Translate

terça-feira, 5 de julho de 2011

MEDITAÇÕES 63 - COMO OBTER A BENÇÃO DE DEUS

COMO OBTER A BENÇÃO DE DEUS.

Gn 25:19-26


Jacó nasceu agarrado ao calcanhar de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú (Gn 25:26), pelo que o nome que lhe foi dado "ele agarra", ou "ele agarrava" (em hebraico ya'qõbh). Jacó lutou com um anjo de Deus.
Se você deseja obter a bênçaõ de Deus você deve:

1º - Viver confiando em Deus (Gn 25:23)
Jacó durante sua vida sempre quis receber a benção de Deus, mas a fazia de modo errado. Jacó não esperava Deus agir, mas agia por conta própria.
Gn 25:23 – Deus já havia dito que Esaú serviria a Jacó, isto significava, que Jacó teria o direito a primogenitura, contudo Jacó não esperou no Senhor.
Jacó "o suplantador" (essa é uma variação desenvolvida de "segurar pelo calcanhar, dominar"), obteve o direito de primogenitura pertencente ao seu irmão mais velho, aproveitando-se da fome de seu irmão para posteriormente iludir Isaque, seu pai, a fim de que este lhe proporcionasse a benção que por costume pertencia ao primogênito. Faltava a Jacó paciência (quantas pessoas não tem paciência para esperar o homem ou mulher da sua vida!) para esperar o tempo de Deus, essa falta de paciência se dava por não confiar plenamente nas palavras de Deus, por isso ele lutava para conseguir a benção de Deus, quando na verdade ele deveria apenas esperar confiantemente no Senhor.
Jacó aprendeu a ser paciente de uma forma dolorida, foram sete anos de trabalho árduo para se casar com Raquel. Que prova de paciência ter que esperar sete anos para se casar com a mulher amada; mas ainda não tinha sido suficiente, sua paciência seria testada novamente, no dia do seu casamento seu sogro lhe deu como esposa, Lia, sua outra filha, Jacó teve que trabalhar mais sete anos para se casar com Raquel.
Tivemos a eleição para escolha dos presidentes e demais cargos da UPA, SAF e UMP. Os novos presidentes, novos secretários e tesoureiros devem ter paciência como Davi teve e esperar o tempo certo de tomarem posse, e, enquanto não tomarem posse devem se submeter aqueles que ainda estão ocupando os cargos; e, estas pessoas que hoje estão no exercício do poder futuramente quando passarem os seus cargos a outro devem com humildade se submeter aos novos lideres dos departamentos e ainda procurar ajuda-los em tudo, dando o melhor de si para que todo o corpo possa funcionar bem.
Sl 37:5 – Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais ele fará."

2º - Vivendo com integridade (Gn 27:18- 24)
            Jacó não tinha intimidade com Deus. Jacó semeou mentiras, engano, na busca de obter a benção de Deus. Gn 25:29-34 - Compra a primogenitura de Esaú.
"Os fins justificam os meios" – esta é uma grande mentira propagada pelo mundo. Muitos passam por cima de seus colegas, amigos, roubam idéias de outros, inventam até mesmo histórias para prejudicarem seus colegas tudo na busca de se auto promoverem. Não importa como ganhará a promoção, não importa se alguém vai perder o emprego por causa de sua mentira, ou se ela estará perdendo o respeito de seus colegas de trabalho, o importante é chegar ao seu alvo, não importa os meios para chegar. Jacó deve ter sido o criador deste ditado popular, mentiroso, enganador, pois sua vida foi construída em cima de mentiras, de engano, de ódio, de inimizades familiares. Jacó se aproveitou de um momento de fraqueza de seu irmão e também enganou a seu pai. Jacó pagou caro pelos seus erros. Há um ditado popular que diz "o que aqui se semeia aqui se colhe". A Bíblia diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna." Gl 6:7,8.
Jacó concordou em trabalhar sete anos para seu tio Labão em troca de sua filha Raquel, mas seu tio o enganou e deu no lugar de Raquel sua irmã Lia. Jacó faz um novo acordo com seu tio e trabalha mais sete anos para finalmente então se casar com Raquel. Jacó foi enganado da mesma forma que enganou a seu pai.
Suas mentiras o fizeram se tornar um homem covarde, fraco. Jacó vivia com o medo constante de que Esaú seu irmão viesse em sua perseguição. Jacó deveria dominar Esaú, contudo tremia diante Esaú ao ponto de fugir de sua presença mesmo depois de seu irmão lhe ter perdoado.
            Devemos lutar por aquilo que almejamos, devemos lutar pelas bênçãos desejadas, devemos perseverar para alcançarmos nossos sonhos, a promoção desejada, contudo devemos fazer de forma integra, honesta, justa, com retidão. Devemos lutar para alcançarmos nossa colocação no mundo social, mas lutarmos com as armas do Espírito, que é o amor, paz, longanimidade, alegria, mansidão, honestidade, tudo aquilo que é respeitável e verdadeiro.
Pv 28:6 – "Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico."

3º - Lutando em oração (Gn 32:26; 35:10-13)
            Os 12:3,4 – "No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, no seu vigor da sua idade lutou com Deus; lutou com o Anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe pediu mercê; em Betel achou a Deus e ali falou Deus conosco"
É claro que quando o texto diz que Jacó lutou com Deus não se refere a uma luta como conhecemos hoje com trocas de socos, mas há uma luta espiritual, uma luta de oração de suplica fervorosa. Qual o motivo da luta de Jacó?
Jacó queria a benção de Deus e estava disposto a começar uma nova vida. Jacó queria algo a mais de Deus. Agora Jacó queria ter mais intimidade com Deus. Jacó luta em oração com Deus; diante sua perseverança conseguiu a benção de Deus e passou a se chamar a partir deste dia "Israel". Esse incidente foi considerado como a redenção 'de todo o mal' na experiência de Jacó o "trapaceiro", sendo que o novo nome Israel demonstrava que ele fora capaz de lutar com Deus. Para que Jacó soubesse que sua luta não foi apenas um sonho, mas uma realidade o anjo deslocou sua coxa.
Deus quer manifestar o seu poder em nossas vidas, este poder virá através da oração, é não oração que lutamos com Deus, é na oração perseverante que conseguiremos obter a benção de Deus.
At 1:14 – "Todos estes perseveravam unânimes em oração..." Rm 15:30 – "Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,"

Conclusão: Para obtermos a benção de Deus devemos viver confiando em Deus, vivendo com integridade e lutando em oração.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário