Translate

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MEDITAÇÕES 103 - SOMOS AGENTES INFLUÊNCIADORES DA SOCIEDADE

SOMOS AGENTES INFLUÊNCIADORES DA SOCIEDADE

Mt 5:13-16


"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. //
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; // nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa. //
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

Há uma diferença fundamental entre os cristãos e os não-cristãos, entre a igreja e o mundo. Temos que aceitar a responsabilidade que esta diferença coloca sobre nós. Temos de considerar a nossa responsabilidade cristã como sendo dupla. Afinal somos definidos por nosso Senhor Jesus Cristo como Sal e Luz.

Como sal precisamos:
1)      Preservar
O sal preservava a carne do apodrecimento, ele evitava a deterioração da carne (jabá, carne de sol) . Nós cristãos somos o sal da terra. Portanto como sal da terra devemos preservar o mundo da deterioração, do processo de corrupção, da imoralidade, isto é, impedir a propagação do mal, evitar a deterioração do ser humano. Para impedir a deterioração temos que abrir nossa boca contra toda injustiça seja racial, social, econômica, etc. Não podemos ficar de braços cruzados olhando os seres humanos se destruindo. Devemos condenar tudo o que é mau, tudo que é falso, mas ao lado desta condenação deveríamos com ousadia apoiar o que é verdadeiro, bom e decente, em nossa vizinhança, em nosso colégio, profissão ou negócio ou na esfera mais ampla da vida nacional.

2)      Temperar
O sal também tem a função de temperar de dar sabor a comida. Os cristãos devem temperar o mundo dando ao homem um novo sabor para viver, uma nova esperança. Temos que temperar o mundo de tal forma que a humanidade seja levada a viver uma nova vida. Os cristãos devem influenciar e não serem influenciados.  Nós os discípulos somos chamados para sermos um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos, instáveis, ou mesmo inexistentes. As pessoas encarnam as boas novas do amor de Jesus por meio de nós e de nossa proclamação.

Como luz precisamos:
3)      Apontar o caminho / Manifestar Jesus
"Mas os seres humanos decaídos precisam de mais do que barricadas que os impeçam de se tornarem tão maus quanto possível. Precisam de regeneração, vida nova através do evangelho. Por isso nossa segunda vocação é para sermos "a luz do mundo".
Esta é a característica da luz, ela abre a visão para que a pessoa possa enxergar o caminho por onde anda. A luz traz fim a escuridão. A luz que brilha em nós é a luz de Cristo. Apontar o caminho proclamando o evangelho. Como luz devemos promover a propagação da verdade, da bondade de Deus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário