CONTRASTES ENTRE OS JUSTOS E OS ÍMPIOS
Sl 01
Este salmo sapiencial anônimo serve como um fiel guarda às portas do saltério. Relembra ao leitor a conduta justa e a vida frutífera que caracterizam aquele que se deleita na lei de Deus (vv. 1-3), em contraste com a vida e o destino dos ímpios, que perecerão (vv. 4-6).
Os justos - 1:1-3 – O justo não crê como o ímpio, não se comporta como o ímpio e nem faz parte do reino dos ímpios (v.1). Ao contrário, a Palavra de Deus é sua marca característica de fé e prática (v.2). Por isso, ele é espiritualmente saudável e frutífero (v.3).
Os justos estudam para passar de ano. Os justos pagam o que o estado tem por direito, segundo a lei. Os justos falam a verdade e praticam a verdade. Os justos falam do amor de Deus. Os justos pagam um salário justo aos seus funcionários. Os justos sempre agem com justiça, até mesmo quando estão participando de brincadeiras. Os justos buscam o que necessitam em Deus.
Os justos não aderem de maneira alguma à ordem social perversa, promovida pelos injustos. Ao contrário eles vivem continuamente meditando na Lei de Deus, vivem na luta pela expansão do reino de Deus. Meditam dia e noite para aprenderem e então serem usados por Deus para transformar em realidade o projeto da salvação a todos, para transformar em realidade o Reino de Deus, hoje.
Para que o justo desfrute de uma vida frutífera é necessário que ele esteja sempre se alimentando da Palavra de Deus, assim como a árvore se alimenta das águas correntes do rio. É necessário que ele viva a Palavra de Deus, pois os frutos são sinais visíveis da vida que corre dentro de nós.
Os ímpios - 1:4-6 – Em contraste, os ímpios são espiritualmente mortos e culpados perante Deus. Tal como o vento dispersa os fragmentos de palha quando o cereal é debulhado, assim os ímpios não serão inocentados, nem neste mundo nem no mundo vindouro. Os injustos e a injustiça não tem consistência.
Os ímpios colam para passar de ano. Os ímpios fazem "caixa 2", falsificam NFs. Os ímpios mentem e acreditam em suas próprias mentiras. Os ímpios falam palavrões. Os ímpios roubam nos salários de seus funcionários. Os ímpios roubam até em jogos de futebol e brincadeiras. Os ímpios jogam jogos de azar, na esperança de se tornarem ricos e desta forma estimulam a ganancia de alguns poucos (controladores destes jogos de azar), sem dizer que depositam sua fé e a mudança de sua vida nos jogos e não em Deus.
De que lado você está?
Nenhum comentário:
Postar um comentário