Translate

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MEDITAÇÕES 91 - EU UM RAMO! - 1

Eu Um ramo! - 1

Jo 15:1-2


Introdução: A videira é uma das figuras usadas no AT como ilustração do povo de Israel. No Salmo 80:8-19, Israel é a videira que Deus trouxe do Egito e plantou no solo que tinha preparado para ela. O salmista lamenta-se porque ela não floresce mais, seus muros de proteção estão destruídos e ela esta sendo saqueada por ladrões. Ele ora:

Olha do céu, e vê e visita esta vinha;
Protege o que tua mão direita plantou!
Seja a tua mão sobre o povo da tua destra,
Sobre o filho do homem que fortaleceste para ti!

Jesus é aqui apresentado como o verdadeiro Israel, a videira genuína, o homem à direita de Deus. Como no Salmo, Deus é tanto aquele que planta como o que cultiva a videira. Os discípulos de Jesus são apresentados como ramos dessa videira.

Eu um ramo!
Você sabia que você é um ramo? Jesus disse que Ele é a videira verdadeira e nós os ramos, isto é, nós que o aceitamos, nós que cremos Nele como Senhor e Salvador somos um ramo desta videira, pois fomos enxertados Nele para recebermos Dele vida e produzirmos fruto, pois sem vida não temos como produzir frutos. E Jesus disse que o Pai é o agricultor, isto é, o viticultor aquele que cuida da videira. O Pai é aquele que rega a videira, que a trata com amor e cuidado. E como viticultor Ele faz duas coisas para gerar mais vida na sua videira. Primeiro Ele corta os ramos que estão sem vida, que não produzem frutos e segundo ele limpa os que estão produzindo para produzirem mais frutos.
Hoje nós refletiremos apenas no primeiro ato de Deus Pai.

1º - O Pai corta
Um ramo de videira não tem vida nem utilidade se não continuar ligado à videira. A seiva viva que flui pelo caule capacita-o a produzir uvas; sem isto ele fica infrutífero. A mesma coisa acontece com os discípulos de Jesus; somente à medida que permanecem unidos a ele e têm Nele a origem da sua vida é que podem produzir o fruto do Espírito.
Se nós não estivermos ligados a Jesus nós morreremos, não produziremos fruto algum. Se ao invés de nos alimentarmos da seiva que Jesus tem para nós, se ao invés de nos alimentarmos da vida de Jesus, isto é, se nós não permanecemos na sua palavra, mas nos alimentarmos com os ensinamentos do mundo, dos homens; automaticamente não produziremos frutos de vida, pois não estamos ligados a vida. O que produziremos são frutos do mundo, frutos que não serão contados para a vida eterna, são frutos perecíveis, que não passaram desta vida terrena.
Sem Jesus não conseguiremos ter uma vida dominada pelo Espirito Santo. Sem a vida de Jesus correndo em nossas veias, em nossos neurônios, em nossas moléculas, jamais produziremos frutos para a vida eterna.
É necessário permanecermos unidos a Jesus Cristo para podermos dar frutos gerados pelo Espirito de Deus (v.4). É necessário lermos diariamente a palavra de Deus, decora-la, pratica-la, passar horas em oração, em consagração.
Como você quer dar frutos do Espírito se não permanece em Jesus? Como você vai permanecer Nele se as palavras Dele não permanecem em você?
Hoje veremos três tipos de pessoas que "O Pai Corta".

1º ) Pessoas que em vez de permanecer Nele e em sua palavra preferem permanecer no conselho dos seus amigos, preferem guardar no coração as palavras de homens do que a de Deus, preferem serem aceitos pela turma, pela sociedade do que serem aceitos no Reino de Deus.
Porque os colegas fumam e dizem que é bom, ele vai lá e fuma também, as vezes os colegas nem falam nada, mas para se sentir da turma ele fuma, pois desta forma o rapaz pensa que ganha o respeito da turma e da menininhas. Neste momento o rapaz não esta pensando no que Deus acha disso, não importa Deus para ele neste momento, ele prefere agradar os colegas, o seu "ego" do que a Deus.
O que será que ela espera de Deus? As vezes esta pessoa está pensando o seguinte: "puxa Deus é amor, Deus é misericordioso, depois eu peço perdão e esta tudo certo".
Não se engane, porque os filhos de Deus produzem frutos do Espírito de Deus, os filhos de Deus vivem em santificação, em amor, vivem na busca de paz, de justiça, de humildade, os filhos de Deus pregam sua mensagem de salvação, os filhos de Deus respeitam ao próximo, não ficam agarrando menininhas pelas esquinas da cidade; nem as filhas de Deus ficam cada dia com um rapazinho. Os filhos de Deus sabem que seus corpos são santuários de Deus e não templo para prostituição. Os filhos de Deus não destroem sua vida com cigarros, drogas, álcool, etc., pois Deus nos deu a vida para glorifica-lo e honra-lo através dela.
Não se engane meu irmão e minha irmã Deus vai cortar os ramos que não dão frutos, que não estão ligados em Jesus, que não permanecem na sua palavra. Deus vai cortar. Se o ramo está morto, não produz fruto Jesus disse que o "Pai corta".

2º) Há outros que não produzem frutos porque se apoiam na tese de que são predestinados por Deus à salvação e portanto já estão salvos, não precisam fazer nada já estão salvos, porque Jesus disse que nenhum dos quais o Pai lhe confiou se perderá. Jesus salvará a todos que o Pai lhe deu. É Verdade que Jesus não vai perder nenhum dos que o Pai o confiou. Mas não fique pensando desta forma que isto é um erro, porque aqueles que são predestinados por Deus à salvação são os primeiros a produzir frutos, pois são os frutos que produzimos, são as obras que praticamos que mostram o que somos e a quem pertencemos (v.8).
Se dizer "filho de Deus" e não praticar suas obras, não der frutos, não obedecer a sua ordenança de pregar o evangelho, não proclamar sua palavra, não dar testemunho do seu amor, é tolice, é enganar a si mesmo. Quem é "filho de Deus" pratica as obras de Deus, quem é "filho de Deus" segue os passos de Jesus.
Existem muitos que estão no mundo e nas Igrejas convencidos que são "filhos de Deus", mas nunca se converteram a Deus. Nunca deixaram Deus dirigir, suas vidas.
Não se engane Deus vai te cortar se você não produzir fruto.
"A fé sem obras é morta" (Tg 2:17,26; 4:17).

3º) Há pessoas que aceitaram a Jesus Cristo, mas não produzem frutos porque ela só tem tempo para os filhos, para o trabalho, para os estudos, para a televisão, etc.
Não tem tempo para orar, para agradecer a Deus pela vida, para ler a Bíblia, para ir a Igreja, não tem tempo para Deus, ela precisa dormir mais um pouco no domingo pela manhã, a noite é hora do fantástico, ou de um passeio, mas não tem tempo para ir a igreja. Não tem tempo para falar do amor de Deus. Há pessoas que estão há 10 anos na igreja e nunca trouxeram ninguém a Jesus Cristo.
Quantas pessoas você já trouxe até Jesus? Quantas pessoas você já discipulou? Quantas você está discipulando para Jesus neste ano? Que frutos você tem para apresentar a Deus? Se Deus te chamasse hoje o que você tem nas mãos para apresentar pra Ele?
Deus é amor, Deus é misericordioso, mas não se engane, Deus é justo juiz e há de julgar cada um segundo suas obras.
O Pai vai cortar, Jesus disse isso e o apóstolo Paulo confirma isto ao escrever sua epistola aos Romanos 11:19-22.
Então não se engane o "Pai corta"
Na verdade nenhum deste três tipos de pessoas são convertidas a Jesus, elas são apenas convencidas de que Jesus é o salvador.

Conclusão: se você tem trocado os conselhos de Deus pelo os conselhos do mundo, se você tem preferido agradar a turma, a sociedade ao invés de agradar a Deus; saiba que você será cortado do Reino de Deus e servirá apenas para ser lançado no inferno.
Se você quer estar ao lado de Jesus quando Ele vier para reinar, abandone o pecado, se arrependa de seus pecados, deixe os vícios de lado, deixe o cigarro, as drogas, o álcool, liberte-se destas cadeias.
Talvez você esta dizendo Pastor eu quero me libertar, mas eu não consigo. Creia no poder de Deus, não há impossível para Deus, Jesus te dará força para se libertar, Jesus quebrará o poder do cigarro, das drogas, do álcool ou de qualquer outro vicio que esteja te prendendo. Jesus quer te libertar, somente creia nisso. Jesus tem vida para te dar. Se ligue a Jesus, permaneça na sua palavra e tudo quanto pedires ao Pai; Ele te dará.
Deixe o Espírito Santo te tomar, te dirigir, te controlar, te guiar. Dê um passo de fé e venha aqui a frente para nos orarmos com você, não tenha vergonha Jesus quer te libertar, diga não a Satanás ele não quer sua libertação, ele quer que você continue escravo do cigarro, das drogas, do álcool. Diga sim a Jesus e de um passo de fé e venha aqui a frente eu quero orar por você.
Se você já esta na Igreja há muito tempo e não tem produzido fruto, venha aqui na frente Deus vai te renovar hoje, ele te enchera do seu espirito e você começara a florescer. Venha de um passo de fé. Sua vida vai mudar. 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário