Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 38 - MANTENHAM-SE PERSEVERANTE

MANTENHA-SE PERSEVERANTE
Mc 13:13b

“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”.

           Perseverar = conservar-se firme e constante, continuar, persistir, permanecer leal.

No versículo que lemos Jesus diz que aqueles que perseverarem até ao fim, serão salvos. Jesus estava dizendo para seus discípulos que viria o tempo em que muitos enganadores, falsos profetas se passariam por ele para enganar o povo, também viriam perseguições aos discípulos por causa de Seu Nome, surgiriam guerras, conflitos entre irmãos e pais. Este é o contexto que está inserido a palavra perseverar. Diante tantas dificuldades muitos tenderão a deixar sua fé. Contudo aquele que perseverar será salvo. Então vejamos em que devemos perseverar para que não sejamos enganados pelos falsos profetas, para que nossa fé não se desmorone diante os homens, diante as perseguições, diante as guerras. MANTENHA-SE PERSEVERANTE:

1)     Na sã doutrina (At 2:42)
Gl 1:6-9.

2)     Na comunhão (At 2:42)
Hb 10:25.

3)     No partir do pão (At 2:42)
Manter-se perseverante no partir do pão significa estar firme na fé. O partir do pão era um momento especial nos cultos da igreja primitiva. O partir do pão é chamado pelo apóstolo Paulo como “Ceia do Senhor”. Era o momento onde a igreja se lembrava do grande sacrifício de Cristo por todos os pecadores. Este era um momento muito importante, pois todos deveriam compreender a razão do partir do pão. Era o momento onde deveriam participar somente aqueles que realmente criam e entendiam o significado do repartir o pão. Era o momento de dizer a Jesus que eram um com ele no seu sofrimento, que tinham sido atraídos por Ele naquela cruz (Jo 12:32) e que estavam prontos a dizer sempre Jesus vive em mim. Eu me alimento da sua carne (Jo 6:35), eu bebo do seu sangue, porque creio que só Nele há vida. Este era um momento simbólico de grande importância. Precisamos manter-nos firme no partir do pão. Precisamos ser perseverantes em nossa fé a ponto de estarmos pronto para morrermos por Cristo como Ele morreu por nós e deixar que sua vida flua através da nossa.

4)     Na oração (At 2:42)

Lc 11:1-13.

CONCLUSÃO: Há grandes promessas nos aguardando, porém estas são para aqueles que permanecerem fiéis na sã doutrina, na comunhão, no partir do pão e na oração. As promessas do Reino de Deus são para os que perseverarem até o fim. AS COROAS DO MUNDO PEDEM SUCESSO RÁPIDO; AS COROAS DE DEUS, FIDELIDADE PERENE.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário