IGREJA CORPO DE CRISTO
At 9:1-19
Para que a igreja viva de forma saudável, de forma a testemunhar com energia a vida de Cristo, torna-se necessário que seus membros tenham uma visão clara do que é a igreja como corpo de Cristo.
1 – Perseguir cristãos é perseguir Jesus (vv.1-2)
Paulo antes conhecido como Saulo perseguia os cristãos. Paulo era um implacável caçador da Igreja, queria destruir todos que confessavam sua fé em Jesus Cristo. Contudo foi no meio desta perseguição que Paulo descobriu o significado da igreja como corpo de Cristo.
A visão da igreja como corpo de Cristo começou a ser revelada a Paulo no momento em que Jesus respondeu à pergunta do próprio Paulo: “Quem és tu, Senhor?” e a resposta foi: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (At 9:5).
Como fica evidente no texto, Paulo não perseguia a Jesus propriamente dito, mesmo porque Jesus já havia rompido com a morte e já se manifestará, no seu novo estado, aos demais discípulos.
Quando Jesus questionou Paulo, ficou claro para ele que, perseguir os discípulos ou a igreja, significava perseguir o próprio Jesus. Por isso não fique perseguindo seus irmãos na igreja, não crie calunias sobre ele, não seja falsa testemunha contra seu irmão, lembre-se que você está perseguindo a Jesus, quando você fere seu irmão você está ferindo a Jesus. 1 Jo 4:20-21.
Ame o seu irmão, ajude o seu irmão e você estará ajudando a Jesus.
2 – Obediência ao cabeça do Corpo, Jesus (v.6)
Após aquele encontro maravilhoso com Jesus, Paulo recebe uma ordem clara de Jesus: “...levanta-te, e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer”.
Paulo era uma pessoa auto-suficiente, capacitada e começou aqui a aprender a depender dos outros para entender o que é igreja como corpo de Cristo.
Jesus talvez quisesse ensinar a Paulo a ser dependente dos outros, e do Corpo de Cristo. Por isto tornou-se dependente até fisicamente, deixando-o cego. Paulo foi conduzido pela mão até o endereço indicado. Obedeceu afinal era o Senhor quem estava ordenando. Paulo estava começando a descobrir que era o Senhor.
Aqueles a quem Paulo perseguia tornaram-se os responsáveis pelo que ele deveria fazer, pois Jesus lhe daria instruções sobre os projetos da igreja através daqueles a quem ele perseguia.
Paulo percebeu que agora não adiantava seu curso aos pés de Gamaliel, não adiantava ser hebreu de hebreus, ser um cidadão romano, ser fariseu dos fariseus, sua vida estava nas mãos daqueles a quem ele tanto perseguiu. Agora só restava obedecer.
Sua obediência o fez recuperar a visão, sua submissão ao Senhor Jesus o fez um novo homem. Paulo compreendeu que o cabeça da igreja é Jesus Cristo, que ele era apenas um coadjuvante, a estrela era Jesus. Ef 4:15.
Nós somos os figurantes que colaboram com o Senhor, no sentido de manter a igreja diante do mundo.
3 – No corpo de Cristo todos são úteis (vv.10-12)
Paulo ficou em Damasco durante três dias. Após este tempo o discípulo Ananias veio conforme fora ordenado por Jesus.
Imaginem, Paulo com um currículo invejável para o seu tempo (judeu, cidadão romano, fariseu) recebendo como instrutor Ananias, um simples discípulo, um simples membro da igreja. A Bíblia fala somente uma vez de Ananias, somente nesta passagem. Por que não veio Pedro, Tiago, um dos apóstolos. Contudo Deus escolheu um simples membro para falar com aquele homem culto, para lhe restaurar a visão, para lhe dar as primeiras instruções da vida no corpo de Cristo Rm 12:3-6.
Deus usou aquele simples homem para iniciar a obra naquele que seria considerado o maior de todos os apóstolos, o apóstolo dos gentios.
Este episódio serviu para Paulo saber que todos são úteis no Corpo de Cristo, para Jesus não existe menor e nem maior. Ele pode operar milagres através de qualquer servo seu, ele pode falar através dos leigos, ele pode amar através de qualquer membro do seu Corpo.
4 – No Corpo de Cristo não há lugar para preconceitos (vv.13-14)
No caso de Ananias o preconceito ficou explicito. Observe bem a palavra desse homem citada no versículo 13.
O preconceito é uma atitude gerada em nosso coração por medo, insegurança, temor de perder privilégios, etc. Ananias não era diferente de nenhum de nós; tinha medo de ser preso ou de ver presos seus demais irmãos. Por esta razão quase jogou fora a vida de um precioso homem. Por causa de seu preconceito não conseguia ver quem poderia ser Paulo, não conseguia ver o grande teólogo que estava por trás daquele assassino, não conseguia ver o grande amante de Cristo que se escondia na figura do perseguidor.
Há diversos tipos de preconceitos por exemplo: racial, social, intelectual, sexual, etc.
No Corpo de Cristo não pode existir preconceitos Rm 12:10.
Nossos preconceitos nos cegam e nos impedem de ver a nova criatura que pode surgir através do poder de Deus operando no pior dos pecadores.
Deus tem o poder de transformar, não podemos nos esquecer disto. Depois da insistência de Jesus, Ananias vai até Paulo e o trata como seu irmão.
CONCLUSÃO: A Igreja é o Corpo de Cristo, por isso nunca devemos falar ou agir de forma desumana como nossos irmãos, pois são membros do Corpo de Cristo, devemos viver em obediência completa a Jesus que é o cabeça deste Corpo, devemos tratar todos nossos irmãos como se eles fossem melhores do que nós, pois no Corpo de Cristo somos todos importantes e devemos viver sem preconceitos dando a todos oportunidades de serem amados.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário