DEUS ESTÁ TE ESPERANDO
Is 30:1, 13-14, 18-19
INTRODUÇÃO: Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai dá-me a parte que me cabe dos bens. E ele lhes repartiu os haveres. Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante, e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de ter consumido tudo, sobreveio áquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. Então ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de forme! Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi: Pai pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou. E o filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se. (Lc 15:11-24).
1) Aí dos filhos rebeldes, diz o Senhor (Is 30:1)
A Palavra de Deus nos mostra que aqueles que forem rebeldes, ao Pai, serão punidos por causa dessa rebelião. O Senhor o quebrará como se quebra o vaso do oleiro, despedaçando-o sem nada lhe poupar; não se achará entre os seus cacos um que sirva para tomar fogo da lareira ou tirar água da poça (Is 30:14). Estas palavras mostram a severidade de Deus para com aqueles que andam no pecado, acumulando pecado sobre pecado.
O apóstolo João diz: Todo aquele que permanece Nele (Jesus) não vive pecando; todo aquele que vive pecando não no viu, nem o conheceu... Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio... (1 Jo 3:6, 8).
Na parábola do filho pródigo nós vemos que o filho rebelde sofreu por ter escolhido um caminho que o levava para longe do pai. Quando aquele filhou pensou que poderia conquistar o mundo sem o pai, que poderia ser feliz sem o pai, que poderia viver sem a presença do pai, caiu em desgraça. Este filho chegou a desejar comer a comida de porcos.
Se você está pensando que pode viver sem Jesus, sem o seu criador e se sentir completo, você está enganado. Se você pensa que pode ser feliz sem Deus no seu coração, que pode ser feliz através da conquista de bens materiais, de boas amizades, está enganado.
Cuidado você poderá amanhã estar comendo comida de porcos. A busca da felicidade, do sucesso sem Deus, levará você a desejar a comida dos porcos, isto é, comida da idolatria, comida da feitiçaria, comida da corrupção, da ganância, da desonestidade, etc. Cuidado somente Deus poderá alimentar você com boa comida que satisfaça sua alma e todo o seu ser.
1.1) O castigo para os filhos rebeldes
Aí destes filhos que deixam o Pai em busca da satisfação de seus prazeres, de seus sonhos através de caminhos que não são o do Senhor. A punição os aguarda, o castigo virá sobre eles e a Palavra de Deus não mente (Sl 9:17; Mt 13:42; Lc 16:23; 1 Co 6:9-10; Ap 20:10, 14; Ap 21:7-8). A segunda morte aguarda todos aqueles que vivem fora do caminho de Deus.
2) Bem-aventurados todos os que Nele esperam (Is 30:18)
Através de Isaias encontramos o decreto de punição para aqueles que se rebelaram contra Deus. O Senhor falou a uma Israel teimosa e impenitente que ele estava esperando para ser misericordioso com eles.
Mas o profeta Isaias também traz uma palavra maravilhosa que nos dá esperança. O Senhor espera para ter misericórdia (Is 30:18). Essa palavra soa de forma doce em nossos ouvidos. O Senhor esta esperando para ter misericórdia de nós. Que maravilha, Deus ainda não decretou nosso fim. Ele está nos dando uma oportunidade hoje, de pedirmos perdão, de reconciliarmos com Ele.
O Filho pródigo havia se afastado do pai, estava sofrendo por isso, ele estava sozinho, passando fome, desejando a comida de porcos, trabalhando sem ganhar justamente, quando se lembrou de seu pai.
Quem sabe esse filho pródigo não é você. Você se afastou do pai na busca de sua libertação financeira, na busca de sua felicidade familiar, na busca de sua felicidade como homem e mulher independente. Esqueceu do Pai, do Criador. Sua vida hoje está um caos, vazia, sem sentido, seus amigos não lhe trazem bons conselhos. Seu desejo é tão somente que a vida passe rapidamente porque você já não sonha mais, já não tem mais desejo de viver.
Olhe para o Pai, para o Criador, Ele está te esperando para ter misericórdia de você. Assim como o pai do filho pródigo, ele estava esperando o filho e quando o viu se aproximar correu para abraçar-lhe e beijar-lhe.
Hoje Deus está te esperando com os braços abertos, Ele está pronto para correr ao teu encontro, para te abraçar, te vestir com vestes novas, te dar manjares do céu para comer.
2.1) Qual o caminho para chegar a Deus
Jesus é o caminho (Jo 14:6) e ninguém vai ao Pai senão por Ele. Basta você hoje orar em nome Dele , confessar os seus pecados e se desviar dos seus maus caminhos. Não espere mais para ir a Deus, a Palavra diz: Tu não chorarás mais, certamente se compadecerá de ti, á voz do teu clamor, e ouvindo-a, te responderá (Is 30:19). É isso aí Deus está te esperando, portanto não espere mais para ir a Ele. Você está precisando de perdão? Deus está esperando para dá-lo a você. Apresente-se a Ele confiantemente, sem demora. Ele é fiel e justo para vos perdoar de todos os pecados e te purificar de toda injustiça (1 Jo 1:9)
2.2) Não há mais castigo para os que estão em Cristo Jesus
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado (Jo 3:18). Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5:1). Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1).
O PERDÃO É DOM GRATUITO, MAS PRECISAMOS NOS DISPOR A ACEITÁ-LO.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário