Translate

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO 24 - JÔNATAS UM JOVEM VALOROSO NA CASA DE SAUL

JÔNATAS UM JOVEM VALOROSO NA CASA DE SAUL

           Quando lemos o primeiro livro de Samuel percebemos que quase todo o livro fala do rei Saul, e muito pouco se fala a respeito de seus filhos. Saul tinha três filhos: Jônatas, Isvi e Malquisua; e duas filhas: a mais velha se chamava Merabe e a outra Milca.
Entre seus filhos Jônatas se destaca como um jovem valoroso dentro e fora de sua casa.


1 – Jônatas era um jovem de fé (1 Sm 14:6)
Jônatas acreditava que Deus era poderoso, capaz de destruir o inimigo com muitos ou poucos homens. Há pessoas que nem acredita na existência de Deus, outros acreditam em deuses que não passam de criaturas feitas pelo criador dos céus e da terra. Como podem criaturas, seres que foram criados, serem Deus? Isto é absurdo.

2 – Jônatas era um jovem de coragem (1 Sm 14:6)
Ele estava pronto para atacar a guarnição dos filisteus apenas acompanhado de seu escudeiro. Sua coragem vinha de sua fé no Deus todo-poderoso.
Temos que ter coragem para declarar a fé que temos. Temos que ter coragem para nos expor diante do inimigo.

3 – Jônatas era um jovem fiel (1 Sm 18:3)
Acredito que Jônatas serviu seu pai e a Deus com fidelidade. Jônatas saía em combate junto com seu pai e com o povo sempre que era preciso. Ele jamais abandonava o povo na guerra, Jônatas era fiel em seus compromissos. Mesmo quando seu pai errou ao fazer um voto precipitado Jônatas estava pronto a morrer pelo bem do povo (1 Sm 14:43).
Jônatas também fez uma aliança com Davi e foi fiel a essa aliança, mesmo indo contra a vontade de seu pai, defendia Davi e também o ajudou a fugir de Saul seu pai (1 Sm 19:1-4; 1 Sm 20).


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
08/01/2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário