Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 34 - E AÍ, COMO ESTA O TESTEMUNHO DE SUA CONSCIÊNCIA?

E AÍ, COMO ESTA O TESTEMUNHO DE SUA CONSCIÊNCIA?

2 Co 1:12


INTRODUÇÃO: Quase todos os dias enfrentamos questões de consciência. Precisamos escolher entre fazer o que agrada a Deus ou atender aos apelos de nossos desejos egoístas.
            Funcionários públicos podem ser tentados a aceitarem ofertas ilícitas, tomarem decisões nada éticas. Empregados às vezes são induzidos a “acertarem” números ou arquivarem relatórios falsos. Estudantes freqüentemente são tentados a “colarem”.
            Como cristãos enfrentamos em nossa vida cotidiana, situações que são verdadeiros testes para a nossa consciência. Elas nos ajudam a ver se levamos a sério à integridade que Deus espera de nós.

TRANSIÇÃO: O apóstolo Paulo ao escrever sua segunda carta ao coríntios ele diz que a glória dele e de seus amigos em Cristo era o testemunho de suas consciências, pois esta sabia que eles estavam fazendo tudo para viverem de forma agradável a Deus, em santidade e sinceridade. Paulo estava dizendo em outras palavras que estava tranqüilo, pois sua consciência não o acusava em nada. O testemunho de sua consciência o tranqüilizava, pois tudo o que falava ou escrevia era segundo a direção de Deus. Paulo podia dormir tranqüilo. E você?
E AÍ, COMO ESTA O TESTEMUNHO DE SUA CONSCIÊNCIA? 

1)     Está te acusando?
Jo 8:1-9 – A consciência destes homens o acusaram. É verdade que todos somos pecadores, mas é igualmente verdade, que todos nós fomos justificados por Cristo, portanto o pecado não pode mais reinar em nós. Será que se você estivesse agora frente a frente com Jesus tua consciência te acusaria diante Dele como aconteceu com aqueles homens? Você estaria seguro como o apóstolo Paulo (2 Co 1:12). Você tem certeza que está andando retamente, procurando sempre se esquivar do pecado, vivendo em santidade.
Tenho dito aqui que o pecado é um deslize na vida do crente e não uma forma de viver. O pecado é um acidente e acidentes não acontecem todos os dias em nossas vidas. Quem vive no pecado não tem comunhão com Deus, pois luz e trevas não andam juntas (1 Jo 3:4-9).
Caso sua consciência o está acusando, volte para Deus, arrependa-se do seu mau caminho, peça perdão a Deus. Ele com certeza continua de braços abertos para você.

2)     Está cauterizada?
Este é o pior estagio, pois neste estado você já não consegue ouvir a voz de sua consciência.
1 Tm 4:1-5 – O apóstolo Paulo esta dizendo nesta passagem para o jovem pastor Timóteo que existem pessoas que estão com suas mentes cauterizadas, não conseguem mais ouvir a voz do Espírito que fala por meio de suas consciências. Estas pessoas pensam que estão fazendo a coisa certa, contudo se apostataram da Fé, ainda que não tenham consciência, porque suas consciências estão cauterizadas. Paulo afirma que estes estão seguindo ensinos de demônios, de espíritos enganadores. Isso é muito sério muitas pessoas, ainda hoje, estão deixando sua fé em Cristo, e, colocando sua fé em placas de igrejas, em comidas, em doutrinas de homens como uso e costume, etc. Estes são descritos por Paulo a Tito como tagarelas; homens que dizem conhecer a Deus, mas suas obras são abomináveis, para eles tudo é impuro porque suas mentes estão corrompidas (Tt 1:15-16).
Cuidado, examina-se a si mesmo para ver se sua fé continua firme na obra salvadora de Cristo, se sua fé continua firme na doutrina da salvação pela graça mediante a fé. Não confie em suas obras para ser salvo. Se você já começou a dizer eu não corto o cabelo, só uso saias, não jogo futebol, não assisto televisão, etc., você pode estar perto do precipício. Não deixe sua mente ser cauterizada por ensinos enganadores.
Lembre-se somos salvos para praticar boas obras, mas não praticamos boas obras para sermos salvos; e, por favor, não confunda boas obras com uso e costume.

3)     Está boa?
Hb 13:18 – Autor da carta aos Hebreus diz que ele e seus irmãos em Cristo estão persuadidos de terem boa consciência. Ninguém sabe quem escreveu esta carta, alguns acreditam que tenha sido Paulo, outros Silas, Barnabé, embora não saibamos quem escreveu fica evidente que esta pessoa junto com os demais irmãos que participavam de seu ministério estavam tranqüilos em sua consciência, pois estes sabiam que lutavam para fazer a coisa certa de forma que o nome de Jesus fosse glorificado. Paulo semelhantemente ao autor da carta aos Hebreus também tinha certeza de sua boa consciência (At 23:1).  Devemos nos esforçar para manter sempre nossa consciência pura diante de Deus e dos homens (At 24:16). Foge do pecado, ande em santidade não para agradar a homens, mas por amor a Deus. Agindo desta forma sua consciência permanecerá pura diante de Deus e dos homens. Não desista de fazer a coisa certa, mesmo que isto lhe custe um emprego, um alto salário, uma promoção. Entregue as conseqüências a Deus, confie Nele. Veja Daniel fez a coisa certa e foi lançado na cova dos leões (Dn 6:16-23). Sadraque e seus amigos (Dn 3:17-18) fizeram a coisa certa e foram lançados na fornalha, eles não sabiam se Deus os salvariam, contudo ficaram firmes em fazer aquilo que era certo.

CONCLUSÃO: Como esta a tua consciência? Qual é o testemunho de sua consciência? Ela te acusa? Está cauterizada? Ou está boa? SE A PALAVRA DE DEUS É O GUIA DE SUA CONSCIÊNCIA, DEIXE SUA CONSCIÊNCIA SER O SEU GUIA.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário