Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 36 - FAÇAMOS O BEM

FAÇAMOS O BEM
Gl 6:9-10
           
Em nossos dias muitas pessoas lutam para fazer o bem. Contudo nossa mídia dá mais valor as pessoas que fazem o mal. O que quero dizer é que a mídia na busca de ibope transmite mais as noticias ruins do que as boas. A mídia valoriza mais as coisas imorais do que as morais. Com isso ela transmite ensinos malignos as pessoas. Mas, de vez em quando a mídia nos mostra pessoas que são exemplos para muitos. Nos fala de médicos que deixaram todo conforto para trabalharem em cidades destruídas pela guerra, apenas movidas pelo amor ao ser humano, num desejo de fazer um mundo melhor. Ouvimos sobre pessoas que lutam para melhorar as condições de vida de sua comunidade. Exemplo: Padre Romero (El Salvador)
A Palavra de Deus nos manda fazer o bem. Portanto FAÇAMOS O BEM:

1)         Sem nos cansarmos (v.9)
Fazer o bem não é algo fácil. Fazer o bem exige de nós uma renuncia completa.
Primeiramente porque não está em nós o fazer o bem, o próprio apóstolo Paulo diz isso a respeito de si mesmo na carta que escreve a igreja de Roma. Todos nós possuímos uma natureza pecaminosa e por isso lutamos para vivermos na pratica do bem. Somos empurrados por essa natureza para a pratica do mal, para a mentira, para querermos as coisas de modo fácil independente que seja através do roubo, do engano, da prostituição, das drogas. É nossa carne nos empurrando para o abismo.
Não podemos nos cansar de fazer o bem, isto significa, que devemos continuar lutando incessantemente para andarmos no caminho do bem, na pratica do bem.
Jesus morreu por nós na cruz, para nos libertar do poder do mal que opera em nós, do poder do pecado que está em nós. Jesus morreu para que você possa viver na pratica do bem, e para isso, Ele deu a você que Nele crê o Espírito Santo para te auxiliar, te guiar e te fazer vencedor sobre o mal. A única forma de não nos cansarmos de fazer o bem é deixar que o Espírito Santo nos domine completamente, por isso devemos nos encher do Espírito de Deus.
Em segundo lugar porque seremos perseguidos por fazer o bem. Parece loucura isso, sermos perseguidos por fazer o bem. Essa perseguição é que tem feito muitas pessoas desistirem de fazer o bem. Quantas pessoas não lutam por uma causa justa, mas à medida que são ameaçadas acabam se cansando de lutar pelo bem e desistem. Não se canse de fazer o bem. Lute pela justiça, lute pela paz, lute pelos direitos dos oprimidos, lute pelos pobres, isto é fazer o bem. Lute sem cessar, não se importe se outros te perseguirão, não se importe se falarão mal de você. Mas lute por estas bandeiras, pois estas são as bandeiras do Reino de Deus. Esta escrito: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:17).

2)         A todos (v.10)
Certa vez assisti em um programa de televisão a respeito de uma mulher, ex-drogada, que já havia perdido quatorze filhos por causa das drogas. Esta mulher estava trabalhando para libertar outras mulheres das drogas. São exemplos como esse que devemos valorizar.
Essa mulher que experimentou algo terrível se tornou sensível a dor de outras pessoas que como ela eram escravas das drogas. Ela sabia muito bem o caminho das drogas e para onde este caminho os conduziria. Por isso queria ajudar a outras mulheres a se libertar.
Nós também que conhecemos a Cristo, precisamos ter este sentimento. Nós que sabemos que o caminho do pecado vai levar as pessoas para o inferno, precisamos ser sensíveis e tentar ajuda-las a encontrar com Jesus Cristo o caminho da vida.
Precisamos fazer o bem a todos e não há bem maior do que salvar a alma do pecador, e uma vez que você o salvar do domínio do pecado, ele ou ela terá condições de mudar de vida, de deixar o cigarro, de deixar o álcool, de deixar as drogas, de deixar a prostituição, a mentira, a idolatria, o pecado. Precisamos libertar as pessoas do pecado e do domínio de Satanás, e só podemos fazer isto, pregando o evangelho de Jesus Cristo e dando a eles recursos para mudarem de vida.
Precisamos criar escolas normais e profissionalizantes, hospitais, asilos, creches, orfanatos, casas de recuperação para drogados e alcoólicos. Só dessa maneira conseguiremos fazer o bem de uma forma completa a todos os indivíduos. Temos que pensar no evangelizar e no seu bem-estar ao mesmo tempo, afinal o homem não é só um ser espiritual, embora devamos dar mais prioridade ao espiritual.

3)         Primeiramente aos da fé (v.10)
O apóstolo nos chama a atenção para que façamos o bem primeiramente aos da família da fé. Isto significa que antes de olharmos para as necessidades dos de fora, precisamos suprir as necessidades de nossos irmãos da fé.
Este principio é o mesmo que praticamos em nossas casas. Você antes de levar uma doação a qualquer lugar primeiro verificará se seus filhos estão fartos, se na sua casa tudo está em ordem, para depois doar algo para alguma instituição ou a alguma pessoa em particular.
Devemos estar atentos a nossa família da fé. Também devemos nos cuidar daqueles irmãos que muitas vezes estão acomodados a receberem ajuda e nada fazem para mudar esta situação. Parece que existem pessoas que querem viver do trabalho de outros (Sl 128:2).
Devemos analisar cada caso individualmente quando vamos ajudar alguém para sabermos como ajuda-los verdadeiramente.

CONTE COMO PERDIDO O DIA EM QUE VOCÊ NÃO FEZ O BEM A ALGUÉM. “Faça todo o bem que puder, de toda maneira que puder, em todo lugar que puder, todas as vezes que puder – Faça todo o bem que puder”.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário