O MUNDO DOS CONFLITOS EXIGE DE NÓS DECISÕES (Gn 3)
Vivemos num mundo cheio de conflitos, onde existe uma luta constante entre a luz e as trevas, bem e o mal, o ódio e o amor, a verdade e a mentira, o altruísmo e o egoísmo, a humildade e o orgulho, o perdão e a vingança, os justos e os injustos, ricos e pobres.
O mundo é cheio de contrastes. A vida do cristão não é diferente, afinal nós ainda habitamos neste mundo. Há um novo mundo, uma nova Jerusalém nos aguardando, contudo ainda vivemos aqui neste mundo cheio de conflitos e oposições. Esses conflitos se devem a queda do homem no jardim do Éden.
Deus criou o mundo perfeito sem conflitos, sem oposições. Veja o que diz o texto Gn 1:31 – "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom". O mundo não tinha estes conflitos entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre o Reino de Deus e o Reino de Satanás. O homem vivia no Paraíso até desobedecer a Deus. Com a queda do homem surgem diversos conflitos, entre eles:
1) Conflito interno (Gn 3:1-6)
Aqui o homem vive seu primeiro conflito interno. O homem foi criado perfeito, não tinha pensamentos maus, não sabia o que era o mal, o homem era puro. Num certo dia Eva estava passeando no jardim do Éden e de repente ouviu uma voz estranha, era uma serpente que falava com ela, na verdade era Satanás que falava com ela.
Satanás de uma forma astuta e sagaz deixou Eva num conflito com respeito ao seu ser. Eva estava num conflito: será que eu obedeço a Deus e continuo vivendo sem ter conhecimento do bem e do mal ou será que eu como desse fruto e serei como Deus conhecedor do bem e do mal. Este era o primeiro conflito que o homem estava vivendo em sua história: obedecer a Deus ou querer ser como Deus. O homem ainda não era dominado pela pecado, sua natureza era pura, o homem vivia na inocência. Este conflito exigiu de Adão e Eva uma decisão, infelizmente eles tomaram a decisão errada, prefeririam ser como Deus em vez de obedece-lo.
Em parte a serpente estava certa; o homem passou a conhecer o bem e o mal, contudo o homem não só passou a conhecer como também passou a ser dominado pelo mal. Um novo mundo de conflitos se abriu através deste erro. O homem passou a viver constantemente em conflito consigo mesmo. O homem luta pela paz, mas suas atitudes provocam guerras e destruição. Alguns vivem em conflito até com relação sexual, não se decidiram se querem ser homem ou mulher. Misericórdia! O homem vive em luta para praticar o amor, porque seu ser agora é egoísta, avarento, vingativo. Há uma luta em nosso interior entre o bem e o mal. Tudo isso por causa da queda do homem. Mas a queda ainda trouxe outros conflitos.
2) Conflito entre Satanás e o homem (Gn 3:15).
"Porei inimizade entre ti e a mulher, ...".
A queda colocou o homem em conflito com o Diabo, também chamado de serpente. O texto diz que Deus colocaria inimizade entre a serpente e a mulher. A mulher aqui representa toda a humanidade, a geradora da continuidade da vida do ser humano.
Por isso Satanás luta tão intensamente contra nós, por isso a Bíblia nos adverte "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar" (1 Pe 5:8), por isso também diz a Bíblia "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, ..." (Tg 4:7).
Da mesma forma que Satanás agiu com o primeiro casal, ele continua agindo ainda hoje procurando sempre estimular o ponto fraco do ser humano que agora é possuidor de uma natureza fraca, pecaminosa. O homem sabe o que é o certo e o errado, mas possui agora uma natureza tendenciosa para errar. Satanás astuto vive procurando induzir o homem a pecar.
A queda criou um problema de relacionamento com Satanás que passou a ser nosso inimigo mortal. O homem vive num conflito com Satanás que quer domina-lo e arrasta-lo juntamente com ele para a segunda morte, ou seja, para o castigo eterno.
3) Conflito entre Deus e Satanás (Gn 3:15)
"... entre a tua descendência e o seu descendente...".
A tua descendência se refere à descendência espiritual de Satanás (Jo 8:44; Ef 2:2; Ap 12:4, 9).
O seu descendente, um indivíduo dentre a descendência da mulher, ou seja, Cristo, infligirá um golpe mortal contra a cabeça de Satanás.
Este conflito se dá entre Deus e o diabo. Deus está especificando a descendência; sendo Jesus o descendente que compraria essa briga, e Jesus é o Filho de Deus encarnado como homem.
Com a queda do homem nasce um conflito entre Deus e Satanás. Deus agora declara oficialmente guerra contra Satanás. E a maravilha deste texto é que Deus já apresenta aqui o seu plano.
Este verso de Gn 3:15 é chamado de proto-evangelho, por ser a primeira referência feita do Messias, do Redentor, de Jesus Cristo nosso Senhor o Verbo de Deus. É a primeira manifestação do amor incomensurável de Deus, que apesar do pecado do homem e dos danos causados pelo seu pecado, continua amando-o. Deus anunciou a Satanás que mandaria Seu Filho Jesus Cristo para assegurar ao homem salvação. Deus podia ter começado a criação de novo, mas seu amor pelo homem fez com que imediatamente após a queda Deus apresentasse um plano para resgatar o homem pecador ao seu estado original.
Neste mundo cheio de conflitos e contrastes, neste mundo de opressores e oprimidos, dos que apedrejam e dos que são apedrejados, de luz e trevas, de que lado você está? Esta é a realidade do mundo, por isso Jesus disse que nesse mundo tereis aflições, pois nosso mundo está dividido entre a verdade e mentira, entre os seguidores de Satanás e os seguidores de Cristo, entre os seguidores de Buda, Maomé, Confúcio, Zoroastro e outros "Baals" e os seguidores do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo. Responda-me de que lado você está? Você está seguindo seus próprios impulsos ou os impulsos de Deus, você está vivendo para si mesmo ou você está vivendo para Deus? Neste mundo de conflitos que posição você está tomando? Você está na luz ou nas trevas?
Leiamos novamente Gn 3:15 – "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a sua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".
Deus mostra claramente que uma grande batalha vai ser travada, contudo Deus já nos mostra quem será o vencedor.
Deus esta neste texto conversando com a serpente, Ele está dizendo que ela ferirá o calcanhar do descendente da mulher. Nós já vimos que o descendente da mulher é o Messias, o Ungido de Deus, que é Jesus Cristo. Esta profecia que Deus deu a serpente já se cumpriu na cruz, estas palavras falam a respeito do sofrimento de Jesus Cristo, sua dor, sua morte; conforme foi profetizado por Isaias no capítulo 53:3-8.
No N.T. em 1 Co 15:3 – "Cristo morreu pelos nossos pecados". Cada vez que participamos da Eucaristia ou Santa Ceia estamos lembrando que Jesus foi ferido no calcanhar.
Contudo Deus disse a serpente: "este te ferirá a cabeça". Glória, Aleluia! Cristo ressuscitou venceu a morte e venceu a Satanás. Sua vitória total se dará na parousia. Jesus pisará na cabeça da serpente, conhecida também por dragão, inimigo, adversário, acusador, Lúcifer, Satanás, sedutor do mundo; não importa seu nome ele será derrotado por Jesus quando este voltar.
Com seu sangue Jesus restaurou a nossa comunhão com Deus, não precisamos mais nos sentir culpados diante de Deus, pois o sangue de Jesus é suficiente para nos perdoar de todo pecado e para nos apresentarmos justos diante de Deus. Rm 5:1 – "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".
Quero que fique bem claro que em Jesus Cristo vencemos a serpente, e um dia ressuscitaremos como Ele (Jesus) ressuscitou. Também quero que fique bem claro que em Jesus Cristo o pecado não tem mais domínio sobre nós, pois na cruz Jesus nos livrou da lei do pecado. Também quero que fique bem claro que precisamos andar como vencedores, precisamos proclamar este evangelho de vitória. Contudo quero deixar claro que ainda vivemos no mundo dos conflitos e que este mundo exige de nós decisões sérias que comprometem a nossa vida espiritual.
O próprio Deus disse: "Eu porei inimizades". Então na espere que não haja conflitos, contudo olhe para Jesus, porque Ele te dará a vitória sempre; e aguarde com fé e esperança a volta de nosso Senhor Jesus, quando então esmagará a cabeça da serpente, e então viveremos para sempre em paz e com Deus. Decida-se por Jesus, entregue-se a Jesus e um dia você viverá num mundo onde não haverá conflitos interiores, onde não haverá mais conflitos; onde não haverá morte, trevas, ódio. Você vivera num mundo onde existirá apenas paz, amor, vida, luz, alegria. Decida-se viver com e por Jesus. Deus o abençoe.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário