Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

FAMÍLIA 17 - O QUE DEUS TEM A DIZER PARA A FAMÍLIA - 1


O QUE DEUS TEM A DIZER PARA A FAMÍLIA - 1
Efésios 5.22-33

Introdução: Falar sobre família hoje em dia é um assunto desafiador devido as grandes mudanças que a sociedade vem promovendo na mesma.
            Não temos como abordar todas as dimensões da vida familiar apenas neste culto.
Creio que Deus tem muitas coisas para dizer para as famílias. Há muito para se falar aos cônjuges, aos pais e aos filhos. Deus tem muito para nos ensinar sobre questões como:
·        Qual o papel do homem e da mulher no matrimonio?
·        Qual o lugar do sexo na relação homem e mulher?
·        Como o trabalho feminino interfere na vida conjugal?
·        Como educar nossos filhos diante uma sociedade que condena a disciplina bíblica?
Estas são algumas perguntas que creio que Deus tem muito a nos ensinar. Hoje vou refletir com vocês o que Deus tem a dizer sobre o papel do marido e da mulher no matrimonio. Para esta reflexão convido vocês à leitura do texto de Efésios 5.
Vamos começar falando aos maridos.


1 – Cristo X Igreja uma argumentação espiritual
O primeiro ponto que gostaria de destacar é que o apóstolo Paulo não esta baseando suas afirmações em questões sociológicas, culturais, políticas, ou em qualquer outra relação humana; mas sua afirmação se baseia em uma questão espiritual. Paulo sustenta sua argumentação na relação Cristo e Igreja. 

2  – Maridos a cabeça de suas mulheres (v.23)
Sei que as mulheres tem uma grande dificuldade com esta afirmação. Contudo peço a vocês mulheres que tenham um pouco de calma, vamos explicar melhor o que significa ser “a cabeça”. Lembre-se que esta é uma verdade afirmada na comparação da relação Cristo com a Igreja.
Ao homem foi dado o ser cabeça, isto significa, que ao homem foi dada a liderança do lar. Esta é uma verdade espiritual o que significa que a espiritualidade do homem e da mulher esta sujeita a como lidam um com o outro na sua relação conjugal.
Não vou tratar agora com a questão da sujeição da mulher ao seu marido, mas gostaria apenas de dizer que sujeição aqui não é escravidão.
Maridos ser líder do lar é ser responsável por sua esposa ao ponto de sacrificar a si mesmo em prol dela. Liderança no lar não é sujeitar a esposa à humilhação, mas sujeitá-la a honra. Cristo honrou a igreja, viveu para ela e morreu por ela.
Liderança no lar é um chamado para o homem assumir o cuidado da esposa e dos filhos. Deus não irá cobrar da mulher a responsabilidade pelo lar, mas irá cobrar do homem o que fez com sua esposa e com os filhos.

2.1 – A crise da liderança do homem e a crise da família (v.28-31)
Este texto nos apresenta o ensino do homem como provedor. O cuidar do corpo é a forma de dizer que o homem deve cuidar de sua mulher (v.29) em todos os aspectos.
Acredito que os homens têm vivido uma crise existencial quanto ao seu papel de liderança no lar e que tem contribuído para o esfriamento de seu amor pela mulher. O homem tem dificuldade de amar a mulher como Cristo amou a Igreja, porque vê a mulher como concorrente de sua liderança no lar.
O homem sempre baseou sua masculinidade no papel do provedor da família. Ser homem era ganhar dinheiro, abrir negócios, conduzir a família para melhores patamares sociais através do seu trabalho.
A mulher estava sujeita a ele, porque ele detinha o dinheiro, e consequentemente o poder.
As mulheres avançaram profissionalmente e se tornaram, neste sentido, independentes. Nada contra as mulheres trabalharem fora do lar, apenas gostaria que entendêssemos que essa mudança gerou uma crise para o homem e que tem se refletido na família, principalmente na vida dos filhos.
O homem não sendo mais o provedor, não sabe mais como mostrar sua masculinidade, não sabe como liderar a família sem o dinheiro como papel manipulador ou sustentador de sua liderança.
Esta crise na masculinidade dos homens os tem levado ao desejo de serem adolescentes novamente. Eles se lançam ao espírito da aventura para provar sua masculinidade. Esta é uma forma de dizerem para eles mesmos e para suas mulheres “eu sou homem”.


3 - Mulheres respeitem seus maridos (v.33)
Mulheres! Os homens só se sentem amados quando respeitados. Os homens precisam e buscam respeito.
Mulher se você critica seu esposo todos os dias, ele não irá conseguir te amar. Se você não elogia o fruto do seu trabalho, ele não se sentirá motivado a continuar. Se você não elogia o que ele faz para suprir as necessidades de casa, você está se afastando de seu marido.
O homem tem necessidade de se sentir herói. Quando você mulher valoriza o que o seu marido faz e o que ele é, você o esta empurrando para ser um grande homem.
Mulheres sejam auxiliadoras de seu maridos e não competidoras. Proclame suas virtudes, falem para eles palavras de encorajamento.
O homem precisa, por causa de sua natureza, se sentir forte, heróis, em fim homens.
Quando você e seu marido entrarem em discussão, lembre-se que você é mulher. Não tente vencer seu marido "no grito" como faria um homem, é exatamente sua feminilidade e sensibilidade que pode dobrar o homem.
Mulheres sejam amáveis, porque desta forma será mais fácil o homem amá-la.


4  – Ame a sua mulher (v.25, 28 e 33)
Maridos! Aqui encontramos um imperativo, isto é, uma ordem clara: “ame a sua mulher”.
Não veja a sua mulher como concorrente, mas como auxiliadora; não como quem está sujeita as suas vontades, mas como quem está lado a lado (ombro a ombro) com você na missão de construir um lar saudável.
Maridos sejam respeitáveis, pois é mais fácil uma mulher respeitar um home que seja respeitável.. Trabalhe duramente, trate bem sua esposa, tenha iniciativa para resolver os problemas de sua casa.
A mulher necessita ser amada, cortejada pelo marido por meio de atitudes carinhosas e palavras doces.
Ame sua mulher, valorizando o seu trabalho no lar e fora do lar, valorizando o papel que exerce como mãe. Ame sua mulher como Cristo amou a Igreja. Essa é a ordem AME suas mulheres.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
26/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário