Translate

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 19 - NÃO DEIXE QUE SUA CONFIANÇA O LEVE A SE TORNAR UM TOLO

NUNCA DEIXE QUE SUA CONFIANÇA O LEVE A SE TORNAR UM TOLO
Josué 8

            Nos tornamos tolo quando confiamos demais em nós ou nos outros a ponto de deixarmos de consultar a Deus.

V.1 – Disse o Senhor a Josué: Não temas, não te atemorizes: toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, sobe a Aí; olha que te entreguei nas tuas mãos o rei de Aí, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.


Josué vinha de uma derrota para a cidade de Aí. Será que você não chegou aqui hoje vindo de uma derrota?
O que causou a derrota de Josué? O pecado de Acã? Contudo não foi somente o pecado de Acã mas a auto-confiança de Josué. Ele passou acreditar que seria fácil seu exercito destruir a cidade de Aí; e por isso nem buscou a Deus. Se tivesse buscado a Deus, certamente o Senhor lhe falaria a respeito do pecado de Acã. Josué eliminou o pecado do meio do seu povo. Se há um pecado na sua vida, na sua família que tem atrapalhado sua vida, confesse a Deus, esta é a forma que temos para eliminar o pecado no meio de nós.
Josué encontrava-se com sua fé abalada, sem animo para voltar a enfrentar novamente o povo de Aí. Talvez você esteja como Josué hoje, desanimado. “Puxa já tentei tantas vezes acabar com este problema e não consigo, deixar este pecado e sempre volto a cair nessa mesma armadilha. Eu não sei qual é o seu Aí, o seu inimigo que tanto te derruba, mas é o momento de você se confrontar com este problema e derrota-lo. Comece confessando a Deus o seu problema, o seu pecado, a sua fraqueza.
Uma vez que Josué eliminou o pecado Deus disse: Não temas, não te atemorizes: toma contigo toda a gente de guerra. Deus estava dizendo para Josué: levanta a cabeça e vai enfrentar seu inimigo porque Eu estou contigo. Deus está dizendo hoje para você: não desanimes, levanta a cabeça e entra nessa guerra. Estou te entregando seu inimigo na sua mão. Confia em mim.

V.18 – Então disse o Senhor a Josué: Estende a lança que tens na mão, para Aí; porque a esta darei na tua mão. E Josué estendeu a lança, que estava na mão, para a cidade.
Interessante deste verso é que Josué estava fugindo de Aí, esta fuga fazia parte de sua estratégia para derrotar este inimigo. Contudo no meio da guerra, quando eles fugiam do inimigo, Josué conseguiu ouvir a voz de Deus. No meio do barulho, no meio de um momento onde sua vida corria perigo, ele ouviu a voz de Deus.
Deus mandou você se levantar e guerrear, é o momento de você enfrentar seu inimigo, sua Aí, agora fique atento porque Deus vai te instruir no meio da guerra, ele vai dizer o momento certo para você levantar sua lança contra o inimigo. Esteja orando, jejuando e vigiando, pois Deus vai falar com você, não desanime.
Quantas vezes será que já não estivemos perto de obtermos a vitória e não a recebemos porque não conseguimos ouvir a voz de Deus. Perdemos o momento de levantarmos nossa lança contra o inimigo.
O que nos impede de ouvirmos a voz de Deus? O medo, a ansiedade, a auto-confiança, o pecado.
Temos que deixar de lado o medo e confiar que Deus está nesta batalha conosco. Temos que deixar de lado a ansiedade, muitas vezes temos pressa na resposta de nossas orações, temos pressa em conquistarmos a vitória e nessa pressa não conseguimos ouvir a voz de Deus e agimos no momento errado e acabamos sendo derrotado novamente pelo nosso inimigo. Lança toda a sua ansiedade ao Senhor. Temos que deixar de confiar na nossa própria força, lembre-se de Josué foi derrotado por Aí porque confiou em sua força, acreditou no seu exercito e não buscou ao Senhor. Tudo posso naquele que nos fortalece. O pecado nos leva a derrotas constantes, a história do homem está marcada de derrotas por causa do pecado. É preciso viver em santidade, pois somente assim Deus agirá em nosso favor. 

V.29 – Ao rei de Aí enforcou-o, e o deixou no madeiro até à tarde; ao pôr-do-sol, por ordem de Josué, tiraram do madeiro o cadáver, e o lançaram à porta da cidade, e sobre ele levantaram um montão de pedras, que até hoje permanece.
Havia duas razões para a construção deste memorial:
Primeira razão era que através dele Josué sempre se lembraria que Deus era o juiz de toda terra e não se misturava com o pecado. Esta é uma lição que precisamos trazer de volta para os nossos dias.
Segunda razão: sempre que Josué olhasse para aquele memorial se lembraria da vitória sobre Aí; de como ela foi conquista: primeiro eliminando do seu meio o pecado (confessando) e depois levantando a cabeça para lutar debaixo da benção de Deus e de sua orientação.

O segredo para se continuar vivendo em vitória está narrado nos versos 30 a 35 – permanecer numa vida de adoração e obediência a Palavra de Deus.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

21/08/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário