Translate

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ECLESIOLOGIA 15 - IGREJA UM POVO...

IGREJA UM POVO...
1 Pe 2:10

A Palavra de Deus diz que a Igreja é a noiva de Cristo, que a Igreja é o Corpo de Cristo na terra, que a Igreja é formada por todos aqueles a quem Deus elegeu em Cristo Jesus para a salvação.
O  que é a Igreja? O que é a Igreja no ponto de vista de Deus?

1º - O Que não é Igreja.
A)    Igreja não é o templo. O templo é o lugar onde se reúne a Igreja.
B)    Igreja não é um clube de reunião social onde as pessoas vem desfilar sua roupas, contar fofocas, mostrar seu belo físico.
C)    Igreja não é uma entidade comercial que vende as benção de Deus, que vende patuás, objetos (flores, cruz) para proteger as pessoas do mal, que vende imagens para ser adorada.
D)    Igreja não é lugar para "estrelismo", para pessoas que querem aparecer mais do que Jesus.

2º - O que é a Igreja.
A)    A Igreja é o povo de Deus – (Ef 1:3-5) A igreja é constituída pelo povo que Deus escolheu para servi-lo e adora-lo. Jesus Cristo é o referencial único para que Deus possa nos escolher. Aqueles que ouvem a voz de Jesus Cristo que o reconhecem como Filho de Deus, como Senhor sobre suas vidas, como único Salvador são escolhidos por Deus para fazerem parte de sua Igreja. Essa escolha demonstra a soberania de Deus, pois é o Seu próprio Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. É o Espírito Santo de Deus que nos convence que somos pecadores por não crermos nas Palavras de Jesus. Aquele que ouve as palavras de Jesus alcançará a Salvação e estará incluído como povo de Deus, membro da Igreja de Cristo.
B)    A Igreja é um povo peregrino – (Fp 3:20; 1 Pe 1:17) A Igreja de Cristo vive neste mundo como peregrino, como estrangeiro, porque é formada por um povo que busca alcançar a pátria celestial. É formada por um povo que vive para ajuntar tesouros no céu e não na terra. A igreja é peregrina neste mundo porque não está mais sujeita ao pecado e ao domínio de Satanás que governa este mundo. A Igreja espera a manifestação do Reino de Deus, aguarda o Seu Senhor e Rei Jesus que voltará para reinar para Sempre.
C)    A Igreja é um povo de testemunhas – (At 1:8) A Igreja deve dar testemunhos acerca dos atos pessoais de Deus através da história. Cada um de nós que somos membros da igreja de Cristo devemos testemunhar sobre a história da redenção, da ressurreição de Cristo, sobre os grandes feitos de Deus na história e em nossas vidas. Devemos ter algo miraculoso para mostrar ao mundo. A sua experiência de salvação é um milagre que deve ser anunciado ao mundo aos seus amigos. Como Deus mudou sua vida desde a sua conversão, como você era e como você é hoje. A Igreja, eu repito novamente, que somos nós, permanece na terra com o fim de testemunhar. Este testemunho tem que levar as pessoa a se reconciliarem com Deus, a se reconciliarem com o próximo, a viverem uma novidade de vida, a reconhecerem uma nova política que Deus traz ao mundo à do servir em vez de dominar, a dos que sofrem em vez de gerarem sofrimentos, a da comunhão que transpõem todas as barreiras sociais. A igreja tem que testemunhar as boas novas que anuncia.
D)    A Igreja é um povo santo – ( 1 Pe 1:15) A Bíblia exige santidade de modo insistente. Paulo diz que Cristo santifica a igreja (que somo nós) para que ela possa ser "sem mácula, sem ruga, sem coisa semelhante, porém santa e sem defeito" (Ef 5:27). Essa santidade se deve a co-participação da Igreja na natureza divina (2 Pe 1:4). É o fruto do Espírito que habita e age, não só dentro de cada crente, mas também dentro da comunidade redimida. Esta santificação foi feita mediante o sangue de Jesus, e o Espirito Santo que agora habita no crente o leva a viver em santidade. É o Espírito Santo que vai transformando todo o nosso homem interior pelo poder da Palavra de Deus e nos moldando, nos aperfeiçoando para o dia que nós encontraremos com Cristo, o noivo da Igreja.
E)    A Igreja é um povo de crentes – A Igreja é uma comunidade de crentes chamados e unidos pela graça de Deus, unidos na mesma fé, no mesmo batismo, no mesmo Espírito.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário