buscam a felicidade, os jovens, os adultos, os velhos e as crianças. Todos queremos ser felizes. Na busca da felicidade buscamos outras coisas como: dinheiro, poder, sucesso. Algumas pessoas pensam que felicidade se encontra nestas três palavras. Buscam o ter. Nossa sociedade é uma sociedade consumista, onde as pessoas se sentem realizadas no Ter. Eu tenho SKY, eu tenho um Carrão, eu tenho isto, eu tenho aquilo.
Nos sentimos bem quando alcançamos algo que sonhávamos. Não é gostoso quando podemos dizer “alcancei”. Buscamos a realização pessoal.
Como pastor também devo confessar que tenho realizações que pretendo atingir.
Outros a buscam felicidade no amor. Há pessoas que nunca foram amadas. Elas querem ser amadas.
Há pessoas que buscam satisfazer este vazio que está dentro de cada um de nós vivendo dentro de princípios que correspondem com os mandamentos de Deus, ou seguem uma religião qualquer que dá a elas padrões morais de vida. O que é algo muito bom, mas não é completo, porque a vida do ser humano não acaba na morte. Por isso nossa busca deve ser mais alta do que tudo que falamos aqui.

1) ATRAVÉS DE JESUS
Eu creio que muitos estão buscando a felicidade, o sentido da vida em lugares errados. A felicidade, o sentindo de nossa existência você só vai encontrar quando você buscar a Deus, buscar ao Senhor.
Devo dizer a vocês, que muitos de nós estamos buscando Deus nas religiões, buscando Deus nas filosofias. Só existe uma maneira de você achar o Deus verdadeiro.
(Jo 14:1-6) Certa vez Jesus falou aos seus discípulos para que não se entristecessem, que era para eles crerem em Deus e Nele (Jesus). Também lhes contou que iria para a casa do Pai e que lá havia muitas moradas. E Jesus disse a eles: “vós sabeis o caminho para onde eu vou”. Tomé um dos discípulos de Jesus ficou preocupado e perguntou a Jesus: “Como saber o caminho?”
Esta é a grande pergunta do século, do milênio, como saber o caminho que nos leva a Deus. Que caminho é este? Muitos hoje estão fazendo esta mesma pergunta: “Como posso saber o caminho que me leva a Deus, ao céu?” Você não vai encontra-la na filosofia, você não vai encontra-la nas religiões. Sabe qual foi a resposta de Jesus? Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Você quer encontrar-se com Deus, o único caminho é Jesus, a única forma de achar Deus é através de Jesus.
A sua necessidade básica, primordial é espiritual. Esse vazio que você sente, esta tristeza, estas dores, essa insatisfação é de ordem espiritual.
Você pode alcançar tudo nessa vida. Você pode ser o melhor aluno da sua turma, você pode ter ser formado na melhor Universidade, você pode ter o melhor carro do ano, você pode ter vários empregados e ainda estar vazio.
Sabe por que? Você não buscou ao Senhor dá vida. Por isso sua vida está incompleta, vazia, sem sentido. Você descobriu que a felicidade não está no ter, não está no sucesso, não está no dinheiro, não está no poder. Pois, por mais que você tenha estas coisas, você nunca está satisfeito.
Só Jesus pode te satisfazer. Só Jesus pode ter dar uma nova razão de viver. Só Jesus pode te dar felicidade verdadeira. Felicidade que não acaba aqui neste mundo, felicidade que irá continuar inundando seu coração na vida eterna. Por isso eu te desafio a buscar a Jesus. Buscai ao Senhor! Eu te desafio a se posicionar e a dizer a Deus: “Eu quero te levar a sério, eu quero te buscar Deus, e sei que só vou te encontrar através de Jesus”.Eu estou te desafiando a buscar a Deus, a buscar a Jesus.
Jesus é o melhor retrato do Pai (Jo 14:7-11). Quem vê a Jesus, vê o Pai, quem vê o Pai, vê a Jesus. Como Jesus mesmo disse: “Eu e o Pai somos um”. Quando você se entregar nas mãos de Jesus, você estará nas mãos de Deus. Quando você clamar a Jesus, você estará clamando a Deus. Quando você buscar a Jesus, você estará buscando a Deus.
O texto de 2 Cr 7:14 nos chama atenção de outro fato.

2) Através da Conversão
O que é conversão? Primeiro veremos o que não é conversão. Conversão não é religião! Alias religião tem demais. Em nossa cidade há diversos templos. Conversão não é religião. Com isso quero dizer que conversão não é mudança de religião, de igreja. Conversão não é uma mudança exterior. Quem sabe alguém lhe disse: “Você não pode cortar cabelo, não pode mais pintar as unhas. Você agora não pode mais ir ao cinema, ir ao teatro, não pode mais jogar futebol. Você não pode mais tomar cerveja. Não pode, não pode”. Então você botou uma roupa de religioso, ficou com cabelo de religioso, cara de religioso! E as pessoas olham para você e dizem: “Puxa! Ele mudou totalmente!” Só que estas pessoas vêem só por fora. Se você não mudou por dentro, de nada adiantou. Conversão não é mudança de religião, de igreja, de exterior. Não é observância de regras ou dogmas. Você pode chegar em um lugar receber um código de conduta, terá que obedecer todas as regras, mas você não teve uma conversão. Conversão não é religiosidade! Conversão não é batismo! Conversão não é padrão ético ou moral! Há pessoas que dizem: “eu nunca matei, nunca roubei, nunca me prostitui, nunca adulterei, nunca fiz isso ou aquilo”. Essa pessoa tem um ótimo padrão ético, mas nunca se converteu. Conversão não é tradição religiosa. Você pode dizer assim: “Eu nasci católico, meus avós eram católicos, meus pais eram católicos. Você pode dizer também, eu nasci protestante, meus pais eram protestantes, meus avós eram protestantes ou nasci espírita, meus pais eram espíritas”. Você pode ter uma belíssima tradição religiosa e não ser convertido.
Quando você se converter pode ser que você mude de religião, mude sua forma de se vestir, mude os lugares que freqüenta, mas todas essas mudanças acontecerão porque o Espírito Santo te convencerá das necessidades de mudar, não porque alguém te impôs esta mudança, não porque alguém te obriga a mudar.
O que é conversão? Conversão é obra do Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo não é uma energia, não é uma pomba, não é fogo, não é água, não é luz. O Espírito Santo é Deus. Ele não é uma força, Ele é Deus! É a terceira pessoa da Trindade Santíssima. Aleluia! É ele que provoca esta metanóia, isto é, esta mudança de vida, a conversão, a regeneração.
Converter é nascer de novo (Jo 3:5-8). Conversão é mudança de rumo, é arrependimento. Conversão é mudança de mente.
Não adianta você buscar a Jesus, acha-lo e não segui-lo. Converter é amar a Jesus, é guardar os seus mandamentos, é viver seus mandamentos por amor a Ele (Jo 14:21).  Conversão é ter um relacionamento íntimo com Deus, deixar de ser criatura, para se tornar filho de Deus (Rm 8:14). Ora se somos filhos de Deus, também somo herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8:17). A conversão muda o homem de dentro para fora e não de fora para dentro.

Se você algum dia se afastou de Deus, se você o deixou, eu quero te dizer hoje, volte para Deus. Converta-se mude a direção de sua vida, siga os passos de Jesus, buscai ao Senhor, agora! Buscai já.
Dobre os seus joelhos, feche os teus olhos e diga Jesus restaura minha vida, restitua em mim a alegria de viver. Jesus eu me entrego nas suas mãos, me comprometo a viver uma nova vida, uma vida baseada na sua palavra. Eu me comprometo a te buscar todos os dias.
(O FILHO PRÓDIGO)
Buscai a Deus! Buscai ao Senhor! Volte-se para o Senhor! Deus está de braços abertos para você.

Pr. Cornélio Povoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário