Translate

terça-feira, 19 de julho de 2011

TEMPO (KRONOS) 4 - O USO DO TEMPO

O USO DO TEMPO
Ef 5:15,16

O cristão consciente do valor do seu tempo não o desperdiça, mas o utiliza com o propósito de lucro, não material, é claro, mas eterno. Nesta lição falaremos acerca de um dos maiores desafios da vida cristã: remir o tempo. Remir o tempo é agir a cada instante:

1 – Considerando o propósito da vida
Ec 2:11 – Salomão entendeu que não poderia haver segurança nesta terra. Ele descobriu que o desejo de possuir as coisas é logo substituído pelo medo de perde-las. Se não houver um propósito maior por trás do meu trabalho, se ele representar um fim em si mesmo, então será a maior das vaidades, um desperdício de tempo.
2 Tm 2:4 – O crente tem os seus olhos voltados para o alto, para o seu Senhor que o convocou. Por isso, o uso do seu tempo reflete o seu propósito de vida: servir ao Senhor.

2 – Considerando a brevidade da vida
Não há tempo a perder. É a esta conclusão que chega quem reflete acerca do período de vida do ser humano à luz da razão e da Palavra de Deus. Tudo passa rapidamente e nós voamos, diz o salmista (Sl 90:9,10).
O dia de ontem não pode voltar mais. Cada dia da minha existência é único; não haverá dois dias iguais; duas oportunidades iguais para servir ao Senhor. É preciso lembrar que a eternidade começa agora, já fazemos parte dela. Mas a oportunidade de vivermos dentro do tempo é única. Sendo assim, dependendo do que você tiver feito com o tempo dado por Deus, haverá toda uma eternidade para lamentação ou para alegria. Sl 90:12.

3 – Considerando que há tempo só para Deus
Mas além da dedicação integral, dentro do tempo de Deus deve existir tempo só para Deus.
Dedicamos tempo só para Deus como Igreja. É que todas as nossas ações devem glorificar a Deus, mas ainda precisamos adorá-lo também na companhia dos irmãos. Não podemos deixar de nos reunir (Hb 10:25). O culto pela TV pode ser um espetáculo emocionante mas não sustitui o culto comunitário. Nada substitui. Mas não podemos viver de banquete dominicais. A nutrição diária é indispensável.

          4 – Considerando que os dias são maus
          Uma rápida olhada no contexto precedente mostra qão indescritivelmente maus eram os dias em que Efesios foi escrita. Sendo assim, os efésios deveriam viver como filhos da luz, reprovando as obras infrutíferas das trevas (Ef 5:8,11). O uso do seu tempo deveria ser caracterizado por um padrão de vida oposto ao dos gentios. Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus. Os crentes deveriam usar o seu tempo buscando compreender a vontade de Deus, enchendo-se do Espírito, vivendo com espírito de gratidão a Deus (5:17-21).


(Estudo da Revista Nossa Fé – Editora Cultura Cristã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário