Translate

quarta-feira, 22 de maio de 2013

BÍBLIA 8 - A BÍBLIA DIZ O QUE É PECADO


A Bíblia diz o que é pecado


" Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. " I João 3.4

- Significado (O que é pecado)
Pecado é também chamado de iniqüidade, transgressão, delito, culpa, etc. A Bíblia diz que o pecado é a transgressão da lei, não a lei dos homens, mas de Deus, que é santa e espiritual. (Romanos 7.12, 14)
Vejamos alguns exemplos:


Adão e Eva
- Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou... e disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente, isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom... Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhes deu essa ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás... Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: ...É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu tabém ao marido, e ele comeu. (Gênesis 1-3)

Rei Roboão
- Depois da morte de Salomão, rei de Israel, Roboão, seu filho começou a reinar. No início de seu reinado, as tribos do norte se separaram das do sul formando um reino independente. "Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e, com ele, todo o Israel." (II Crônicas 12.1) "Fez ele o que era mal, porquanto não dispôs o coração para buscar ao SENHOR". (II Crônicas 12.14)

Quem é pecador ?
A Bíblia diz que:
- " todos pecaram e carecem da glória de Deus. " (Romanos 3.23)
- " Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há um sequer. (Salmo 14. 2,3)
- " Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há um sequer. (Romanos 3. 11,12)
- " Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. (I João 1.8)

Porque pecamos ?
- Engano (ilusão, fraude, mentira): Muitas vezes somos enganados, como Eva foi enganada pela serpente (satanás) e caiu em transgressão.
- O nosso principal enganador é próprio diabo. Em II Coríntios 11.14 diz que o próprio satanás se transforma em anjo de luz.
- O nosso coração é enganoso: Jeremias 17.9 diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" E também em Obadias 3 diz: "A soberba do teu coração te enganou..."
- Influência de outra pessoa: O diabo pode usar pessoas com o fim de nos enganar. Em I João 3.7,8 diz: "Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, ...aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio."
- Cobiça (avidez, concupiscência, ganância, curiosidade): A curiosidade, a ganância do homem de ir além dos limites impostos por Deus sempre os atraiu ao pecado. A cobiça gera o pecado, que muitas vezes se torna em vício (prática do pecado). Lembre-se: "...aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio." (I João 3.8)
- A tentação é antes, uma cobiça, ninguém deve se justificar dizendo que pecou porque foi tentado. Em Tiago 1. 13-15 diz: "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Qual é a conseqüência do pecado?
"O salário do pecado é a morte..." (Romanos 6.23)
"...o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1.15)
A Bíblia diz que assim como há um lugar nos céus preparado para os filhos de Deus (João 14.2-3; II Coríntios 5.1; Filipenses 3.20), assim também há um lugar chamado de O Lago de Fogo ou A Segunda Morte, preparado para o diabo e seus anjos, bem como para os pecadores. Um lugar onde serão atormentados com fogo e enxofre (Apocalipse 14.10), onde haverá choro e ranger de dentes... (Lucas 13.28), onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga (Marcos 9.44), e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos (Apocalipse 20.10). Esta é a morte a respeito da qual Deus falara a Adão e Eva no Jardim do Éden (Gênesis 2.16-17).
- "Por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas incovenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. (Romanos 1.28-32)
- "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reiro de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. (I Coríntios 6.9-11)
- "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Apocalipse 21.8)


AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário