UMA VIDA A SERVIÇO DO REINO DE DEUS
Êx 31:1-6
Os homens seculares trabalham duro. O administrador do banco Boston é brasileiro e recebe U$ 1.400.000 dolares. Este homem dá o sangue pelo banco. E nós que trabalhamos para o Reino de Deus temos que dar o melhor de nós. Devemos ter uma vida a serviço do Reino de Deus. Para se ter uma vida a serviço do Reino de Deus você precisa ter:
1 – Convicção do chamado de Deus (v.2)
Deus chamou Bezalel (significa “sombra de Deus”). Este foi chamado para construção do tabernáculo. O homem chamado por Deus tem convicção do seu chamado. Ele acredita que Deus usará sua vida para realizar o chamado que lhe foi dado por Deus.
Quando você está na obra não deve desanimar, tem que ter convicção.
Deus falou com Bezalel e confirmou o chamado ao líder Moisés.
1.2 – Tem convicção do propósito de Deus para sua vida (v.4)
João Batista sabia quem ele era e porque ele estava no mundo. João Batista sabia que ele era o Precursor do Senhor Jesus. Seu trabalho era preparar o caminho para a manifestação do Cordeiro de Deus (Jo 3:28).
Paulo sabia quem ele era e porque ele estava no mundo e demonstrou saber até o momento que seu ministério estava chegando no fim ao escrever a última carta a Timóteo (2 Tm 4:6-8).
Jesus sabia quem ele era e porque estava no mundo.
MINISTÉRIO NÃO É CARREIRA E VOCAÇÃO DE DEUS. O importante é viver para glória de Deus.
3 – Convicção que Deus capacita (v.3)
Deus não procurou quem tivesse habilidades; Deus deu as habilidades.
Podemos ficar tranqüilos, porque Deus, quando Deus nos chama para fazermos sua vontade, Ele nos capacita com habilidades e nos dá o seu Espírito Santo. Deus dá poder para trabalhar. Deus dá as ferramentas para o trabalho.
Há pessoas que querem poder, unção, mas não trabalham. Há pessoas que trabalham, mas não tem poder, unção, graça, precisamos equilíbrio.
4 – Respeito ás autoridades colocadas por Deus (Êx 38:22)
Durante o trabalho, Bezalel atendeu ás instruções de Moisés. Bezalel foi chamado por Deus e colocado debaixo da autoridade de Moisés.
Só tem autoridade quem reconhece autoridade do outro; quem se coloca sob a autoridade de outro; para isso é preciso humildade.
Quem recebeu a ordem para construção do tabernáculo foi Moisés. Quem fez foi Bezalel. Embora Bezalel foi capacitado para a construção este era submisso ao seu líder.
Bezalel ouviu seu líder e obedeceu está autoridade. Temos que obedecer a autoridade da igreja, o pastor, obedecer o conselho da igreja, o presbitério, o sínodo e o supremo concílio. Deus nos dá direção através das autoridades que estão sobre nós. Deus trabalha através da organização também.
Se você quer ser abençoado dentro do corpo que você faz parte, submeta-se a liderança deste corpo; a não ser é claro que esta liderança não seja submissa a Palavra de Deus.
A HUMILDADE PRECEDE A HONRA.
O humilde respeita as autoridades e sujeita-se a elas. Lembre-se Deus nos dá direção através das autoridades.
5 – E você terá na caminhada companheiros para ajudar no trabalho (v.6)
Aoliabe – Deus não nos deixa sozinhos para fazer Sua obra. Deus coloca pessoas do nosso lado para nos ajudar, nos encorajar. Pessoas que nos fortalecem, que ama os nossos ministérios.
Bode dá cabeçada (machuca) – ovelhas obedecem.
Quem é o seu companheiro? Tem pessoas que trabalham só quando é o líder ou só quando o nome aparece, não é capaz de ajudar quando não está na liderança.
Conclusão:
Bezalel trabalhou com seriedade e dedicação até o fim de seu ministério. Devemos trabalhar como se tudo dependesse de nós e orar com se tudo dependesse de Deus.
Um solo rico, mas não cultivado, produz as mais opulentas fileiras de joio (Plutarco).
Na vida de Bezalel não faltou motivação para o trabalho, porque ele era um homem que tinha um ideal e um propósito a saber: realizar a vontade de Deus.
Pr. Cornélio Povoa de Oliveira
02/02/2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário