Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MEDITAÇÕES 68 - EM BUSCA DE DEUS

EM BUSCA DE DEUS
Jr 29:11-14

O homem vive na busca de algo, vive na busca da felicidade, na busca do sucesso, na busca de soluções para a paz do mundo, de cura para doenças como câncer, AIDS e outras.Algumas pessoas estão neste momento em laboratórios, mares, florestas na busca de remédios, de uma foto inédita nunca tirada antes, alguns vivem na busca de comida, de um lugar para morar, etc. Em fim a humanidade esta sempre buscando algo.
O que você está buscando?
Estes versículos que lemos faz parte de uma carta enviada por Jeremias aos 3.000 judeus que haviam sido levados para Babilônia em 597 a.C. Nesta carta Jeremias os exortam a viverem uma vida normal, o quanto possível, a se casarem e terem filhos. Desta forma darem continuidade a raça judaica, pois Deus os libertaria somente 70 anos depois e também os exortam a não darem ouvidos aos falsos profetas que circulavam no meio deles. Deus diz através do profeta que tinha pensamentos de paz para o povo, embora eles estivessem vivendo no cativeiro, Deus estava dizendo que aquela situação é para eles aprenderem a busca-lo. Deus diversas vezes havia socorrido o povo judeu em suas dificuldades, diversas vezes fez maravilhas pelo povo, os livrou de inimigos poderosos, contudo o povo não o buscava de todo o coração. O povo continuava atrás de falsos deuses, em busca de uma felicidade passageira, em busca dos prazeres da carne, em busca de poder, de dinheiro. Só não buscava a Deus. Deus os entregou como escravos na mão do reino da Babilônia, para que no fim de setenta anos eles pudessem sair dali e buscar a Deus de todo o coração. Por isso Deus disse: "Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". (Jr 29:12-13)
Deus nos criou para sua glória, e só poderemos glorifica-lo, como Ele merece, a partir do momento que nós conseguirmos deixar de viver para nós mesmos. Só a partir do momento que morrermos para nós mesmos. Só quando Cristo viver em nós, só quando Jesus Cristo andar neste mundo através das nossas pernas, só quando Jesus falar através da nossa boca, só quando Jesus tocar nas pessoas através das nossas mãos, só quando Jesus viver por meio da nossa vida é que vamos realmente glorificar o Pai. Contudo, isso só acontecerá quando começarmos a buscar a Deus. Devemos viver EM BUSCA DE DEUS.

Deus disse: "Buscar-me-eis, ..." (v.13).
O evangelho diz que: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Veja bem Deus já veio em busca do homem no jardim do Éden, Deus veio em busca do homem novamente na pessoa do Filho, se fazendo homem como nós. Morreu em nosso lugar, em seu lugar; para que você possa entrar no Santo dos Santos. Derramou do Seu Espírito sobre nós para nos convencer da justiça, do pecado, do juízo. O Espírito de Deus continua falando através de seus profetas, através da história, através da Bíblia. O que você está esperando para busca-lo? Deus já fez a sua parte o resto é com você.
Será que você não percebe que tanto sofrimento, tantas perseguições, é para que você o aprenda a busca-lo. É para que você aprenda a orar com perseverança. Os pensamentos de Deus para você são de paz. Ele quer que você o busque, ele quer se revelar para você.

Veja que maravilha é este verso: "Buscar-me-eis, e me achareis..." (v.13).
Deus se deixa achar. O nosso Deus se deixa achar em Jesus Cristo. Contudo há um tempo para isso. Leiamos: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Is 55:6).
Gn 7:16 – Depois que todo o plano de Deus estava executado, Deus fechou a porta da arca. Ninguém poderia abri-la. Acabou-se o tempo para buscar a Deus e a sua salvação, o juízo começara.
Mt 25:10-12 – As cinco virgens néscias não estavam preparadas para a vinda de nosso Senhor Jesus o noivo, e perderam o tempo das bodas, a porta se fechou.
Lc 19:5 – O cego Bartimeu.
Como diz um velho hino: "Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar. Ao findar o labor desta vida, quando a morte ao teu lado chegar, que destino há de ter a tua alma, qual será no futuro o seu lar. Meu amigo hoje tu tens a escolha, vida ou morte, qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar".
As portas podem se fechar com a volta de nosso Senhor Jesus Cristo ou a porta pode se fechar para nós com a nossa morte. Não sabemos o dia de amanhã, por isso entregue seu coração a Jesus. Viva em busca de Deus todos os dias de sua vida.

O texto de Jr 29:13 diz o seguinte: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (v.13).
Este texto nos mostra que Deus se deixa ser achado em Cristo quando nós o buscamos de todo nosso coração. O Pr. Messias Anacleto da 1ª IPI de Londrina, diz que buscar a Deus de todo o coração é o mesmo que fez Maria e José quando procuravam por Jesus que havia se perdido de seus pais. Ao encontrarem Jesus que nesta ocasião tinha apenas 12 anos, Maria disse: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura" (Lc 2:48).
Nós precisamos procurar Jesus da mesma forma, devemos chegar a Jesus e dizer a ele: "Nós estamos ansiosos, aflitos, desejosos de estar contigo". Devemos busca-lo de todo o nosso coração. Leiamos o Sl 63:1-2.

Parece que os nossos corações não ardem quando cantamos, não ardem quando lemos a Bíblia, não ardem quando cultuamos a Deus. Os nossos corações são indiferentes, frios, distantes. Quem sabe, muitas vezes o culto se torna para nós em um mero entretenimento, um passatempo, um simples ritual ou uma obrigação.
Busque a Deus enquanto se pode achar, enquanto Ele está perto. Sinta as batidas do noivo à porta do seu coração. Sinta que o noivo traz o precioso azeite e ele quer te ungir. Ele quer que você seja um crente com unção, um crente com intimidade, um crente cheio do Espírito Santo. Este é o propósito de Deus para você. Busque a Deus, enquanto você pode encontrá-lo. Busque a Deus de todo o seu coração, busque por um poderoso avivamento, que resulte em evangelização. Por um avivamento que deságüe e que tenha como fruto a salvação de vidas. Um avivamento que resulte em unção, poder, autoridade. Que nos leve a uma vida de santidade e amor entre os irmãos. Um avivamento que leve a igreja a ter qualidade de vida, sendo luz e sal da terra. Um avivamento que diga basta ao pecado que desgraça e escraviza o homem. Um avivamento que restaure os velhos princípios da igreja reformada tais como: só a graça, só a fé e só as escrituras. Um avivamento consolidado pela presença do Espírito Santo. Um avivamento que acenda uma fogueira nos púlpitos e chama nos corações, provocando profundo arrependimento. Vivamos em busca de Deus, buscando em primeiro lugar sua vontade, seu agir, seu reino, sua justiça. Seja Deus a nossa busca suprema.  
                     
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário