COMO AS TENTAÇÕES SURGEM DIANTE DE NÓS
Mt 4:1-11
Jesus foi tentado por Satanás antes de iniciar seu ministério. Veja bem que a Palavra de Deus diz que o Espírito Santo o levou para ser tentado. O Espírito não o tentou, mas o levou a um lugar onde Jesus fosse tentado, era seu teste para iniciar o ministério.
Jesus sofreu três tipos de tentações. Satanás continua tentado o povo de Deus da mesma forma que fez com Jesus. Vejamos como as tentações surgem diante de nós.
1 – Através dos desejos carnais (v.3)
Jesus não estava ali só para ser tentado. O texto diz que Ele jejuou quarenta dias e quarenta noites, é evidente que Jesus não ficou quarenta dias e quarenta noites apenas olhando para areia, pedras, estrelas; Ele estava ali para ouvir a Palavra de Deus. Ele estava ali para saber qual à vontade de seu Pai neste início de ministério. Ele estava ali para se alimentar espiritualmente.
Satanás então vem e tenta atrapalhar esse relacionamento com o Pai, levando Jesus a se preocupar com sua carne, isto é, fazendo Jesus olhar para a sua necessidade física.
Jesus lhe diz: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Jesus estava dizendo para o diabo que a vontade do Pai era mais importante que sua própria vontade.
2 – Através da distorção da Palavra de Deus (vv.5,6)
Segunda forma que o diabo usou para derrubar a Jesus foi tentando distorcer a Palavra de Deus. O diabo levou o primeiro casal no jardim do Éden ao pecado distorcendo a Palavra de Deus que havia sido dada a eles.
Muitos hoje distorcem a Palavra de Deus e a usam para atacar outros, usam para defender heresias. Por isso é muito importante conhecer profundamente a Palavra de Deus, pois o diabo a conhece muito bem e induz as pessoas para o erro.
3 –Através da valorização do "ego" (vv. 8,9)
Satanás vendo que não conseguiu êxito nas duas primeiras tentações, passou a oferecer toda a terra para Jesus, ofereceu-lhe o domínio sobre os homens, ofereceu-lhe poder, glória, sucesso, status. Quantos homens não sonham com isso. Contudo Jesus lhe disse: Vivo para servir e não para ser servido.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário