A RELEVÂNCIA DO EVANGELHO EM NOSSOS DIAS
Em nossos dias temos ouvido diversas noticias ruins, mortes, acidentes, seqüestros, guerras. A mídia tem dado uma grande ênfase às noticias ruins. Contudo a igreja tem noticias boas para dar.
A palavra Evangelho significa "boas novas" ou "boas noticias". Ambas as formas designam a mensagem de Cristo que foi confiada a seus apóstolos primeiramente; e também a igreja de Cristo espalhada por todo o mundo em nossos dias. A igreja de Jesus Cristo deve proclamar o evangelho, deve proclamar as boas novas de Jesus Cristo.
O evangelho é relevante em nossos dias:
1) Porque é o evangelho de Deus Pai e do Filho
"Paulo servo de Jesus Cristo chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus" (Rm 1:1; 1 Tm 1:11).
"Princípio do evangelho de Jesus Cristo o Filho de Deus" (Mc 1:1; Rm 15:19).
Estas boas novas não foram dadas por homens, não são promessas de homens. Os homens mentem, iludem uns aos outros. Contudo Deus não mente – "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo Ele proferido, não o fará? Ou tendo falado, não o cumprirá?" (Dt 23:19).
Por essas boas novas virem da parte de Deus Pai e do Filho podemos confiar. Por isso o evangelho é relevante para os nossos dias, pois Deus não falha nas suas promessas.
2) Porque é o evangelho da graça de Deus
"Porem, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete minha carreira e ministério que recebi do Senhor Jesus, para testemunhar o evangelho da graça de Deus" (At 20:24).
Este é o evangelho da graça, pois foi dado por Deus como um favor ao homem, sem que este merecesse.
Você não foi salvo pelas obras, mas foi salvo por Jesus Cristo mediante a sua graça, por isso é o "evangelho da graça de Deus". Este evangelho pode alcançar um seqüestrador, um estrupador, um assassino, uma prostituta, por isso é o evangelho da graça... Onde abundou o pecado, superabundou a graça.
No dia em que Deus encher os nossos corações de amor, começarão a entrar pela porta da igreja, as prostitutas, as lésbicas, os homossexuais, os ébrios, os criminosos: pessoas que precisam ser alcançadas pelo evangelho da graça de Deus. É hora de anunciarmos o evangelho da graça.
A igreja não é para pessoas boas (é um lugar para as pessoas se tornarem boas), o evangelho é para pessoas caídas; é para pessoas que perderam toda a esperança. Se o diabo esta sussurrando no seu ouvido que você não pode ser perdoado, eu quero te dizer nesta noite que este é o evangelho da graça.
Por isso este evangelho é relevante em nossos dias, pois Deus quer alcançar todos os pecadores.
3) Porque este é o evangelho da nossa salvação
"Em quem também nós depois que ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação" (Ef 1:13).
O evangelho é a apresentação ao mundo, a humanidade de que Deus nos deu o salvador. Este evangelho foi anunciado aos pastores no nascimento de Jesus, pelo anjo, da seguinte forma: "Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu, na cidade de Deus, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2:10-11).
A boa noticia é esta que Deus te ama e deu Seu Filho Jesus para morrer em seu lugar, e se você crer Nele terá a vida eterna. Jesus veio para te salvar, creia em seu sacrifício, o receba como Senhor de sua vida.
Segundo a Bíblia não há salvação em nenhum outro nome, não há outro caminho que o leve a Deus.
Diante a relevância do evangelho em nossos dias surge uma pergunta:
a) Para você que já é cristão - Qual é a sua postura diante deste evangelho?
Você não pode ter vergonha deste evangelho. As pessoas que se envergonham deste evangelho, são a vergonha do evangelho. Paulo diz: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação..." (Rm 1:16). Paulo levou esta marca diante de governadores, reis, imperadores, tribunais, nas prisões, nas praças, nas sinagogas. Por onde Paulo passava deixava as marcas do evangelho de Cristo.
Qual deve ser a nossa postura em face ao evangelho? Prega-lo, anuncia-lo, pois é o evangelho da salvação, as pessoas precisam ouvir este evangelho.
Você pode ir com as suas orações, você pode ir com o seu dinheiro, você pode ir pessoalmente. Quantos quilômetros você já andou nesta vida? Quanto dinheiro você já ganhou nesta vida? Quanto suor você já derramou? Quantas lágrimas você já verteu? Mas, quanto você já andou por Jesus? Quanto você já chorou pela salvação de alguém? Quanto do seu dinheiro você já investiu no reino de Deus?
Você está feliz mobiliou sua casa, comprou carro novo, ótimo aleluia por isso! Mas, eu quero te fazer uma pergunta: Quanto do seu dinheiro você já investiu na pregação do evangelho? Quantos obreiros você está sustentando hoje? Você está pronto a dizer a partir de hoje eu quero começar a investir em homens de Deus. Você sabia que há homens e mulheres de Deus muitas vezes passando necessidades?
Eu gostaria de ver homens e mulheres, nesta igreja, apaixonados por Cristo, pelo evangelho, tão apaixonados, que alguém os chamaria de fanáticos. Você estaria pronto a dizer: A partir de hoje, todos os meus recursos intelectuais, financeiros, tudo eu vou colocar a serviço do evangelho!
b) Para você que não é cristão – Qual é a sua postura diante deste evangelho?
É hora de você aceitar as boas novas de Deus, é hora de você entregar sua vida a Jesus. Não há outro salvador. Se você rejeita-lo você será condenado. Se você recebe-lo será salvo. É necessário aceita-lo com fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Não importa quão pecador você seja. O sangue de Jesus é poderoso para apagar todos os seus pecados. Não importa o quanto você acha que não mereça, mas Deus o ama muito mais do que você imagina. Entregue sua vida a Deus hoje, agora.
O poder do evangelho de Jesus Cristo está ao seu alcance.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário