Translate

terça-feira, 12 de julho de 2011

MEDITAÇÕES 69 - NINGUÉM DESPREZE A TUA MOCIDADE

NINGUÉM DESPREZE A TUA MOCIDADE
1 Tm 4:12

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (1 Tm 4:12).


Estas são as palavras deixadas pelo apóstolo Paulo ao jovem Timóteo. Paulo buscava através desta carta escrita ao jovem Timóteo orienta-lo e também anima-lo na difícil tarefa de pastorear a Igreja que se localizava na cidade de Eféso.

Constantemente ouvimos reclamações de jovens que não conseguem trabalhar por não terem experiência. As grandes empresas dão preferência às pessoas que já tenham alguma pratica dentro da área que elas estão necessitando. Timóteo era um rapaz novo, estava iniciando seu ministério pastoral e com certeza sofreria algumas restrições e até perseguições daqueles que já se consideravam experientes, homens vividos, mas que não tinham humildade para aprender com um jovem como Timóteo.
O interessante é que quando Paulo diz a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade", essa palavra "Ninguém" pode se referir a todos os membros da Igreja, aos idosos, aos adultos, jovens, crianças; em fim a todo o corpo de Cristo, todos deveriam respeita-lo e ouvir seus ensinamentos. Contudo também podemos incluir o próprio Timóteo nesta palavra "Ninguém", isto é, ele mesmo não deveria desprezar a sua mocidade. Timóteo deveria confiar em si mesmo, acreditar em si mesmo. Timóteo deveria se tornar padrão para os fiéis, ensinando-os como viver de modo digno de um filho de Deus.

A todos que aqui se encontram pais, amigos, professores, diretores Eu PEÇO que: não desprezem essas vidas por causa de sua mocidade, por causa de sua pouca idade. Aprendam a ouvi-los e descobrirão que esses jovens serão os agentes transformadores da nossa sociedade, estes jovens poderão ser aqueles que levarão o homem a viver com dignidade, com amor, com paz.  Estes jovens representam o novo milênio, uma nova esperança de vida para a sociedade brasileira.
NÃO DESPREZEM, MAS INVISTAM NESTA MOCIDADE.

A vocês jovens que EU deixo as seguintes palavras: que valorizem a si mesmos, acreditem em vocês, lutem por aquilo que sonham. Não desprezem a tua mocidade fumando, jogando suas vidas fora com as drogas, vivendo de forma ilícita, vã; pelo contrário torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Há um mundo lá fora dominado por um sistema corrupto, imoral. Deus espera por meio de cada um de vocês trazer o Seu Reino a este mundo. Um Reino de Paz, de Amor, de Alegria, de Justiça e que vocês possam ser os agentes de Deus aqui na terra para a realização do projeto de Deus.
NÃO DESPREZEM A TUA MOCIDADE.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário