Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 39 - NÃO SEJA UM FALSO CRISTÃO! SEJA UM CRISTÃO AUTENTICO!

NÃO SEJA UM FALSO CRISTÃO! SEJA UM CRISTÃO AUTENTICO!

Mt 6:1


“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai celeste” (Mt 6:1).

INTRODUÇÃO: Todos os dias várias pessoas atravessam a ponte da amizade para comprar mercadorias no Paraguai. Muitas dessas mercadorias são falsificadas. Contudo muitos a compram porque elas se parecem com as originais, embora sua qualidade é muito inferior ao dos produtos originais. Entretanto as pessoas compram estas mercadorias só para poderem desfilar com uma grife conhecida mundialmente.
Em nosso meio também há muitas pessoas que gostam de parecer cristãos verdadeiros, mas não são. Jesus afirmou que no meio do trigo há o joio. O joio se parece com o trigo, mas não tem o mesmo em valor qualitativo que o trigo.
Estas pessoas fazem de tudo para parecerem cristãos, criam leis, que denominamos uso e costumes, para que as pessoas possam ver que elas são crentes. Deixam o cabelo crescer, usam véu, gravatas, vivem de caras amarradas, isto tudo, para que as pessoas possam identifica-las como crentes; uma vez que tais leis e usos são condenados veemente pela Palavra de Deus, principalmente pelo apóstolo Paulo, que defende a liberdade a todo custo, pedindo tão somente que o homem possa discernir aquilo que não convém fazer, para que não escandalize o Nome de Jesus, para que não fira os princípios morais de Deus. Segundo Paulo: “Tudo é licito, mas nem tudo convém”.

TRANSIÇÃO: A tendência humana é valorizar a aparência externa além da realidade! Pagamos grandes quantias por uma etiqueta ou um look correto, mesmo que a mercadoria não seja autentica.
Podemos notar essa tendência também na área espiritual. Em Mt 6 Jesus condena os fariseus por sua hipocrisia. Eles praticavam boas ações (v.2), oravam (v.5) e jejuavam (v.16), para criarem uma aparência de serem dedicados a Deus. Eles pareciam autênticos, mas seus corações estavam distantes de Deus. NÃO SEJA UM FALSO CRISTÃO! SEJA UM CRISTÃO AUTENTICO!
Para isso vamos ver como agiam os falso religiosos da época de Jesus Cristo.

1)     Com relação a esmolas (v.2-4)
Jesus não está condenando nestas passagens o dar esmolas, orar ou jejuar. Jesus está condenando o praticar destas obras com intenção de serem visto pelos homens. Aquele que dá esmola não deve ficar tocando trombeta para que todos saibam que ele deu esmolas. Quem agir dessa maneira estará recebendo louvores de homens e, portanto suas recompensas por estas obras já terão sido pagas aqui na terra e não no céu.
Aquele que faz sem anunciar nada a ninguém este será recompensado por Deus. Seja um cristão verdadeiro, não se preocupe em fazer conhecida suas obras, não se preocupe se ninguém está vendo o seu trabalho realizado na igreja, na escola, na sua casa. Faça-o para o Senhor e Ele que tudo vê um dia te recompensará. Somente o falso cristão se preocupa que suas obras sejam vista, pois ele sente a necessidade de provar para todos que é cristão ou um crente.

2)     Com relação à oração (vv.5-8)
Alguns por aí não entendem o ensinamento de Jesus nesta passagem e distorcem suas Palavras, dizendo que não podemos orar em pé na igreja. Ora o texto é muito claro em si mesmo, o que Jesus está condenando aqui é orar com a intenção de serem vistos pelos homens; por isso ele pede para orar no quarto de porta fechada. Embora Jesus não está condenando orar em pé, pois ele mesmo orou em pé, as pessoas que interpretam dessa forma são incoerentes não praticando o restante do texto. As mesmas pessoas que nos criticam por orarmos no templo em pé, não cumprem as determinações de Jesus nesta passagem, pois oram ajoelhados dentro do templo ou em outros lugares publicos. Jesus está dizendo para orar no quarto, sozinho e com a porta fechada.
Apenas para entendermos que Jesus não condena o orar em pé leiamos Lc 18:13-14 ( o publicano orava em pé e desceu para casa justificado, isto nos prova que Deus aceitou sua oração).
Não é a forma como você ora em pé, deitado, sentado, ajoelhado que fará com que sua oração seja ouvida, mas é se ela é sincera, isto é, sem cera (vaso possui cera para esconder as partes rachadas). Orar com sinceridade é orar sem fingimento.
O cristão autentico não ora para ser visto, não ora para ser exaltado entre os homens, ele ora movido pela paixão que tem por Deus. Ele ora em publico como se estivesse sozinho, como fez o publicano. Não seja um falso cristão.
3)     Com relação ao jejum (vv.16-18)
O ensinamento do jejum também nos confirma o mesmo ensino, as obras que são praticadas com o fim de serem reconhecidas pelos homens não agradam a Deus. Quando jejuarmos devemos parecer que não jejuamos.

CONCLUSÃO: Nossas boas obras devem glorificar a Deus e devem ser vistas pelo homem, mas não através de nós mesmos, não através de nossa marketing pessoal, elas devem tão somente brilhar de forma que as pessoas vejam a luz de Deus sem que necessitemos anuncia-las.
Não seja um cristão de aparência, não seja um falso cristão, não apenas tenha o rotulo de cristão, mas tenha um coração de um cristão. Quanto mais você se esforçar para ser como deveria menos precisará esconder como é.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário