Translate

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 18 - NÃO HÁ NINGUÉM QUE NOS RECOLHA!

NÃO HÁ NINGUÉM QUE NOS RECOLHA!

Jz 19:15-21


(v.15) – “Retiraram-se para Gibeá, a fim de nela passarem a noite; entrando ele, assentou-se na praça da cidade, porque não houve quem os recolhesse em casa para ali pernoitarem”.
Nesta passagem nós encontramos um homem levita, sua concubina e seu moço viajando de Belém de Judá para a região montanhosa de Efraim, sua terra de origem. Quando este voltava de Belém resolveu pernoitar na cidade de Gibeá, para continuar sua viagem no amanhecer.
Embora tivesse esperado na praça da cidade, nenhum dos habitantes de Gibeá ofereceu-lhes hospitalidade, como deveriam ter feito. Era costume naquela época que os cidadãos da cidade recolhessem aqueles que estavam de passagem pela cidade.
Lendo esta passagem fiquei pensando nos mendigos, nas prostitutas, nos menores que estão batendo carteiras, cheirando cola nas esquinas das cidades, nas pessoas que são marginalizadas pela sociedade.
Sabemos que é dever do “Estado” recolher estas pessoas, dar a elas abrigo, educação, para que possam ter um futuro melhor. Contudo não há ninguém que os recolha. Existem em nosso país algumas entidades tentando fazer isto, ainda assim elas não conseguem atender a todos.
E nós a igreja do Senhor Jesus Cristo, o que estamos fazendo? Quantas pessoas temos recolhido? Quantos albergues nós temos? Quantas escolas para pessoas carentes? (Mt 25:31-46).
Como igreja devemos cobrar do “Estado” local para que os marginalizados sejam recolhidos, alimentados, que possam ter novas roupas, nova vida dentro da sociedade. Entretanto acredito que além de cobrar podemos também recolher, estas pessoas marginalizadas.


(v.20) “Então disse o velho: Paz seja contigo”.
Um velho resolveu ajudar aquele senhor, recolhendo ele em sua casa.
Penso ainda, que a igreja poderá dar a elas o que nenhuma outra entidade educadora ou mesmo religião poderá dar que é a PAZ em seu sentido mais amplo.
A palavra paz no hebraico é SHALOM que significa paz em todos os sentidos, paz significa saúde, prosperidade, paz com Deus, paz com os homens, é a paz que atinge todos os âmbitos da vida do ser humano.
O ser humano só terá paz em toda sua plenitude, quando tiver paz com Deus: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Rm 5:1.
O ser humano só terá paz quando não tiver mais medo da morte, quando a morte se tornar para ele a porta para a vida eterna ao lado de Deus e não a porta para a condenação eterna: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Rm 8:1.
Quando sua alma e seu espírito estiverem se alimentando do Pão da Vida, bebendo do Rio de água viva. Em outras palavras o ser humano só terá paz, quando se entregar a Jesus, quando reconhecer que só Ele é o salvador, que só Ele é Deus (Jo 14:27).
Então IGREJA vamos recolher as pessoas e lhe dar a Paz.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
11/10/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário