Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

REFLEXÃO 80 - A ARTE DE SER POSITIVO


A arte de ser positivo


AUTOR DESCONHECIDO

                 Olhe sempre para cima; lembre-se que debaixo dos seus pés só tem lama.
*
                Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.

Fale e transmita felicidade, O mundo está cheio de tristeza.  Não conte os seus pesares.
Nem tudo na vida é rudeza;  Procure as coisas lindas e claras, E fale delas às pessoas cansadas
Que não querem ouvir mais outra desgraça Entre tantas dores e mágoas da nossa raça.

Fale e transmita confiança. O mundo passará muito bem Sem saber do que você duvida e desconfia também.
Se você tem fé em Deus, no homem ou em si, Fale disso. E se não, deixe a coisa ficar por aí Em pensamento, para que ninguém fique triste; E quando a fé chegar, diga então que ela existe.
Fale e transmita saúde, Esse velho conto de sempre De males e doenças não há ninguém que aguente.
As conversas perdem o interesse e a vivacidade Se você só martela no assunto da enfermidade.  Diga que você está bem ou que tudo se resolverá, Deus escutará as suas palavras... e assim será.    


A Máscara Mágica


Era uma vez um lorde muito influente e poderoso que tinha milhares de soldados sob o seu comando, com os quais conquistou grandes domínios para si mesmo. Ele era sábio e corajoso, respeitado e temido por todos, mas ninguém o amava. A cada ano que passava ele ficava mais severo, mas também mais sozinho, e seu rosto refletia a amargura de sua alma gananciosa, pois linhas profundas e feias demarcavam sua boca cruel que nunca sorria, e rugas sulcavam permanentemente sua testa.

Ele encontrou porém, em uma das cidades que governava, uma linda donzela a quem ele observara por muitos meses nos seus afazeres entre o povo. O lorde se apaixonou por ela e quis desposá-la. Decidiu ir falar com ela. Vestiu sua roupa mais fina e colocou um coroa de ouro na cabeça. Ao olhar-se no espelho para verificar a impressão que causaria à linda garota, não viu nada a não ser um semblante que causaria medo e daria motivo para ela não gostar dele: um rosto cruel e duro que ficava ainda pior quando tentava sorrir.
Então ele teve uma ótima idéia: mandou chamar um mágico.
Faça-me uma máscara da cera mais fina para que acompanhe cada movimento do meu rosto, mas pinte-a com suas tintas mágicas para que tenha uma expressão agradável e bondosa. Coloque-a no meu rosto de maneira que eu nunca mais tenha que tirá-la. Faça uma máscara bonita e atraente. Use todo o seu talento para isso e eu pagarei qualquer preço.
O mágico respondeu:
Eu posso fazer isso com uma condição. O senhor terá que manter o seu rosto dentro das linhas que eu pintar, porque se não a máscara ficará estragada. Uma única carranca e a máscara ficará irremediavelmente estragada e não poderei substituí-la.
Farei tudo o que me pedir - disse o lorde ansioso. Qualquer coisa para conquistar a admiração e o amor da minha dama. Diga-me como posso evitar que a máscara rache.
O senhor precisa ter pensamentos bons - respondeu o mágico. E para isso precisa de fazer boas ações. Precisa ter um reino feliz em vez de um reino poderoso. Tem que substituir a ira por compreensão e amor. Construa escolas para seus súditos e não somente prisões; hospitais e não somente navios de guerra. Seja gentil e cortês com todos.
Então foi feita a máscara maravilhosa e ninguém teria adivinhado que não era o verdadeiro rosto do lorde. Os meses foram passando e embora a máscara tenha frequentemente corrido o risco de ficar estragada, o homem lutou muito consigo mesmo para mantê-la intacta. A linda garota tornou-se sua esposa e seus súditos se maravilharam com a transformação milagrosa que tinha ocorrido com ele. Atribuíram isso à sua encantadora esposa que, diziam eles, o havia tornado como ela.
À medida que a cortesia e a consideração foram permeando a vida deste homem, a sinceridade e a bondade também, e logo se arrependeu de ter enganado a sua linda esposa com a máscara mágica. Finalmente não conseguia aguentar mais esse pensamento e mandou chamar o mágico.
Retire de mim este rosto falso pediu. Tire esta máscara enganadora que não representa a minha pessoa!
O mágico respondeu:
Se eu a tirar, nunca mais poderei fazer outra e o senhor terá que ficar com o seu rosto para o resto da vida!
Eu prefiro isso - disse o lorde do que enganar aquela cujo amor e confiança eu ganhei por meios desonestos.
Prefiro ser desprezado por ela do que continuar fazendo algo que ela não merece. Tire a máscara, eu lhe ordeno que tire a máscara!
O mágico tirou a máscara e o lorde, angustiado e assustado, procurou ver-se no espelho. Seus olhos se animaram e seus lábios se abriram num sorriso radiante, pois as linhas feias haviam desaparecido. A carranca tinha desaparecido e seu rosto estava exatamente igual ao da máscara que ele usara por tanto tempo! E quando voltou para junto da sua amada esposa, ela viu apenas as feições normais do homem que amava.
Sim, é uma velha lenda: que o rosto de alguém demonstra prontamente o interior da pessoa, sua alma, o que ela pensa e sente, seus profundos pensamentos.


As Sagradas Escrituras nos dizem com muita sabedoria e verdade: "Como imaginou na sua alma, assim é" (Pro.23:7) e, "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8).

Podemos percorrer o mundo em busca da beleza, mas só a encontraremos se a levarmos conosco. Ralph Waldo Emerson

A alegria é o que lubrifica os eixos do mundo.

Meus pais ensinaram-me a ser muito sincera. Incomoda-me ser hipócrita, mentir, enganar ou encobrir. Por isso, saber que deveria parecer feliz quando me sinto triste, para mim era um problema. Eu não via como podia sorrir e dar a impressão de estar feliz se não me sentia assim. Mas Deus me ajudou a encontrar uma solução satisfatória:
Você tem que compreender que, quando tem Jesus no coração, você não está demonstrando a sua própria felicidade, mas sim a felicidade que o Senhor lhe dá e que você está demonstrando através da sua expressão alegre e sorriso feliz. Não é ser hipócrita demonstrar felicidade quando você está triste, e isso não é fingimento, porque é a felicidade do Senhor que está transparecendo.
Portanto, você não está sendo hipócrita quando demonstra alegria apesar de não se sentir alegre por dentro. Muito pelo contrário, você está sendo um ótimo exemplo de deixar Jesus brilhar através de você. "Não eu, mas Cristo que vive em mim" (Gálatas 2:20). Você está mostrando o rosto do Senhor, refletindo a beleza de Jesus! Maria Fontaine




Insatisfeito consigo mesmo?

 "O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Samuel 16:7).
Às vezes nos sentimos descontentes, ou muito insatisfeitos Por não sermos aclamados ou não sermos mais perfeitos.
Achamos que nos falta beleza, carisma ou engenho E matutamos em nossa "perda" esquecendo o nosso "ganho".
Pensamos no que nos falta e caímos no pessimismo Refletimos em nosso "déficit" com orgulho e egoísmo.
Aí, em nós nasce o ódio  e muita inveja também Por não possuirmos as coisas que nos outros ficam bem.
E quando nos condenamos  por nossos traços especiais Os nossos conflitos aumentam e cada vez afundamos mais ...   Ó Senhor, queira perdoar-nos por nossa soberba e vaidade, Queremos agradar aos homens e não a Deus que tudo sabe! Mal nós percebemos que seria grande a nossa satisfação Se soubéssemos como somos lindos quando Deus toca o nosso coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário