Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2011

MATURIDADE 2 - MATURIDADE

MATURIDADE

                                        Ef 4:11-15


Maturidade é um estado decorrente da nossa natureza. Quando eu era bebe tomava leite (mamadeira), com o passar de alguns meses comecei a gatinhar, com o passar dos anos aprendi a andar, falar, comer comida sólida e até tomar decisões.
A maturidade ocorre naturalmente, todos nós amadurecemos, isto é, todos nós deixamos de ser crianças para nos tornarmos adulto.

A palavra de Deus diz que Jesus constitui alguns para serem apóstolos, pastores, mestres, evangelistas e todos foram constituídos para a edificação do corpo de Cristo, isto é, fazer com que todos alcancem à medida da estatura da plenitude de Cristo (v.13).
Assim como na vida natural todos amadurecemos, na vida espiritual também devemos amadurecer e não ser mais meninos agitados de um lado para outro, levados por todo que é vento de doutrina.
Como seu alvo é chegar a estatura de Cristo, você precisa olhar para Cristo, você precisa se fundamentar em Cristo e em seu princípio de vida. Qual era o princípio de vida de Jesus? Qual era a regra de vida que Jesus tinha para Ele mesmo?
            Mc 12:28-32 – "... Amarás , pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo..."

1º - ter um relacionamento maduro com Deus
Você precisa ter um racionamento saudável com Deus. Para isto você precisa tomar alguns passos.
-         Reconhecer que Deus é Santo: Sl 22:3 "Contudo tu és Santo, entronizado entre os louvores de Israel". Porque Deus é santo Ele requer que nós sejamos santos também. 1 Pe 1:16 – "Sede santos, porque eu sou santo".
-         Reconhecer sua soberania:  1 Tm 6:15 "a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores".
-         Guardar sua palavra: Jo 14:23 "Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada".
-         Obedecer sua palavra: 1 Sm 15:22 "... Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros".

2º - ter um relacionamento maduro com o próximo
A pergunta que deve ser feita é a seguinte: Quem é o meu próximo?
Para responder a esta pergunta Jesus contou uma parábola (Lc 10:29-37).
Temos que ter um relacionamento maduro com o nosso próximo, e o nosso próximo se encontra na sociedade em que vivemos, o nosso próximo se encontra pela beira do caminho por onde andamos, se encontra dentro das mais diversa religiões, sejam elas católicas, protestantes, muçulmanas, espíritas e tantas outras que existem por aí, o nosso próximo se encontra dentro de casa, no local onde trabalhamos, em nossas escolas, em todo lugar que você olhar.
O nosso próximo esta esperando ser amado e não julgado. O nosso próximo está esperando para conhecer o mesmo Jesus que a mulher adultera conheceu. Aquela mulher foi pega em flagrante adultério e Jesus disse apenas vai e não peques mais. Jesus a amou e não a condenou.
Aquela mulher precisava ser amada primeiro, para depois ser corrigida. Há tempo para tudo, por isso você precisa ter um relacionamento maduro com o teu próximo.
Temos que ter um coração aberto para amarmos todos aqueles que entrarem nesta casa, sem acepção de credo, raça, sexo ou mesmo posição social.
Ter um relacionamento maduro com o próximo é aceita-lo primeiramente como ele é.

Ser maduro é amar sem ser amado.
Ser maduro é perdoar sem ser perdoado.
Ser maduro é dar sem receber.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário