Translate

quarta-feira, 1 de junho de 2011

SANTIFICAÇÃO 3 - EM BUSCA DA SANTIFICAÇÃO

EM BUSCA DA SANTIFICAÇÃO
           
“Quem Senhor habitará no teu tabernáculo? Quem há demorar no teu santo monte? O que vive em integridade e pratica a justiça, e de coração fala a verdade. O que não difama com sua língua, nem faz mal ao próximo, nem lança injúrias contra o seu vizinho. O que aos seus olhos tem por desprezível o réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor, o que, embora, jure com dano próprio, não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra inocentes” (Sl 15).
Somos um país onde todos os dias a televisão e os jornais estão falando de suborno. Suborno está não só no futebol, no esporte, mas percorre todos os segmentos da sociedade. O versículo cinco é muito forte. O que não empresta o seu dinheiro com usura. Cuidado com o dinheiro que Deus lhe deu. Ele pode ser uma bênção na sua vida, como pode ser uma perdição. Quem deste modo procede não será abalado.
A obra de Jesus Cristo no Calvário foi plena, completa e cabal. Cristo morreu, não só para nos salvar, mas para nos fazer andar em vitória. A santificação é uma bênção de Deus para os seus filhos. Deus não nos quer vivendo em imundícies, em pecado. Ele nos quer vivendo em santidade.
Js 3:5 – Vocês estão lembrados que depois de quatrocentos e trinta anos como um povo cativo, povo escravo, onde esteve sob o tacão dos Faraós e agora, segundo a história, sob o comando de Moisés, Israel deixa o velho Egito para chegar à terra da promessa. Este povo durante quarenta anos caminhou pelo deserto. Estão lembrados de que Deus feriu a rocha. Deus mandou o maná. Deus mandou as codornizes, as suas roupas nunca ficaram rotas, seus pés nunca ficaram inchados. Deus os proveu com toda sorte de bênçãos.
Durante o dia havia uma nuvem sobre as suas cabeças e à noite uma coluna de fogo. Sabe por que o fogo? O fogo era para aquecer os seus corpos, porque o deserte é frio à noite. E o fogo era, também, para iluminar o seu caminho. Este povo viu as maravilhas de Deus. Depois de quarenta anos, Moisés morreu com cento e vinte anos, no alto do monte. Não se sabe onde ele foi sepultado. Antes de sua morte Deus levantou outro líder chamado Josué. O nome Josué quer dizer: o instrumento de Deus.
Em Js 1:9, Deus diz: “Não te mandei eu? Sê forte, e corajoso. Não pasmes nem tem espantes, porque o Senhor Deus é contigo por onde quer que andares”. Foi a Palavra de Deus a Josué. Moisés está morto, aquela multidão que saiu lá do Egito também morreu e foi sepultada pelo caminho. Agora, apenas Josué e Calebe com uma nova geração vão entrar na terra da promessa. Deixa-me lembrar-lhes: Eles já haviam deixado o Egito, já haviam passado o Mar Vermelho e agora eles teriam que atravessar o Jordão. Naqueles dias ele transbordava nas suas ribanceiras. O Jordão não é um rio bonito, é um rio sinuoso. Em certas regiões as águas são turvas e sujas. Mas o Jordão é um rio, historicamente, muito importante na vida do povo de Deus, e a travessia do Jordão significa a vitória final.
Josué reúne o povo e diz: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Santificai-vos porque chegou o momento de atravessar o Jordão. Santificai-vos porque chegou o momento de pisar a terra da promessa. Santificai-vos porque chegou o momento de tomar posse. Querido, você já saiu do Egito, já atravessou o Mar Vermelho, já passou por esse longo deserto da sua vida? Quem sabe a sua vida foi um deserto. Um deserto na família, um deserto no trabalho, um deserto nas emoções, um deserto em várias áreas da sua vida, mas você já passou pelas graças de Deus no deserto.
Mas Deus quer que você vá além disto! Deus quer que você atravesse o Jordão, que você pise a terra da promessa e que tome posse daquilo que é seu. Deus não quer que vivamos de migalhas, Deus quer que nós nos assentemos à mesa e nos alimentemos das finas iguarias, como filhos do Rei, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus Cristo. A santificação é o caminho para as bênçãos de Deus. Louvado seja o Senhor! Santificação como um imperativo, como uma ordem: Santificai-vos! 
Qual é o processo da santificação?
Vejamos o que diz o apostolo Paulo em Filipenses 3:12“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus”. Paulo está falando aqui da vida mais perto de Deus, vida mais íntima com Deus, de uma vida de maior santificação. Ele diz: Não que eu já a tenha recebido, ou tenha já obtido. O quê? A perfeição.
Quem lê a vida de Paulo, suas histórias, sua intimidade com Deus, pode pensar que Paulo chegou a perfeição, a santidade máxima, perfeita, que se tornou um homem perfeito, mas não é isso que ele diz.
Cuidado com as pessoas que ficam se dizendo ser justas, que não pecam mais, que acham que sabem mais de Deus que os outros, que ficam se engrandecendo.
Você sabe, meu irmão, que quanto mais perto você chega de Deus, menor você se sente. Eu tenho muito medo dessas pessoas que se tornam inchadas. Elas não cresceram espiritualmente, ficaram inchadas e a inchação é sintomática: quando você aperta uma parte do corpo e percebe que está meio inchada, você fala: Alguma coisa está errada no meu organismo. Querido, será que você está inchado espiritualmente? Ou você está maduro espiritualmente?
Um teólogo chamado Hugo de Cássio disse: Quanto mais eu me aproximo de Jesus, mais eu me sinto feio diante da sua beleza.
Santificação não é uma pessoa chegar a um estágio de perfeição e falar: Eu sou perfeita! Santificação é um processo. Cada dia o seu eu é trabalhado, cada dia o seu coração é trabalhado, cada dia a sua vida é trabalhada. Eu hoje quero ser mais crente do que ontem, e amanhã quero ser mais crente do que hoje.
Vejamos agora o alcance da santificação!
1 Tessalonicenses 5:23“O mesmo Deus da paz vos santifique; e todo o vosso espírito, a vossa alma, e o vosso corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Qual é o alcance da santificação? O nosso corpo, a nossa alma e o nosso espírito. Vamos repetir o que em nós deve ser santificado: O nosso corpo, a nossa alma e o nosso espírito.
Quando eu falo em corpo, as mãos fazem parte do corpo? Então abra sua Bíblia no livro de Isaías 1:15, 16: “Pelo que quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos, e diante de meus olhos cessai de fazer o mal”.
Irmãos, é um assunto duro esse que eu estou tratando, mas tem que ser tratado assim. Se você assina documentos falsos, as suas mãos estão sujas de sangue. Se você aceita suborno, as suas mãos estão sujas de sangue.
Os olhos fazem parte do corpo? “Não porei coisas injustas diante dos meus olhos” (Sl 101:3). Como estão os seus olhos? O apóstolo Pedro fala do adultério dos olhos. Sabe o que Jesus Cristo falou sobre os olhos? Ele disse: “São os olhos a lâmpada do corpo...” Jesus estava dizendo com isso que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo. Eu quero convida-lo em nome de Jesus, para que você diga: Ó Deus eu quero a mente, os olhos, os ouvidos, a boca, os lábios, as mãos, os pés, o meu corpo santificado!
Estudaremos agora a necessidade da santificação.
Hb 12:14“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual, ninguém verá o Senhor”. Quantos desejam ver o Senhor? “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5:8).
Apocalipse 21:8 – estes não entrarão no reino de Deus. Se você quer discutir não discuta comigo, discuta com a Bíblia.
1 Corintios 6:9-10 – Há muita gente enganada por aí. Estão achando que entrarão no céu vivendo na prostituição, na idolatria, no adultério, vivendo de formas efeminadas, no homossexualismo, roubando. É há muita gente enganada.
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).
Eu quero me encontrar com todo você lá no céu, com veste branca. Mas meu irmão, em nome de Jesus eu lhe digo também que se você não tomar cuidado com sua vida espiritual, você não vai entrar no céu. Você pode ser um bom Católico, um bom presbiteriano, um bom Batista, um bom Metodista, um bom Luterano. Você pode ter todos os dons do Espírito, pode ter muita coisa em sua vida, mas meu irmão sonde sua vida! Você pode não entrar no céu.
Santificação é coisa séria. Cuidado para que você não seja encontrado nesta lista, dos versículos 9 e 10, de 1 Corintios, capitulo 6. Cuidado com a maledicência (olha a língua), cuidado com a avareza. Cuidado meu irmão! A Palavra de Deus está dizendo que estes não herdarão o Reino de Deus.

Cinco Recomendações:
1 – Mantenham comunhão com a Palavra de Deus (Sl 119:11). Se você quer uma vida de Santificação, viva em comunhão com a Palavra (Jo 17:17 “Santifica-nos na verdade, a tua palavra é a verdade”).
2 – Cultive a confissão de pecados! Lembre-se pecado tem endereços. Nós não pecamos no varejo e nem confessamos no atacado.
3 – Faz uma sondagem do coração. Isto se chama um auto exame (Sl 139:23, 24).
4 – Evite certos hábitos e praticas (1 Co 15:33)! Se você fica perto de uma pessoa que só conta piadas, você vai aprender a contar piadas! Se você anda com uma pessoa que só critica, daqui a pouco você está criticando. Você não precisa ser afastar dessas pessoas, mas precisa evangeliza-las, leva-las a uma mudança de vida.
5 – Ser cheio do Espírito Santo (Ef 5:18).



Pr. Messias Anacleto Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário