Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2011

HUMILDADE 2 - HUMILDADE: VIRTUDE QUE NOS LEVA A EXALTAÇÃO

HUMILDADE: VIRTUDE QUE NOS LEVA A EXALTAÇÃO

Lc 14:7-11


INTRODUÇÃO: Os ensinos de Jesus sempre andaram na contra-mão dos ensinos seculares. Neste texto mais uma vez o ensino de Jesus desafiava as idéias comuns de sua época. Os jovens fariseus se promoviam tentando se assentar nos lugares mais importantes. Para eles sentarem na frente significava ter chego ao topo, serem vistos por todos. Dessa forma que eles buscavam se promover. Os fariseus eram aqueles religiosos que gostavam de disputar o púlpito da igreja, disputar o lugar de honra ao lado do pastor convidado, estar na mesa principal nos encontros de federação e outros.
A história parece que não mudou. Os líderes religiosos de hoje continuam buscando posições de preeminência entre seus companheiros. As disputas parecem continuar da mesma forma que na época de Jesus.
No meio secular essas atitudes também continuam acontecendo. Os líderes em todos os setores dos negócios e da educação continuam desejando a liderança e não se importam de afastar outros para obter essas posições. Para nossa sociedade oriental e capitalista, orientada para o sucesso, o maior e melhor é aquele que está no topo, é aquele que ocupa o melhor lugar da mesa.
Jesus ficou observando aqueles homens correndo feitos loucos para tomar lugar na mesa principal. Aqueles homens corriam para pegar lugar na mesa principal porque queriam se tornar homens reconhecidos, prestigiados na sua religião, na sociedade em que viviam.
O que torna a história tão amarga é o desafio direto de Jesus ao nosso desejo natural de progredir. Contudo quero afirmar hoje que é a humildade que nos fará progredir na vida. A parábola de Jesus aponta alguns fatos da vida os quais quero menciona-los:

1 – “Alguém mais ilustre que você pode ter sido convidado” (v.8)
Onde quer que vamos, sempre há alguém “mais digno” do que nós. Não somos tão importantes quanto gostaríamos de pensar. Alguém sempre será superior a mim ou a você. Não é melhor compreender e aceitar isso do que ficar lutando por um prestígio que não temos? Ninguém gosta que lhe peçam para mudar de assento.
1.1 – Se você reivindicar mais honra do que merece, vai acabar embaraçado na frente de seus companheiros (v.9)
Você correu e conseguiu sentar num lugar de prestigio, afinal você está no primeiro lugar, mas que chato quando você percebe que ali não é seu lugar. Duas coisas podem te levar a esta conclusão.
Primeiro você se sente sozinho, parece que ninguém te notou. Aquelas pessoas de prestigio tratam você como um desconhecido. Que chato não! Pior ainda é se eles levantarem e deixar você sozinho, aí você percebe que esta fora do seu lugar.
Segundo você acabou de acomodar-se para conversar com as pessoas de prestígio, quando alguém toca em seu braço. Seu rosto fica vermelho quando o próprio anfitrião lhe pede, o mais amavelmente possível: “Não se importa de ir para aquela mesa? Já temos um convidado para este lugar”. Por outro lado, é tão gratificante quando o anfitrião se aproxima de você e diz: “Olhe, guardamos um lugar na frente para você!”.

2 – O primeiro lugar é para aquele que merece a honra e não tenta conquista-la a todo esforço (v.10)
O Espírito humilde pode vir a ser honrado por outros. Quando você toma um dos últimos lugares, está na verdade confiando em Deus e não nos seus esforços pessoais para impulsiona-lo. A verdadeira humildade elimina a exigência ardente de ser honrado em primeiro lugar.
O mundo diz: “se esforce para chegar à mesa principal”. Jesus diz: “Tome um assento no fundo. Eu escolho quem senta na frente”. Jesus ensinou que os assentos na mesa principal só são ocupados “mediante convite”, em vez de “a qualquer custo”.
Progredir para o sucesso nunca fez parte do trato com Jesus. O alvo do discípulo é agradar o Professor, não alcançar o auge de determinada coisa. Por exemplo: Como pastor eu poderia estar trabalhando para conseguir um lugar de preeminência no Presbitério, depois no Sínodo e quem sabe mais tarde no Supremo Concilio. Tais lugares não devem ser conquistados com manobras políticas e sim dados por Deus.

3 – Os seguidores de Jesus buscam sentar nos últimos lugares (v.10)
Os que seguem Jesus de boa vontade se humilham porque seu Professor foi humilde.
O que se exalta será humilhado e aquele que se humilha ficará exausto. Muitos de nós pensamos assim, e é por isso que evitamos nos humilhar. Tememos que ao nos humilharmos nos tornemos exausto tentando fazer tudo o que os outros nos pedem! Nosso medo é de nos tornarmos capachos para os outros pisarem.
Mas, na verdade o oposto é verdadeiro. Jesus diz que se nos humilharmos e aprendermos dele, ele nos dará descanso (Mt 11:28). A verdadeira humildade não leva à exaustão: ela nos liberta para servir a outros. No Reino de Deus sucesso não é o atingir o alvo. Paulo viveu na busca de atingir o alvo, mas ele não disse ter atingido o alvo. Podemos então relaxar e servir, sabendo que qualquer honra que recebamos é dada e não conquistada.
3.1 – Jesus nosso exemplo maior de humildade (Fl 2:3-8)
Jesus viveu a humildade que pregou. Paulo pede para que tenhamos o mesmo sentimento de Jesus, isto é, que tenhamos a mesma humildade de Jesus. Quando o apóstolo Paulo insistiu com os cristãos de Filipos para servirem uns aos outros, ele fez menção à vida de Jesus e lembrou aos amigos a verdadeira fonte da sua força. Jesus é nosso exemplo maior de humildade.
Desde o início, Jesus não procurou a sua própria honra, mas obedeceu à vontade de Deus. Jesus deixou sua glória, a vida perfeita no céu, deixou a riqueza e se fez pobre, fraco como os homens, habitou num corpo humano, sofreu as piores dores, e tudo ele fez para nos servir. A sua vida foi um exemplo de serviço humilde. Jesus nunca buscou um reconhecimento terreno. Ele veio para fazer a vontade do Pai, salvar os pecadores.

4 – Sua vida de humildade o levou a exaltação (Lc 14:11b)
“E o que se humilha será exaltado”. Jesus foi exaltado após ter vivido uma vida de autohumilhação (Fl 2:9-11).
A humildade é o caminho da promoção no reino de Deus.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário