Translate

terça-feira, 27 de março de 2012

REFLEXÃO 44 - A CURA DA VIOLÊNCIA

A CURA DA VIOLÊNCIA
Mt 8.28-34

O texto que escolhemos para nossa reflexão, de hoje, apresenta dois endemoniados, que vinham dos sepulcros e que eram extremamente violentos.


Vivemos dias de extrema violência. No domingo torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, dois grandes clubes de futebol de nosso país, se programaram através da internet, é isto mesmo! Estas torcidas organizadas agendaram através da internet um encontro para brigarem.
Diariamente o apresentador Datena, da rede Bandeirantes, apresenta diversos casos de violência, entre eles, pais que mataram os filhos, padrastos que violentaram suas filhas, mãe que abandonaram os filhos, etc. Tudo de horrível que você puder imaginar tem acontecido nesses últimos dias.
A diferença entres estes que tem praticado tanta violência para os dois personagens que Jesus libertou, é que aqueles a praticavam porque estavam possessos por demônios. Eles não tinham capacidade mental naquele momento, não tinham controle de seu corpo.
Entretanto a violência praticada pelas torcidas organizadas, assim como as demais que aqui citei, são praticadas conscientemente. Estes agem com violência porque escolheram este caminho. Eles são desta forma piores que os endomoniados do nosso texto.
De certa forma estas pessoas estão dominadas pelo mal, embora ainda tenham a capacidade de escolher, mas suas escolhas se baseiam nos sentimentos que a dominam, sentimentos estes que se encontram pervertidos pelo mal. Assim como os endemoniados, elas precisam ter um encontro libertador com Jesus.
Estas pessoas vivem no sepulcro, mas não no sepulcro físico, não no cemitério onde enterramos nossos mortos. Estas pessoas já estão mortas, e como disse Jesus “é necessário nascer de novo”. Elas vivem no sepulcro de suas almas, de seu espírito que está morto e precisa urgentemente de vida.
Só existe um caminho para o fim de tanta violência – Cristo Jesus é o caminho!
Somente Ele pode expulsar definitivamente todos os traumas e feridas da vida que tornaram estas pessoas violentas. Somente Jesus pode gerar uma nova vida a todo àqueles que se encontra no sepulcro, que está dominado pelo mal.
Ele libertou os dois endemoniados mandando a legião de demônios para os porcos, que acabaram se atirando no mar. Ele também pode mandar todo o mal que está dentro de nós para o fundo do mar e através de Sua Palavra podemos aprender o caminho do bem e da verdade.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário