Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 20 - QUAL O CAMINHO QUE VOCÊ VAI ESCOLHER?

QUAL O CAMINHO QUE VOCÊ VAI ESCOLHER?

Rt 1:1-18


O belo romance de Rute é apresentado contra o cenário sombrio da apostasia e da opressão estrangeira dominantes no período dos juízes. Devido a uma fome local, Elimeleque levou sua esposa Noemi e seus dois filhos para habitar na terra vizinha de Moabe. Elimele que e sua família eram de Belém, por isso eram chamados efrateus (1 Sm 17:12).


           Neste texto que lemos vemos que Noemi ao ouvir que o Senhor se lembrara do seu povo, isto é, que o Senhor começou abençoar a terra de seu povo, Noemi resolve voltar para Canaã. Suas duas noras decidem voltar com ela, devemos nos lembrar que quando isto acontece as três mulheres estavam viúvas. Noemi mostra para elas dois caminhos: o primeiro era permanecer como está, era o caminho da comodidade, ficar em sua própria terra, na casa de seus pais, casar com outro homem de sua descendência; o segundo caminho era o da renuncia, um caminho a qual não saberia que fim poderia levar, onde a estrada era estreita e os perigos diversos.
Em nossa vida também nos deparamos com esses dois caminhos. Para andarmos com Jesus é necessário fazermos essa escolha. Qual o caminho que você vai escolher?
Orfa voltou e seu nome não é mais mencionado na Palavra de Deus. Sua existência não teve sentido para a eternidade, para o Reino de Deus. Orfa preferiu o caminho da comodidade, não estava disposta a pagar o preço para servir a Deus. Orfa voltou para o aconchego do seu lar, para a segurança de seus pais, voltou na expectativa de se casar novamente com um homem que não fazia parte do projeto de Deus, voltou para não entrar mais na história do povo de Deus.
Rute pagou o preço, escolheu o caminho da renuncia, escolheu a Deus antes de todas as coisas. Rute não sabia o que lhe poderia acontecer, uma vez que era estrangeira para os israelitas, rute sabia que poderia ser perseguida, contudo ao escolher Deus alcançou as mais ricas bênçãos. Deus lhe presenteou com um esposo amável, Deus lhe deu através de seu esposo uma vida financeira próspera e Deus escreveu o nome de Rute na história de seu povo, fez de Rute uma das mulheres da árvore genealógica de Davi e de nosso Senhor Jesus Cristo. Rute conquistou um espaço no Reino de Deus. Que escolha você vai fazer?

Mt 7:13-14“Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.
Mt 10:32-33 “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante meu Pai que está nos céus; 33mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.

Neste mundo podemos passar por aflições, perseguições, dores, contudo quem escolher como Rute terá no fim bênçãos perpétuas. Qual o caminho que você vai escolher? Esta é a benção para aqueles que escolhem o caminho certo: Sl 16:11 “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delicias perpetuamente”.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
16/10/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário