VAMOS ADORAR A DEUS
Sl 95:1-6
INTRODUÇÃO: Deus nos criou para o louvor da Sua glória. Isto significa que devemos viver numa vida de adoração, de consagração a Deus. Só é possível vivermos uma vida de adoração quando nos tornamos verdadeiros adoradores de Deus. Quem adora a Deus tem intimidade com Deus e busca viver de forma que tudo o que faz e tudo o que fala louve a Deus.
TRANSIÇÃO: Este Salmo nos convida a adorar a Deus. Podemos aprender algumas coisas a respeito de adoração através destes versos. Portanto VAMOS ADORAR A DEUS.
1 – Com júbilo (Alegria) (v.1-2)
O salmista nos convida a adorarmos a Deus através da musica. A musica é um instrumento que pode ser usado para adoração.
Este texto nos convida a cantarmos com júbilo, isto é, com alegria. Em algumas igrejas que visito vejo algumas vezes um povo cantando a Deus com uma tristeza tão grande que você pensa que entrou em algum velório, ou que estão ali cantando a Deus por uma obrigação e não por amor.
O povo de Israel sempre foi um povo alegre, suas musicas são alegres, cheias de vida, de ritmo. A Bíblia nos mostra Miriã (Êx 15:20), Davi (2 Sm 6:14), ambos dançavam e cantavam diante do Senhor. O Sl 47 nos convida a bater palmas e a celebrar a Deus com vozes de júbilos.
Então quando estivermos cantando a Deus, coloque toda sua força, sua energia para Deus, não tenha vergonha de dançar e pular na presença de Deus e não fique escandalizado se algum irmão o fizer e você não. De graças a Deus porque onde o Espírito do Senhor está há liberdade para se expressar nossa adoração.
1.1. Celebremos com alegria porque Ele é o Rochedo da nossa Salvação.
O salmista nos apresenta um bom motivo para nos alegrarmos diante a presença de Deus. Porque Ele é nossa salvação. Ele é o Rochedo, nossa segurança, nossa certeza de Salvação.
Você está sendo convidado a cantar a Deus porque Ele em Jesus Cristo já te salvou. Em Cristo Jesus Deus perdoou seus pecados, Em Cristo Jesus Deus te justificou e te deu um lar no céu. Isso não é suficiente para você se alegrar na presença Dele? Deus te promete te ajudar enquanto você viver neste mundo de injustiça, de dor, de luto, dando o Seu Espírito para te consolar, te guiar, te ajudar a vencer o mundo com suas concupiscências. Então cante a Deus com grande alegria, pois em Cristo Jesus Deus te fez filho Dele e não apenas uma criatura deste mundo, mas filho. Você é amado por Deus e Ele te quer para sempre ao lado Dele, num novo céu e numa nova terra, num lugar onde não haverá mais tristeza, dor, morte, choro, mas só alegria.
Então adoremos ao Senhor com júbilo.
2 – Com reverência (v.6)
O texto diz para nos ajoelharmos diante do Senhor. O salmista esta querendo nos dizer que devemos entrar na presença de Deus com reverência, com respeito. Ajoelhar para o salmista é mais do que simplesmente se colocar na posição de joelhos, mas é um dobrar de coração, é uma atitude interior e não apenas uma atitude ritualística.
Por que devemos nos ajoelhar?
1) Porque estamos diante do Senhor que nos criou - Ajoelhar diante do Senhor Deus é dizer que reconhecemos que somos suas criaturas, que somos seres mortais e dependentes Dele. Sendo Deus o criador de todas as coisas, Ele tem poder sobre todas as coisas, portanto Ele é sem duvida Soberano sobre todas as coisas.
2) Porque estamos diante um Deus santo – O Sl 96:9 nos convida a adorarmos a Deus na beleza de Sua santidade.
Quando Moisés estava pastoreando as ovelhas de seu sogro no deserto, uma estranha visão chamou sua atenção. Um arbusto se queimava, mas não era consumido. Ao aproximar-se para ver mais de perto o fenômeno, ele ouviu uma voz dizer: “Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Êx 3:5).
Josué teve uma experiência parecida quando liderava os israelitas na Terra Prometida. Ao aproximar-se do “comandante do exército do Senhor”, foi instruído a tirar suas sandálias porque estava em solo sagrado (Js 5:13-15).
As experiências do salmista, de Moisés e Josué nos ensinam claramente que Deus requer de nós reverência e respeito pelo que ELE é.
3) Com ousadia (confiança) (v.7)
Não devemos confundir alegria com falta de reverência, e, nem devemos confundir reverência com medo. Alguns não entram na presença de Deus com ousadia, com confiança, pois têm medo de Deus. Sua teologia apresenta um Deus irado contra o pecado, e que está pronto a castigar todo aquele que pecar e se esquece de olhar um pouco para o Deus Pai que está louco para abraçar seu filho. Alguns vivem pensando apenas no Deus Pai e esquecem de que Deus é juiz. Precisamos ter equilíbrio em nossa teologia, em nossa visão de Deus.
Deus nos ama, e, em Cristo Jesus Ele abriu as portas para que entremos com ousadia na sua presença, Ele nos transformou em seu povo e em seus filhos, portanto podemos entrar com confiança na sua presença (Hb 4:16). O sangue de Jesus é o caminho para nosso novo relacionamento com Deus, portanto aceite o sacrifício de Cristo na cruz por você e então passe a desfrutar de seu novo relacionamento com Deus.
Ter temor a Deus, tremer diante de Deus é bom, quando isso é sinônimo de reverência, de reconhecimento do que Deus é; ter temor de Deus sem reverência é ter medo de Deus e isso não é bom, pois o medo impede que você se lance nos braços de Deus. Não há razão para ter medo de Deus, Ele não quer te condenar. Ele quer te salvar, te ajudar, te socorrer, aceite o seu amor que foi dado através de Jesus Cristo e entre com ousadia diante o seu trono, pois Jesus está ao lado de Deus Pai intercedendo por você.
Deus não apenas deseja nossa devoção e respeito, Ele é digno deles. Ele merece nossa adoração em espírito e em verdade. A VERDADEIRA ADORAÇÃO RECONHECE O VERDADEIRO MERECIMENTO DE DEUS.
CONCLUSÃO: Vamos adorar a Deus neste instante com alegria, com reverência e com ousadia, pois ELE está neste lugar para receber nossa adoração.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário