Translate

sábado, 18 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 47 - TEMEI A DEUS

TEMEI A DEUS
Mt 10:28

“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10:28).

INTRODUÇÃO: Muitas pessoas têm medo da morte, medo dos homens, medo de altura, medo de ficar sozinho. A verdade é que o medo muitas vezes nos faz perder oportunidades de realizarmos um bom negócio, nos faz perder oportunidades de nos divertirmos. Entretanto devemos lembrar que o medo também pode ser algo bom, um soldado que tem medo de perde a vida, com certeza cuidará melhor de sua vida. Uma criança que tem medo de piscina, com certeza não pulará em uma piscina quando estiver sozinha. Neste aspecto o medo pode ser algo positivo.

TRANSIÇÃO: Nestes versículos que lemos Jesus estava dizendo que não deveríamos ter medo dos homens, pois eles podem até mesmo nos matar fisicamente, contudo não podem matar nossa alma, isto é, eles não podem nos separar de Deus. Devemos nos lembrar que morte significa separação entre o homem e Deus.
Alguns pensam que Jesus estava falando que deveríamos ter medo de Satanás, mas Jesus não está se referindo a Satanás, porque ainda que este consiga nos matar (Jo 10:10); ele não consegue nos separar de Deus (Rm 8:37-39).
O texto na verdade está dizendo que devemos temer a Deus, pois Ele somente Ele pode nos lançar no inferno. Ele é o grande juiz e um dia todos estaremos frente a frente com ele, portanto TEMEI A DEUS.

1)     No sentido positivo de ter medo
Nós devemos ter medo de Deus, não no sentido negativo de não querer se aproximar de Deus, mas no sentido de reverencia-lo, respeita-lo como Deus. Por exemplo, devemos ter medo da água. Devemos ter medo do poder do mar e do rio, pois eles podem tirar nossa vida. Isto não significa que não iremos ao rio pescar ou ao mar para nadarmos, contudo tomaremos cuidado para não nos tornarmos vitimas do seu poder. É assim que devemos ter medo de Deus.
Não vamos fugir de Deus, mas vamos nos aproximar Dele em santidade, pois sabemos que Deus vai julgar nossas obras e vai nos corrigir quando necessário, assim como nosso pai faz conosco ou fazia.
Muitos de nós amamos nosso pai e sabemos que ele nos ama também e que se preocupa com o nosso bem-estar. Mas desde pequenos aprendemos a respeitar sua autoridade como pai e ter medo de suas medidas corretivas aplicadas quando fizéssemos algo errado.

2)     Este é o princípio do saber (Pv 1:7)
O lema dos mestres da sabedoria e o tema do livro é que o temor do Senhor é o ponto de partida e a essência da sabedoria. Temor do Senhor aqui significa uma reverência por Deus que se expressa em submissão à Sua vontade (cf. Pv 9:9-10; Jó 28:28).
A sabedoria não é adquirida com fórmulas mecânicas, mas com um relacionamento correto com Deus.
Os loucos desprezam a sabedoria e o ensino, isto é, as pessoas que desprezam os ensinos de Deus, que desprezam a Sua vontade são para Deus loucos, pois estes se acham sábio e inteligentes, contudo estão se condenando a morte eterna, ao inferno. Somente loucos desprezam a Deus, o seu criador.

CONCLUSÃO: Somente quando tememos a Deus, realmente o amamos. E somente à medida que esse amor crescer, é que garantirá que nosso temor a Deus é o tipo certo de temor. TEMA A DEUS E VOCÊ NÃO PRECISARÁ TEMER MAIS NADA.

Temer o Senhor significa lhe dar
Reverência e admiração, Nele confiar,
Sua soberania reconhecer,
E a Sua lei nos submeter – Clair Hess


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário