ORAÇÃO A CHAVE PARA A VITÓRIA
Êx 2:23-25
Introdução: Neste momento está sendo travada uma luta, uma grande batalha está acontecendo pelas almas de todos os homens da terra. Esta batalha não acontece no nosso mundo físico, material, mas acontece no mundo espiritual. Entretanto esta batalha influência todos os acontecimentos do nosso mundo. Esta batalha não pode ser vencida por armas carnais. A chave da vitória para essa batalha está na oração.
Transição: Quando Jacó ainda era vivo Canaã passou por um período longo de seca e buscaram socorro no Egito onde José governava sob a autoridade do faraó. Após a morte de José o povo de Israel continuou a viver em solo egípcio. Porém alguns anos depois um novo faraó veio a governar o Egito e este transformou o povo israelita em escravos forçando-os a trabalhos pesados.
Israel viveu muito tempo nesta condição miserável até que descobriram o poder da oração. Eles descobriram a chave para a vitória: A oração.
1 – A oração é uma arma
Israel sofreu demais para descobrir este poder, quando a dor já era insuportável começaram a clamar a Deus e o seu clamor foi ouvido.
A oração transformou a dor, a humilhação, a dominação em um livramento divino. O poder de Faraó foi quebrado. O poder de Deus foi liberado e o povo foi libertado.
A oração era a única arma de Israel, eles eram escravos, não sabiam manejar armas, não tinham conhecimentos militares, não tinham a quem recorrer, não tinham dinheiro e nem posição social. Israel não tinha nada. O que foi que os libertou? A oração. A oração é uma arma poderosa que está ao nosso alcance. Creia nisto e você verá que Deus pode transformar o mundo por causa de sua oração.
Precisamos encarar nosso mundo do ponto de vista bíblico, devemos entender que o mundo está no poder do maligno, “o mundo jaz no maligno” (1 Jo 5:19). Satanás conspira contra a humanidade através de autoridades não tementes a Jesus Cristo, Satanás e suas hostes malignas lutam para levar a humanidade à morte eterna.
A salvação da humanidade se encontra na pessoa de Jesus, mas cabe a igreja de Jesus anunciar isto ao mundo. A igreja só conseguirá atingir sua missão quando descobrir que é a ORAÇÃO A CHAVE PARA A VITÓRIA.
Precisamos orar, clamar pela salvação dos homens de nossa cidade e de toda terra.
Vamos alcançar nossa cidade para Jesus, você não gostaria que todos nesta cidade fossem cristãos, então vamos orar! Vamos começar a evangelizar por nossa Jerusalém, afinal é aqui que Deus nos colocou para trabalharmos. A oração é a chave para que sejamos vencedores na nossa tarefa de evangelização.
A oração é a arma que Deus nos deu para mudar a história de nossa cidade, creia nisso; ore hora após hora após hora...
2 – A oração é o meio por onde se manifesta a autoridade que nos foi dada por Jesus
A oração é mais do que listas de necessidades apresentadas a Deus. Temos o habito ao orar de apenas pedir. Pedimos pelos nossos irmãos, pelos nossos familiares, por nós mesmos, algumas vezes nos lembramos dos missionários. Muitas vezes oramos preocupados em justificar a Deus caso ele não faça o que estamos pedindo.
Qual é o segredo por detrás da oração eficaz? É o uso da autoridade confiada ao crente.
O homem havia perdido a autoridade quando caiu na tentação no jardim do Éden. Esta autoridade passou a pertencer a Satanás uma vez que o homem se entregou ao domínio do pecado.
Jesus reconquistou esta autoridade quando morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Jesus disse que todo o poder lhe foi dado pelo Pai no céu e na terra (Mt 28:18), a Palavra de Deus nos diz que o Pai o coroou e colocou todas as coisas debaixo de seus pés. Jesus tem todo o poder sobre todas as coisas.
Quando oramos em nome de Jesus estamos exercendo a autoridade que Jesus nos deu de falar por ele, como seus embaixadores.
Jesus nos enviou como o Pai o enviou ao mundo, isto é, Jesus nos comissionou a pregar o evangelho em Seu Nome , a expulsar demônios em Seu Nome , a batizar em Seu Nome (Mt 28:19-20; Mc 16:15-18). Jesus nos deu autoridade, precisamos usar esta autoridade para libertar os homens das mãos de Satanás, para liberta-los do poder do pecado.
A oração é o meio por onde se manifesta a autoridade que nos foi dada por Jesus. Quando você ora pela libertação de uma pessoa em Nome de Jesus, você está exercendo esta autoridade que lhe foi dada, quando você ora para que um doente seja curado você está exercendo esta autoridade. Lembre-se é necessário crer de todo o seu coração no Nome de Jesus, na autoridade que há neste nome.
É precisamente este elemento de autoridade que faz a oração ser um empreendimento tão dinâmico (Lc 10:19). Podemos resistir ao diabo com toda certeza, porque a autoridade que nos foi dada predomina sobre o poder do maligno. A autoridade nos coloca acima de seu poder. Embora não sejamos tão poderosos quanto ele, contudo Deus nos deu autoridade para subjuga-lo. Quando exercemos esta autoridade usando o Nome de Jesus, o próprio Deus libera Seu poder ou dá ordem ao seu exercito de anjos para trabalharem e cumprirem aquilo que ordenamos por meio do Nome de Jesus. Por isso pedi em Nome de Jesus (Jo 14:13-14).
Conclusão: Enquanto o cristianismo em 2 mil anos conseguiu alcançar 10% da população mundial, cerca de 600 milhões de cristãos genuínos, o Islã em 700 anos detém 22% dessa população. Ou seja, 1 bilhão e 300 milhões de seguidores. Não é alarmante? É hora de mudarmos esta história. É hora da humanidade conhecer a Jesus, pois em breve Ele voltará. A história de Israel só mudou quando descobriram o poder da oração. Só mudaremos a história de nossa cidade, da nossa família quando descobrirmos o poder da oração. Usemos esta arma que Deus nos deu e façamos isto revestidos da autoridade que Jesus nos deu.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário