Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MEDITAÇÕES 53 - VIVA A VIDA COM SABEDORIA

VIVA A VIDA COM SABEDORIA

Ec 2: 1-11


            Todos desejamos ter uma boa casa, um bom carro, um bom trabalho, bons amigos, uma boa família, termos saúde, dinheiro para curtir as férias sem ter que ficarmos preocupados se o nosso orçamento vai estourar. Todos pensamos que a felicidade depende destas coisas. Sabemos que não podemos viver sem uma casa para morar, sem trabalho para ganharmos nosso sustento, contudo a felicidade não se baseia em ter boas coisas, mas de fazermos do que temos boas coisas para nós.

Embora o autor do livro de Eclesiastes não se identifique diretamente, mas deixa pistas que realmente foi escrito por Salomão, afinal ninguém teve tanta riqueza e sabedoria quanto Salomão e também o autor se identifica como filho de Davi, rei de Jerusalém (Ec 1:1). A tradição judaica também confirma que Salomão foi o autor deste livro. Salomão viveu na busca do sentido da vida. Ele buscou todos os prazeres que o homem pode ter. Salomão escreve este livro depois de ter vivido esta intensa busca pelo prazer e pela felicidade.
Sua experiência nos serve como alerta hoje, precisamos aprender a viver: VIVA A VIDA COM SABEDORIA.

1)       Desfrute da possibilidade de poder sonhar (Ec 2:10)
Precisamos sonhar. Todo homem tem a necessidade de sonhar. Salomão diz que buscou satisfazer tudo que desejara os seus olhos. Essa busca o motivava a viver. Nossos sonhos são motivadores para continuarmos a viver.
TENHA SONHOS NA DIMENSÃO MATERIAL E TAMBÉM NA DIMENSÃO ESPIRITUAL.
Por exemplo: quando sonhamos em ter um carro novo, passamos a trabalhar por isso, a economizar, a nos sacrificar em prol da realização deste sonho.
Quando sonhamos em construir nossa casa, despendemos todos os nossos esforços para isso, economizamos muitas vezes até na compra de alimentos para sobrar uns trocados a mais. Tudo para vermos nossa casa nova levantada. Tudo para termos um lar segundo o nosso sonho ou pelo menos que esteja próximo ao nosso sonho. Estes são sonhos na dimensão material.
Entenda com isso que sonhar é importante, realizar seus desejos é algo importante, é algo que vai fazer você se sentir realizado; contudo VIVA A VIDA COM SABEDORIA.
Não deixe que os teus sonhos sejam apenas na dimensão material. Não deixe que os teus sonhos materiais sejam a única motivação do seu viver, sejam a tua esperança, o teu sustento para continuar a viver. Porque ao conquistar isso você descobrirá que essa satisfação da conquista, da vitória passa logo e que o vazio dentro do seu coração continua ali, apenas estava abafado por este sonho que você colocou sobre ele, mas ele nunca deixou de existir. Porque, este vazio, essa sensação de “porque estou neste mundo”, só pode ser preenchido quando se descobre a razão da nossa existência. E a razão é que existimos para Louvar a Deus, para Adora-lo.
Um homem maduro construiu cuidadosamente sua carreira de sucesso e tinha mais dinheiro do que poderia gastar. Contudo ele era infeliz e não se sentia amado por seus herdeiros. Ele temia morrer. Sua vida de alegria, “prazeres conscientes” tornou-o vazio, cínico e fechado para o Evangelho.
Salomão depois de ter alcançado todos os seus sonhos, concluiu que tudo não passava de vaidade (Ec 2:11). Tudo que ele conquistou aqui teria seu fim aqui e nada do que conquistou lhe trouxe paz interior. Porque estes não eram os sonhos de Deus.
Portanto devemos também ter sonhos na dimensão espiritual. Sonhar na dimensão espiritual é sonhar com a realização do projeto de Deus no mundo. É sonhar em ser cada dia mais um cristão comprometido com o projeto do reino de Deus, de ser cada vez mais comprometido com os projetos de sua igreja, de ser mais comprometido com Deus numa vida de adoração intensa. Sonhar na dimensão espiritual é sonhar junto com Deus.
Viver com sabedoria é viver de forma que todos os seus sonhos sejam depositados no altar de Deus, para que tudo que você faça possa ter a benção de Deus. Viver com sabedoria é buscar fazer dos sonhos de Deus os seus sonhos.


2)       Desfrute de seu dinheiro (Ec 3:12-13)
Muitas pessoas vivem de forma miserável, não por não terem dinheiro, mas por serem avarentas ou como dizem pão duro. Estas pessoas trabalham, trabalham, trabalham e não desfrutam do seu dinheiro. Não compram o que gostam, não passeiam nas férias para não gastar. Essas pessoas não sabem viver.
Salomão escreve que é dom de Deus o desfrutar de todo o seu trabalho. Como em nossos dias ganhamos dinheiro quando trabalhamos, então desfrute do seu dinheiro. Use-o para passear com a família, use-o para presentear sua esposa de vez em quando, use-o para comprar aquilo que gosta.
Sei que todos temos vivido dias difíceis, somos mal remunerados, nosso dinheiro por vezes só da para comprar a comida para o dia-a-dia. Quando isto acontece é triste, porque é dom de Deus que o homem desfrute de seu dinheiro, do seu trabalho. Quando isto não e possível, significa que alguém está recebendo nosso dinheiro, alguém está desfrutando do que é direito nosso. Nossos governantes não estão lutando pelos nossos direitos, estão nos roubando, e com isso estão tirando o nosso direito à vida.
Muitos de nós não temos nem condições de pagarmos para termos saúde, moradia, educação, aquilo que seria pelo menos o básico para qualquer cidadão. Estamos vivendo numa estrutura dominada pela corrupção, pelo pecado. Precisamos mudar isso, precisamos nos levantar para que haja justiça na distribuição da renda, do dinheiro deste país. Há muitos patrões roubando de seus funcionários e alguns ainda se dizem cristãos, pagam uma miséria aos seus funcionários e enriquecem em cima deles. Estes rendimentos são ganhos em cima da pratica da injustiça (Pv 16:8).
Deus é justo juiz e isto um dia será cobrado. A palavra de Deus diz “o que oprime ao pobre insulta aquele que o criou” (Pv 14:31). Todo mundo deve ter o direito de poder desfrutar do seu trabalho, para isso precisa receber um pagamento justo.
VIVA A VIDA COM SABEDORIA, desfrute do seu ganho, do seu trabalho. Desfrute-o com sabedoria.

3)       Desfrute os bens da vida (Ec 4:8)
Quais são os bens da vida?
Ec 9:9 (Família)
Ec 11:2 (amigos, próximo, inimigos)

4)       Desfrute enquanto é tempo (Ec 11:9-12:1)
Tg 4:14 – “Vós nas sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”.

5)       Desfrute com temor
Salomão a partir do capitulo nove passa a dar vários conselhos aos homens. Primeiro ele mostra ao homem que este não tem poder sobre o dia de amanhã, e quer ele se defronte com o amor ou com o ódio, isto é, com a felicidade ou com a infelicidade, Deus é quem determinou todas as coisas, e que todos estamos sujeitos as calamidades da vida. Não importa quão acidentais ou casuais pareçam ser os acontecimentos da vida, todos os homens se deparam com um destino certo – a morte (Ec 9:1-3). Então ele passa a aconselhar (Ec 9:7-10; 11-12:1, 6-14).

CONCLUSÃO: “De tudo o que se tem ouvido a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ec 12:13). Não é pecado gozar vida, mas o viver apenas para o prazer é um viver vazio. Tenha sonhos, lute por seus sonhos, mas também lute pelos sonhos do teu próximo, desfrute do seu dinheiro, desfrute os bens da vida com sabedoria. Tenha temor de Deus, pois um dia todos estaremos frente a frente com Ele. VIVA A VIDA COM SABEDORIA.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário