Translate

quarta-feira, 7 de março de 2012

REFLEXÃO 38 - FIQUE DE OLHO NA "INTENÇÃO"!

FIQUE DE OLHO NA “INTENÇÃO”!
Mt 5.16 x Mt 6.1,5,16

No capítulo 6 de Mateus, Jesus afirma para não darmos esmolas diante dos homens, para não orarmos em público e para não anunciarmos os nossos jejuns. Podemos dizer que Jesus está nos ensinando a fazermos boas obras escondidinhos. Devemos ser bons, assim como os mineiros[1], fazendo o bem de baixo dos panos.


É muito interessante observarmos este ensino, porque em Mt 5.16, Jesus nos ensina que devemos praticar boas obras diante dos homens. Parece que Jesus esta contradizendo no capítulo 6 o que disse nos capítulo 5. Será que Jesus se contradisse?
Em todo o capítulo 6, Jesus afirma por diversas vezes para termos o cuidado de não praticarmos nossas obras diante dos homens, para não sermos vistos pelos homens.
Afinal, praticamos ou não boas obras diante dos homens?
Preste muita atenção porque em Mt 5.16 a intenção de se praticar as boas obras diante dos homens é para glorificar  Deus Pai que está nos céus. Onde está a intenção da prática das boas obras? Em glorificar a Deus.
No capítulo 6, Jesus condena a prática das boas obras com a intenção de ser vista pelos homens para receber glória para si mesmo. Quando fazemos algo, ainda que seja bom, mas com a intenção de sermos reconhecido e louvado pelos homens que nos assistem, erramos. Por que?
Erramos porque nascemos para Glorificar a Deus. Existimos para Glorificar a Deus. Somente Deus merece toda honra e glória.
Portanto o problema não está na forma como socorremos os necessitados, na forma como oramos ou na forma como jejuamos, mas na essência do que fazemos, isto é, na motivação.
Então fique de olho em suas “intenções”!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira


[1] Mineiros – nome dado aos nosso compatriotas que nascem no Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário