Translate

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 86 - ENCURVADO! NUNCA MAIS

ENCURVADO! NUNCA MAIS
Lc 13: 10-17

             Vivemos hoje numa sociedade que imprime um senso de preocupação muito grande para com a estética corporal.
Proliferam as academias de ginástica, sempre muito concorridas, ampliando a possibilidade de corpos bem “transados” e muita gente bonita de se ver.
Proliferam também as cirurgias estéticas. É raro cruzarmos hoje em dia com um ‘corcunda’ pelas ruas de nossas cidades, mas existem muitas pessoas que se encontram corcundas, estão encurvadas e não conseguem ver além dos seus próprios pés.
O físico esta bem tratado, mas espiritualmente estão encurvados, não consegue ver o horizonte, não consegue ver o caminho.
Talvez você seja uma dessas pessoas.

-         Uma mulher com uma enfermidade física seríssima: era corcunda.
-         Tinha dificuldade em olhar para frente e para cima. Enxergava somente o chão.
-         Há dezoito anos estava assim.
-         Considerando o aspecto existencial há muitas pessoas encurvadas, olhando para baixo.
-         Passam pela vida sem ver o horizonte.
-         Pessoas que não tem esperança alguma negativas, de baixo estima, vivem desanimadas.

Você que se encontra neste estado, desanimado, abatido, corcunda por falta de esperança. Quero dizer-lhe que Jesus pode mudar seu quadro hoje. Jesus é a sua esperança.  Jesus disse que veio para que você tenha vida e a tenha em abundância (Jo 10:10).

                        ENCURVADO! NUNCA MAIS


      1)     Um problema provocado pelo diabo:
Verso 16 – “Satanás trazia presa”
Verso 11 – “possessa de um espírito de enfermidade”
O problema dela era além do físico, alem do biológico. Não foi uma queda que levou, nem foi um acidente quando criança, nem por ter ficado muito tempo assentada de mau jeito, sem uma postura certa no escritório.
A Bíblia nos ensina que há uma força negativa no mundo. “O diabo” e ele não é uma figura mitológica, ele esta vivo e ativo na terra.
Ele é oposição a Deus e ao seu reino. Sua finalidade é somente “roubar, matar e destruir” (Jo 10:10).
Há 18 anos aquela mulher só via o chão. Não conseguia enxergar o céu, as estrelas, quem sabe não conseguia ver o topo de uma árvore.
Quem sabe você não está conseguindo ver o horizonte, não consegue olhar para o céu.
Há alguém que se alegra com sua derrota, com sua tristeza, ele trabalha para destruí-lo: o diabo.
Ele tem possuído vidas, e, mesmo quando não domina o interior (no caso de uma possessão), ele procura dominar por fora, monta a cavalo sobre os ombros daqueles que o permitem.
O diabo fica assoprando em nós palavras de desanimo, palavras negativas, nos faz sentir pequenos, fracos e nos cega espiritualmente. No inicio andamos cabisbaixo e mais tarde estamos encurvados.
Lc 10:19 “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do maligno, e nada absolutamente vos causará dano.”
Quero te dizer que Deus ama você e quer salva-lo, restaura-lo, liberta-lo, reanima-lo.

2) Um problema provocado pelas dificuldades da vida
I Sm 4: 12-22 – Encontramos aqui a história da mulher de Finéias (filho de Eli)
-         Ela está grávida.
-         Recebe a noticia da morte de seu marido, do seu cunhado e de seu sogro e também recebe a noticia de que a arca do Senhor fora tomada.
-         Ela se encurva diante as mas noticias.
I Sm 4: 19 “ela se encurvou e deu a luz e chamou o menino de Icabode, isto é, ‘acabou-se (partiu) a gloria de Israel’.”
-         Um fardo pesado, pesadíssimo a encurvou.
Isto pode acontecer a nós se carregarmos o fardo sozinho.
Mt 11:28-30 “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Diante das dificuldades da vida você pode se encontrar hoje encurvado, por ver seu filho perdido nas drogas, na prostituição, por ver seu casamento destruído, abatido pela falta de um emprego. Quem sabe você não está encurvado ou encurvada por não encontrar paz, amor.
Entrega hoje seu fardo a Jesus. Diz para Jesus o que esta se passando em sua cabeça, em sua casa e entrega para Ele o seu problema. Ele está dizendo para você “Vinde a mim...”

3) Um problema provocado pelo pecado
Sl 38:6 “Sinto-me (estou) encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo”
-         Davi estava escondendo o seu pecado. O sentimento de culpa pesava-lhe o coração.
-         O diabo se aproveitava dessa situação fazendo Davi ficar cada vez mais encurvado.
Quem sabe essa é a origem desse seu andar cabisbaixo? Quem sabe alguma prática que você aparentemente até ache inocente, mas no fundo, sua alma se sente culpada? Você sabe que esta fazendo algo contra Deus e isto tem feito você ficar encurvado.
I Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos   
perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
            Se você já se arrependeu, já confessou o seu pecado a Deus, não deixe o diabo subir em cima de você com sentimentos de culpa. Levanta a cabeça, pois você não deve mais nada a ninguém.

            I Sm 8: 1-3 “Tendo Samuel envelhecido... Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos e perverteram o direito.”
-         Os filhos de Samuel se encurvaram à avareza. Se tornaram juizes corruptos, pessoas compradas por dinheiro. O que vemos aqui é a preocupação excessiva com o material, com o dinheiro.
-         Não tem tempo para a igreja, para a oração, ou ainda transformam o seu sacerdócio, isto é, o seu ministério em fonte de enriquecimento.
-         Não estão preocupados com as pessoas, mas com o dinheiro que podem ganhar.
Mt 16: 26 “O que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que dará o homem em troca da sua alma?”
Olhe para dentro de si mesmo, veja se você não esta encurvado(a) de tanto correr atrás da segurança, da estabilidade, de coisas materiais.

Conclusão: Aquela mulher passou 18 anos encurvada – “Nunca é tarde para ser feliz , recomeçando uma caminhada aprumada”.
Lc 13: 12-13 “Mulher, estás livre da tua enfermidade; e impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glórias a Deus”.
A mulher encurvada se expôs ao toque do Senhor. Ele a chamou e ela atendeu ao seu chamado. Ela deixou que Ele tocasse. Ela decidiu chegar perto.
Primeiro temos que atender ao chamado do Senhor. Ele quer tocar em você, Ele quer fazer um milagre em sua vida, mas pare de correr Dele. Deixa Jesus tocar em você agora. 
 


Rev. Simonton Araújo

3 comentários:

  1. Amém, glórias a Deus, essa pregação falou um pouco comigo, sobre em deixa as coisas de Deus para depois e deixa as coisas de Deus para depois. Obrigada Deus pela a vida do Rev. Simonton Araújo.

    ResponderExcluir
  2. Soares,benção de Deus essa pregação falou muito comigo Glória a Deus

    ResponderExcluir