Translate

sábado, 23 de julho de 2011

DISCÍPULO 1 - SEJA UM DISCÍPULO DE CRISTO

SEJA UM DISCIPULO DE CRISTO
Lc 14:25 a 35

O que é um discípulo? O que recebe disciplina ou instrução de alguém, que segue os conselhos ou imita os exemplos de outrem.
Uma coisa é alguém dizer que crê em Jesus, mas algo inteiramente diferente é tornar-se um discípulo, um aprendiz. A primeira coisa pode ser motivada por um impulso momentâneo, mas a outra exige estudo constante e a atitude permanente de obediência.
Precisamos ser um discípulo de Cristo verdadeiro.
SEJA UM DISCIPULO DE CRISTO:

1 – Renunciando sua vida para viver fazendo a vontade de Jesus Cristo (Lc 14:28-33).
Lc 14:28 a 33 – Esta parábola demonstra a seriedade que é ser um discípulo. Ela vem a ilustrar ainda mais a seriedade do discipulado, e como só deve ser aceito após reflexão séria e intensa meditação e determinação.
-          Deve-se pensar nas perdas possíveis. O auto-sacrificio deve ser total.
-          Torre – um homem simples.
-          Rei – um homem de poder, rico.

"Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16:24).

A cruz era um método romano de execução, e o condenado tinha de transportar publicamente a sua cruz até o local da sua execução (o condenado é exposto ao publico). O seguidor de Jesus Cristo terá de levar avante conspicuamente o seu discipulado, e dentro disso encontrará os meios de automortificação e de separação com este mundo (o discípulo terá que viver de forma transparente, sua fé tem que ser vista, sua luz tem que brilhar).
Jesus não nos convoca para um mero sacrifício ou para um simples serviço, mas convoca-nos para a renuncia total.

2 – Permanecendo na sua Palavra (Jo 8:31).
"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;" (Jo 8:31).
Jesus falou para os que creram nele. Não basta crer é preciso permanecer na Palavra, nos ensinamentos de Cristo. "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem." (Tg 2:19).
Tornai-vos, pois praticantes da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos".
Muitos não permanecem na Palavra de Jesus. Preferem agradar a homens, ou buscam a honra entre os homens.
"Porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus." (Jo 12:43).
Permanecer na Palavra é viver a palavra, é obedecer a Palavra que Jesus nos deixou. (At 2:42 "perseveravam na doutrina dos apóstolos"; Ef 4:14 "não serem levados por qualquer vento de doutrina").

3 – Amando aos outros (Jo 13:34, 35).
"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13:34-35).
"Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos" 1 Jo 3:16.
"Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos." Rm 15:1
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo" Gl 6:2.
"Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica." Lc 6:27-29

Conclusão: "Porquanto para isto mesmo foste chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos." (1 Pe 2:21). Seguir os passos de Jesus, isto é, ser discípulo.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Um comentário:

  1. Muitos querem ser multidão e seguir Jesus de longe,mas o melhor e ser díscipulo e segui-lo de perto!!!Parabéns pela postagem!!!www.gillbertosblog.co.cc

    ResponderExcluir