A chamada de Abraão
Tipo: Estudo Bíblico / Autor: Autores diversos
TEXTO ÁUREO
"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia" (Hb 11.8).
ORA, A FÉ É. O capítulo 11 demonstra a natureza do único tipo de fé aceita por DEUS e que triunfará na pior das situações. É uma fé que crê nas realidades espirituais (v. 1), que leva à justiça (v. 4), que busca a DEUS (v. 6), que crê na sua bondade (v. 6), que tem confiança na sua palavra (vv. 7,11), que obedece aos seus mandamentos (v. 8), que vive segundo as promessas de DEUS (vv. 13,29), que rejeita o espírito deste presente mundo mau (v. 13), que busca um lar celestial (vv. 14-16; cf. 13.13,14), que abençoa a geração seguinte (v. 21), que recusa os prazeres do pecado (v. 25), que suporta a perseguição (v. 27), que pratica poderosos atos de justiça (vv. 33-35), que sofre por amor a DEUS (vv. 25,35-38) e que não volta àquela pátria donde haviam saído, i.e., o mundo (vv. 14-16)
PELA FÉ ABRAÃO... OBEDECEU. A fé e a obediência são inseparáveis entre si, assim como também são inseparáveis a incredulidade e a desobediência (3.18,19; ver Jo 3.36 nota).
HB 11.10 - PORQUE ESPERAVA A CIDADE. Abraão sabia que a terra que lhe fora prometida, aqui
no mundo, não era o fim da sua jornada. Pelo contrário, o fim era bem além, na
cidade celestial, que DEUS preparara para seus servos fiéis. Abraão serve de
exemplo a todo o povo de DEUS; devemos reconhecer que estamos apenas de passagem
neste mundo, caminhando para nosso verdadeiro lar no céu. Não devemos pensar em
segurança plena neste mundo, nem ficar fascinados por ele (vv. 14,16; 13.14).
Devemos nos considerar estrangeiros e exilados na terra. Esta não é a nossa
pátria, mas território estrangeiro; o fim da nossa peregrinação será uma pátria
melhor (v.16), a "Jerusalém celestial" (12.22) e a "cidade
permanente" (13.14).Js 24.2 Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o
Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Tera, pai
de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses. 3 Eu, porém, tomei a vosso pai
Abraão dalém do Rio, e o conduzi por toda a terra de Canaã; também multipliquei
a sua descendência, e dei-lhe Isaque.
Abraão
veio de um povo idólatra, mas ouviu a voz de DEUS e creu em DEUS e em suas
promessas, sendo justificado por sua fé, assim como todo aquele que aceitar a
JESUS CRISTO como Senhor e Salvador de sua vida, pela fé em seu sacrifício na
cruz do calvário, levando sobre ELE nossos pecados.
VERDADE PRÁTICA
VERDADE PRÁTICA
A chamada de DEUS desafia o homem para uma vida de fé e sem fronteiras.
O caminho da bênção é sempre o da obediência incondicional a DEUS.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
GÊNESIS
11.31,32; 12.1-6
Gênesis 11.31 - E tomou Terá a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã e habitaram ali. 32 E foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Terá em Harã.
ABRÃO,
SEU FILHO. A Bíblia, em Gn 11.27, começa a história de uma única família
escolhida por DEUS, para por ela trazer a redenção da raça humana. O chefe
daquela família era Abrão (nome esse posteriormente mudado para Abraão, ver 17.5),
o qual viveu cerca de 2.100
a .C. Em Atos 7.2,3, Estêvão declara que DEUS apareceu a
Abrão, em Ur dos Caldeus, antes de ele habitar em Harã (cf. 15.7; Ne 9.7). A
chamada de DEUS a Abrão foi provavelmente o fator motivante na mudança para
Harã, de Terá, seu pai.. Abrão descendia de Sem (11.10) e tornou-se o pai da
nação judaica
DEUS chama Abrão e lhe faz promessas
Gn 12.1-6 - 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa
de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e
abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 3 E
abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti
serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim, partiu Abrão, como o SENHOR
lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos,
quando saiu de Harã.
5 E
tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua
fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram
para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã. 6 E passou Abrão por
aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então,
os cananeus na terra.
12.1
SAI-TE DA TUA TERRA. Nessa ocasião, DEUS não disse a Abrão para onde o
conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a
orientação direta do Senhor.
12.3 EM TI SERÃO BENDITAS
TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA. Esta é a segunda profecia das Escrituras sobre a
vinda de JESUS CRISTO a este mundo (ver 3.15 nota).
(1) O
texto fala de uma bênção espiritual que viria através de um descendente de
Abraão. Paulo declara que esta bênção se refere ao evangelho de CRISTO,
oferecido a todas as nações (Gl 3.8,14,16).
(2) A
promessa de DEUS a Abrão revela que, desde os primórdios da raça humana, o
propósito do evangelho era abençoar todas as nações com salvação. DEUS está
agora realizando seu propósito através de JESUS e seu povo fiel, que
compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para
proclamar o evangelho a todas as famílias da terra. Este versículo serve de
fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
12.4 PARTIU ABRÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO. A narrativa de Abraão, desde o início, chama a atenção para a seguinte verdade: a obediência a DEUS é essencial para o usufruto da salvação nEle.
(1)
Abrão obedeceu à palavra do Senhor. Sua obediência incluiu deixar seu lar e sua
pátria e confiar-se ao cuidado de DEUS, na sua orientação divina e nas suas
promessas (ver v. 1; Tg 2.17; 1 Jo 2.4).
(2) Assim como Abraão, todos os crentes em CRISTO são conclamados a deixar sua terra... parentela... e casa do pai (12.1) para seguir a JESUS, no sentido de buscar uma pátria melhor, isto é, a celestial.
LEITURA DIÁRIA
Segunda: Gn 11.24,26-32 = A Família de Abraão
11.28
UR DOS CALDEUS. Essa cidade antiga ficava cerca de 160 km a sudeste da cidade
de Babilônia, perto do rio Eufrates, na região hoje chamada Iraque. Sin , o
deus-lua, era o deus padroeiro dessa cidade.
11.31 ABRÃO, SEU FILHO. A Bíblia, em Gn 11.27, começa a história de uma única
família escolhida por DEUS, para por ela trazer a redenção da raça humana. O
chefe daquela família era Abrão (nome esse posteriormente mudado para Abraão,
ver 17.5), o qual viveu cerca de 2.100 a .C. Em Atos 7.2,3, Estêvão declara que
DEUS apareceu a Abrão, em Ur dos Caldeus, antes de ele habitar em Harã (cf.
15.7; Ne 9.7). A chamada de DEUS a Abrão foi provavelmente o fator motivante na
mudança para Harã, de Terá, seu pai, Abrão descendia de Sem (11.10) e tornou-se
o pai da nação judaica.Abraão, nona geração depois de Sem, nasceu por volta do
ano 2000 aC .
Abraão foi filho de Terá. e irmão de Naor e Ara. (SCR) Abraão casou-se com Sarai,
e Naor casou- se com Milca (Gn 11.27.29). Morava com Abraão seu sobrinho Ló,
filho de Ara. que havia falecido (Gn 11.27.28).
Terça: Gn 12.1-9 = O desafio da fé ultrapassa fronteiras.
12.1
SAI-TE DA TUA TERRA. Nessa ocasião, DEUS não disse a Abrão para onde o
conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a
orientação direta do Senhor.
12.3
(1) O
texto fala de uma bênção espiritual que viria através de um descendente de
Abraão. Paulo declara que esta bênção se refere ao evangelho de CRISTO,
oferecido a todas as nações (Gl 3.8,14,16).
(2) A
promessa de DEUS a Abrão revela que, desde os primórdios da raça humana, o
propósito do evangelho era abençoar todas as nações com salvação. DEUS está
agora realizando seu propósito através de JESUS e seu povo fiel, que
compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para
proclamar o evangelho a todas as famílias da terra. Este versículo serve de
fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
12.4
PARTIU ABRÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO. A narrativa de Abraão, desde o
início, chama a atenção para a seguinte verdade: a obediência a DEUS é
essencial para o usufruto da salvação nEle.
(1)
Abrão obedeceu à palavra do Senhor. Sua obediência incluiu deixar seu lar e sua
pátria e confiar-se ao cuidado de DEUS, na sua orientação divina e nas suas
promessas (ver v. 1 nota; Tg 2.17 nota; 1 Jo 2.4 nota).
(2)
Assim como Abraão, todos os crentes em CRISTO são conclamados a deixar sua
terra... parentela... e casa do pai (12.1) para seguir a JESUS, no sentido de
buscar uma pátria melhor, isto é, a celestial (Hb 11.16)
12.7 E APARECEU O SENHOR A ABRÃO. Esta é a primeira ocasião em que as Escrituras declaram explicitamente que DEUS apareceu a alguém, porém, é justo crer que DEUS já tivesse antes aparecido a Adão e outros (1.28,29; 2.15,16,22; 3.8-21). Esse aparecimento foi uma manifestação objetiva e visível de DEUS na semelhança de um ser humano (c.f. 18.1-3,9-33; Êx 33.18-23). As aparições visíveis do Senhor são chamadas teofanias i.e., manifestações ou aparições visíveis de DEUS (ver Êx 3.2 nota). A terra que DEUS prometeu que daria a Abrão era a terra de Canaã (o nome antigo da Palestina), ao longo do litoral sudeste do mar Mediterrâneo.
Quarta: At 7.1-8 = O Testemunho da fé de Abraão
7.2
IRMÃOS E PAIS, OUVI. O discurso de Estêvão diante do sinédrio é uma defesa da
fé propagada por CRISTO e pelos apóstolos. Ele é o precursor de todos quantos
defendem a fé bíblica contra os que se opõem ao seu ensino ou o distorcem, e é
o primeiro que morreu por essa causa. JESUS vindica a ação de Estêvão, ficando
em pé para honrá-lo diante de seu Pai, no céu (v. 56 nota). O amor de Estêvão à
verdade e sua disposição em dar a vida para salvaguardá-la, contrastam-se
nitidamente com aqueles que pouco se interessam por batalhar pela fé que uma
vez foi dada aos santos (Jd v.3) e que, em nome do amor, da paz e da
tolerância, não vêem qualquer necessidade de oposição aos falsos mestres, nem
àqueles que distorcem o evangelho puro, em favor do qual CRISTO morreu.
Quinta: Rm 4.1-22 = Abraão justificado pela fé
Abraão foi justificado pela fé
4.3 CREU ABRAÃO EM DEUS. A
salvação pela fé, e não pelas obras (i.e., pela guarda da Lei), não é uma
doutrina peculiar do NT; é, também, característica do AT. Paulo retrocede no
tempo, para além de Moisés, e toma Abraão como exemplo de fé. Abraão tinha fé
em DEUS, i.e., cultivava um dedicado e leal relacionamento com seu DEUS, cria
nas suas promessas (vv. 20,21; Gn 12.1-3; 15.5,6) e vivia em obediência ao
Senhor (Gn 12.1-4; 22.1-19; Hb 11.8-19; Tg 2.21,22.
4.5 FÉ IMPUTADA COMO JUSTIÇA. A Abraão, a fé foi "imputada" por
justiça. "Imputar" significa creditar na conta da pessoa (ver a forma
negativa no v. 8). Isso significa que a fé salvífica do cristão é tida como
equivalente à justiça no tocante ao seu efeito.
(1) Paulo fala seis vezes, em Rm 4, de "imputar" ou "atribuir a
justiça" ao crente, e, em cada caso, Paulo afirma claramente
que é a "fé" do crente que lhe é contada ou imputada como
"justiça" (vv. 3,5,6,9,11,22; ver Gn 15.6).
(2) Imputar a fé do crente como justiça não é, porém, resultado exclusivo da
nossa fé em CRISTO ou da nossa entrega a Ele; é, acima de tudo, um ato de graça
e misericórdia divinas (v.16).
(3) Quando DEUS vê o coração do crente voltado para CRISTO com fé, Ele lhe
perdoa, graciosamente, os pecados, imputa-lhe a fé como justiça e aceita-o como
seu filho (vv. 5-8). Juntamente com essa imputação da fé como justiça, DEUS
também outorga sua graça para a santificação (ver v. 16; 5.2; Fp 3.9; Tt
3.5-7).
(4) A fé, que é imputada como justiça e que traz o perdão, é a fé em CRISTO,
tendo em vista a sua morte expiatória (3.24-26). Absolutamente nada mais, a não
ser a morte sacrificial de CRISTO na cruz constitui o fundamento da
reconciliação do pecador com DEUS (ver 5.10)
4.7 AQUELES CUJOS PECADOS SÃO COBERTOS. Esta citação do Sl 32.1,2 mostra que
tanto Davi como Paulo criam que a fé contada como justiça, abrange o perdão do
pecado e a reconciliação com DEUS. É uma dádiva da misericórdia de DEUS através
da morte de CRISTO na cruz (ver v. 5; cf. 2 Co 5.19,21).
4.12 A FÉ DE NOSSO PAI ABRAÃO. A fé que Abraão tinha era uma fé genuína, pela
qual ele perseverava, cria, confiava, obedecia, fortalecia-se e dava glória a
DEUS (vv. 16-21). Esse é o tipo de fé que nos torna filhos de DEUS.
4.16 É PELA FÉ. Os crentes são salvos somente pela fé, mediante a graça. Devem
ser notadas, no entanto, duas verdades bíblicas a respeito da natureza da fé
para salvação.
(1) Embora a pessoa seja salva pela fé somente, a fé que salva não é algo
único. Tiago declara que "a fé sem obras é morta" (Tg 2.14-26); Paulo
diz que é "a fé que opera por caridade" (Gl 5.6). A fé, para a
salvação, é uma fé tão vital que não pode prescindir da expressão do amor, da
obediência para com o Salvador e de serviço ao próximo. A fé que consiste na
confiança em DEUS, para o perdão dos pecados, mas que não inclui, da parte do
pecador, um sincero arrependimento do pecado e também um compromisso ativo com
CRISTO como Senhor, não corresponde à fé para salvação segundo o NT.
(2) É antibíblico enfatizar a "fé" em si mesma, e ignorar o amplo
desígnio da salvação e daquilo que ela significa. A salvação pela fé inclui não
somente ser salvo da condenação, mas também ser salvo para comunhão com DEUS,
para santidade e para serviço, i.e., a prática das boas obras (Ef 2.10)
4.16 PARA QUE SEJA SEGUNDO A GRAÇA. Se a salvação, a justificação e a justiça
que DEUS outorga viessem pela nossa perfeita obediência à Lei, ninguém seria
salvo, porque ninguém jamais a cumpriu de modo perfeito. Mas, posto que a
salvação é pela fé, mediante a graça, poderão ser salvos todos aqueles que
buscam a DEUS. Ele, por sua misericórdia, perdoa os nossos pecados e
outorga-nos a sua graça (i.e., seu Espírito e seu poder), para regenerar nossa
vida e nos tornar seus filhos.
Sexta: Jo 8.37-56 = A Justiça de DEUS imputada a Abraão pela fé
8.42 SE DEUS FOSSE O VOSSO PAI. Aqui, JESUS declara um princípio fundamental da
salvação, a saber, a evidência de sermos verdadeiros filhos de DEUS (i.e.,
nascidos de novo da parte de DEUS) está na nossa demonstração de amor a JESUS.
Então, devemos manifestar uma fé sincera e obediente. Do contrário, é falsa a
afirmação de sermos filhos de DEUS (vv. 31,42;10.2-5,14,27,28; 14.15,21).
8.44 É MENTIROSO E PAI DA MENTIRA. A mentira é uma destacada característica do
diabo. Ele é a fonte geradora de toda a falsidade (Gn 3.1-6; At 5.3; 2 Ts
2.9-11; Ap 12.9). É um pecado totalmente contrário à mente de DEUS, que é a
verdade (Ap 19.11). A indiferença para com o pecado da mentira é um dos
sintomas mais claros da impiedade de uma pessoa. Tal pessoa
ainda não nasceu do Espírito (3.6) e está sob a in-fluência de Satanás, como
seu pai espiritual (ver 4.24 nota; Ap 22.15 nota).
Sábado: Gl 3.6-18 A
justiça de DEUS imputada a Abraão pela fé.
3.11 O JUSTO VIVERÁ DA FÉ. Paulo cita Hc 2.4 para ilustrar a justificação pela
fé (cf. Rm 1.17). Habacuque enfatiza que quem é justificado pela fé possui a
verdadeira justiça interior, pois ele contrasta o justo com o ímpio, cuja alma
"não é reta nele" (Hc 2.4). Sendo assim, Paulo cria que a
justificação envolvia uma verdadeira justiça interior mediante o Espírito Santo
habitando na pessoa.
3.14 A BÊNÇÃO DE ABRAÃO. O conteúdo da promessa de DEUS a Abraão (v. 8) é
definido como a promessa do Espírito pela fé (cf. Lc 24.49; At 1.4,5). Receber
o Espírito é ter a justiça, a vida e todas as bênçãos espirituais (ver 3.5;
4.6).
OBJETIVOS
Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Descrever a conjuntura histórica da chamada de Abraão.
Identificar as principais personagens da narrativa.
Reconhecer que a soberania divina não anula o livre arbítrio.
SÍNTESE TEXTUAL
Este homem perderia todas as conveniências de uma cidade civiliza- da para ir a
um lugar desconheci- do, sujeito a toda sorte de peripécias, a fim de aprender
a depender continuamente dAquele que o chamou. Abraão foi este homem. Ele
estava talhado para este empreendimento divino. De fidelidade e obediência
incontestáveis prestou-se resolutamente aos planos de DEUS. O Altíssimo cercou-
lhe de todas as promessas e pôs- lhe à frente um supremo alvo: ser pai de uma
numerosa nação.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Ur foi o centro de uma grande cultura pagã ao sul da Mesopotâmia. Provavelmente
fundada em cerca de 2800 a .C.,
já vivia o seu apogeu nos dias de Abraão. Exercia enorme influência social,
religiosa e comercial na região mesopotâmica e além dela. Não obstante, Abraão
e seu pai estavam preparados para deixá-la, em obediência às instruções
divinas. Alguns anos depois de Abraão partir, a cidade foi saqueada por
assaltantes elamitas e ficou perdida para a História durante muitos séculos.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
São muitos os exemplos de fé descritos na Bíblia, mas destaca- se, com especial
tratamento, o de Abraão, o qual é denominado "pai da fé". A palavra
fé, do ponto de vista escriturísticos, tem o significado básico de
"fidelidade" (Dt 32.4; SI 36.5; 37.5). Na verdade, o estudo da vida
de Abraão é de grande valor pelo fato de ser ele o pai da nação eleita -
Israel, e pai na fé de todos os que crêem em DEUS. A sua chamada divina se re- veste de um
caráter especial, por ser o ponto de partida para a formação do povo que, em
meio aos cananeus idólatras, serviria a DEUS, como único, invisível e
verdadeiro DEUS.
A vida do patriarca Abraão sem dúvida alguma causa admiração em qualquer leitor
da Bíblia Sagrada, pois este homem, sem ter acesso a nenhum escrito sagrado,
vivendo 430 anos antes da lei ser promulgada, obteve testemunho e justificação
da parte de DEUS, uma vez que a Bíblia declara que Abraão creu, e isso lhe foi
imputado como justiça (Gl 3.6; Gn 15.6). Se a experiência de Abraão não fosse
registrada, a justificação pela fé (Rm 5.1), um dos pilares da fé cristã, não
poderia ter sido completamente formulada, pois Abraão é o protótipo do cristão
e sua fé o protótipo da fé de um cristão. Muito há o que aprender com o
patriarca, e para você, estudante da palavra de DEUS, que quer ser enriquecido
e sentir DEUS falando com você, recomendamos a leitura dos capítulos 12 a 25 de Gênesis, que narram
a história do patriarca.
Nascimento Quando seu pai tinha 130 anos.
Canaã Entrou na Palestina aos 75 anos.
Ló Libertou seu sobrinho quando tinha 80 anos.
Ismael Tinha 86 anos quando seu primeiro filho nasceu.
Sodoma e Gomorra As cidades foram destruídas quando tinha 99 anos
Isaque Nasceu quando tinha 100 anos.
Sara Tinha 137 anos quando sua mulher morreu.
Esaú e Jacó Quando seus netos nasceram tinha 160 anos.
Morte Aos 175 anos de idade.
http://www.scriptura.hpg.ig.com.br/complementos/resumo_abraao.htm
I. A VIDA DE ABRAÃO ANTES DA SUA CHAMADA
1. O primitivo nome de Abraão.
ABRÃO, SEU FILHO. A Bíblia, em Gn 11.27, começa a história de uma única família
escolhida por DEUS, para por ela trazer a redenção da raça humana. O chefe
daquela família era Abrão (nome esse posteriormente mudado para Abraão, ver
17.5), o qual viveu cerca de 2.100
a .C.
NÃO... ABRÃO, MAS ABRAÃO. Abrão significa pai elevado; Abraão significa pai de
uma multidão; Ne 9.7; Rm 4.17). Na Bíblia, uma nova experiência com DEUS,
muitas vezes, requeria um novo nome para a pessoa, simbolizando aquele novo
relacionamento.17.7 PARA TE SER A TI POR DEUS. A razão de ser e a realidade do
concerto de DEUS com Abraão era DEUS ser o DEUS único de Abraão e dos seus
descendentes (vv. 7,8). A promessa de DEUS de te ser a ti por DEUS é a promessa
mais grandiosa das Escrituras. É a primeira promessa, a promessa fundamental,
na qual se baseiam todas as demais promessas. Significa que DEUS assume o
compromisso, sem reservas, com o seu povo fiel, para ser o seu DEUS, seu escudo
e seu galardão (ver 15.1 nota). Significa, também, que a graça de DEUS, seu
perdão, promessas, proteção, orientação, bondade, ajuda e bênção são dados aos
seus com amor (Jr 11.4; 24.7; 30.22; 32.38; Ez 11.20; 36.28; Zc 8.8). Todos os
crentes herdam essa mesma promessa mediante sua fé em CRISTO (Gl 3.16).
Quanto á troca do nome de Abraão é devido à ALIANÇA que DEUS fez com o mesmo,
vejamos:
TROCA DE NOMES: significa que o meu nome passa a ter direito sobre tudo o que o
teu nome tem direito e o teu nome passa a ter direito sobre tudo o que o meu
nome tem direito, inclusive dívidas. (Gn 17.5/28.13). Eu passo a ter um pedaço
do seu nome e você passa a ter um pedaço do meu nome.
Exemplo: Gn 17.4 "Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai
de muitas nações; 5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome;
pois por pai de muitas nações te hei posto;"
A partir daí Abrão passou a se chamar AbraHão (esse "H" é importante,
pois vem do nome de DEUS ( YHWH ); infelizmente no português não traduziram com
o 'H", porém nas outras línguas, sim.
DEUS também teria que mudar o seu nome; a partir daí ELE se apresenta como o
DEUS de Abrahão.
Gn 26.24 "E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu sou o Deus de
Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei e
multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão."
Gálatas 3.13= Abrahão recebe o H de DEUS e fica com um novo nome, ABRAHÃO,
(recebe o H = ESPÍRITO, pela fé).
2. Os ancestrais de Abraão.
Em Atos 7.2,3, Estêvão declara que DEUS apareceu a Abrão, em Ur dos Caldeus,
antes de ele habitar em Harã (cf. 15.7; Ne 9.7). A chamada de DEUS a Abrão foi
provavelmente o fator motivante na mudança para Harã, de Terá, seu pai. Abrão
descendia de Sem (11.10) e tornou-se o pai da nação judaica.
3. A esposa de Abraão, Sara (Gn 11.29-31; 12.5).
11.29 E tomaram Abrão e Naor mulheres para si; o nome da mulher de Abrão hera
Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai
de Iscá.30 E Sarai foi estéril e não tinha filhos.31 E tomou Terá a Abrão, seu
filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher
de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de
Canaã; e vieram até
Harã e habitaram ali.
12.5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a
sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e
saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.
Nome: Gn 17.15 SARA. Sara significa princesa e denota a posição dela como mãe
das nações e reis (v. 16)
Fé: Hb 11.11 Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à
luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
Modelo de esposa e Obediência: 1 Pe 3.6 como Sara obedecia a Abraão,
chamando-lhe senhor, da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo
nenhum espanto.
Morte: Gn 23.1 E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os
anos da vida de Sara.2.E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra
de Canaã; e veio Abraão lamentar a Sara e chorar por ela.
Sepultura: Gn 23.19 E, depois, sepultou Abraão a Sara, sua mulher, na cova do
campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã.
II. A CHAMADA DE ABRAÃO
1. A tríplice ordem de DEUS a Abraão (Gn 12.1).
Na chamada de DEUS a Abraão, há
três determinações nas quais estão a essência do plano divino para ele.
Nessa ocasião, DEUS não disse a Abrão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao
invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a orientação direta do
Senhor esperando a hora de poder cumprir integralmente as ordens de DEUS.
A primeira foi: "Sai-te da tua terra",
A segunda ordem de DEUS foi: "sai-te do meio da tua parentela".
A terceira exigência divina foi: "vai para a terra que eu te
mostrarei".
Nenhuma das três ordens de Deus havia sido atendida: Abraão não deixou a sua
terra, pois parou em Harã, outra cidade do mesmo país; Abraão não saiu de sua
parentela, pois seu pai era o líder da peregrinação; a promessa de que Deus lhe
mostraria uma terra não foi aproveitada, uma vez que a direção estava com Terá.
2. Abraão vai para Harã e Siquém (Gn 12.4-8). Abraão acumulou riquezas em Harã,
mas o seu coração não estava naquele lugar.
PARTIU ABRÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO. A narrativa de Abraão, desde o
início, chama a atenção para a seguinte verdade: a obediência a DEUS é
essencial para o usufruto da salvação nEle.
(1) Abrão obedeceu à palavra do Senhor. Sua obediência incluiu deixar seu lar e
sua pátria e confiar-se ao cuidado de DEUS, na sua orientação divina e nas suas
promessas (ver v. 1; Tg 2.17; 1 Jo 2.4).
(2) Assim como Abraão, todos os crentes em CRISTO são conclamados a deixar sua
terra... parentela... e casa do pai (12.1) para seguir a JESUS, no sentido de
buscar uma pátria melhor, isto é, a celestial (Hb 11.16; ver o estudo A CHAMADA
DE ABRAÃO)
12.7 E APARECEU O SENHOR A ABRÃO. Esta é a primeira ocasião em que as
Escrituras declaram explicitamente que DEUS apareceu a alguém, porém, é justo
crer que DEUS já tivesse antes aparecido a Adão e outros (1.28,29; 2.15,16,22;
3.8-21). Esse aparecimento foi uma manifestação objetiva e visível de DEUS na
semelhança de um ser humano (c.f. 18.1-3,9-33; Êx 33.18-23). As aparições
visíveis do Senhor são chamadas teofanias i.e., manifestações ou aparições
visíveis de DEUS (ver Êx 3.2). A terra que DEUS prometeu que daria a Abrão era
a terra de Canaã (o nome antigo da Palestina), ao longo do litoral sudeste do
mar Mediterrâneo.
3. Abraão muda de Siquém para Betel (Gn 12.8). Foi em Betel, "casa de
DEUS", que Abraão edificou um altar ao Senhor.
Gn 28.19 BETEL. Betel significa a casa de DEUS e pode representar qualquer
lugar onde DEUS está presente num sentido muito especial.
III. O CARÁTER DA CHAMADA DE ABRAÃO
A chamada de Abraão tem características valiosas para o nosso ensino. O DEUS
que chamou Abraão é o mesmo que continua chamando e convocando homens e
mulheres para o cumprimento de seus desígnios.
1. A soberania de DEUS A soberania divina manifesta-se na vida de Abraão.
O DEUS que chama é o mesmo DEUS que capacita. Embora Abraão vivesse entre
idólatras existia nele o desejo de conhecer a DEUS e a pré-disposição para
servi-lo. Para DEUS o que importa é que o vaso esteja disposto a ser cheio, que
aquele que é chamado esteja disposto a aprender e a servir.
2. A escolha de Abraão por DEUS. Tenhamos em mente que DEUS não faz acepção
arbitrária de pessoas.
Rm 4.18 O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de
muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
Rm 9.7 nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque
será chamada a tua descendência.
Gl 3.29 E, se sois de CRISTO, então, sois descendência de Abraão e herdeiros
conforme a promessa.
Hb 2.16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de
Abraão.
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão pe à sua posteridade. Não diz: E às
posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade,
que é CRISTO.
Rm 1.3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
De Abraão a Davi as promessas foram sendo reiteradas por DEUS que tinha sempre
em vista a CRISTO que nasceria da descendência de Abraão que creu em DEUS pela
fé e assim todos os que são chamados CRISTÃOS são justificados pelo mesmo tipo
de fé de Abraão.
CONCLUSÃO
A chamada divina feita a Abraão coloca-o entre aqueles que DEUS em sua presciência
conhecia e, por isso, o escolheu para ser o homem a cumprir os seus desígnios.
Abraão foi obediente à chamada divina e pautou toda sua vida pelo princípio de
fazer a vontade de DEUS.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsidio Histórico
"A história de Israel tem início com a chamada de Abraão para ser o pai da
nação escolhida. No final da lista genealógica que começa com Sem, filho de Noé
(Gn 11.10- 26), aparece o nome de Terá, pai de Abraão, Naor e Harã. Terá viveu
em Ur dos Caldeus (v.28), a famosa cidade sumeriana localizada às margens do
Rio Eufrates, cerca de 241
quilômetros a nordeste da costa atual do Golfo Pérsico.
A mais satisfatória reconstrução da cronologia bíblica localiza o nascimento de
Abraão em 2166 a .C.,
uma época em que a cidade de Ur caiu nas mãos de um povo bárbaro e montanhês
conhecido por Guti.
Conforme já foi constatado, Ur era uma cidade da Suméria - a mais importante
dentre um complexo de cidades-estado - povoada pela civilização altamente culta
dos sumérios pelo menos desde a metade do quarto milênio. A Ur de Terá e Abraão
era, por assim dizer, uma cidade altamente cosmopolita, já que não-sumérios
como o próprio Abraão e seus antepassados - de origem semítica - lá viveram e
fundiram seus conhecimentos intelectuais e sua cultura com o lastro cultural
dos sumérios.
Visto que, por aqueles tempos, Sargão (2371-2316) estabeleceu em Agade o
Império Acadiano, de dominação semita, aproximadamente 321 quilômetros a
noroeste de Ur, é quase certo que Abraão fosse bilíngüe, dominando tanto a
língua sumeriana quanto a acadiana." (História de Israel no Antigo
Testamento, CPAD, págs. 12 e 13)
"Era homem muito sensato, muito prudente, de espírito grande e tão
eloqüente que podia per- suadir quem quisesse. Como nenhum outro o igualava em
capacidade e em virtude, ele mostrou aos homens conhecimento da grandeza de
DEUS muito mais perfeito do que o tinham antes. Foi ele o primeiro que ousou
dizer que existe um só DEUS; que o universo é obra das suas mãos e que é
unicamente à sua bondade e não às nossas próprias forças que devemos atribuir
toda a nossa felicidade." (História dos Hebreus, CPAD, pág. 55)
"Como Abraão veio conhecer a DEUS em meio a tanta idolatria? (Js 24.2).
Está confirmado pela História e pela Arqueologia que a religião dos povos
primitivos era monoteísta (Rm 1.20). Além disso, Sem foi contemporâneo de
Abraão durante 150 anos, conforme capítulos 5 e 11 de Gênesis, e pode ter-lhe
transmitido diretamente a revelação divina. DEUS também podia revelar-se
diretamente a ele, pois é soberano, inclusive na chamada - ver Marcos
3.13." (A Bíblia Através dos Séculos, CPAD, pág.106)
Leia mais Revista Ensinador Cristão, CPAD, n° 12, pág.36
GLOSSÁRIO
Cônjuge: Cada uma das pessoas ligadas pelo casamento em relação à outra.
Desígnio: Intento, intenção, plano, projeto, propósito.
Dispensação: Período de tempo no qual DEUS se revela de modo distinto e
particular ao ser humano.
Escriturístico: Relativo às Escrituras Sagradas, a Bíblia.
Essência: Aquilo que constitui a natureza das coisas; substância; o que
constitui o cerne de um ser.
Êxito: Resultado feliz; bom sucesso; bom êxito.
Genealogia: Série de antepassados; estirpe, linhagem.
Implícito: Que está envolvi- do, mas não de modo claro; tácito, subentendido.
Incluso: Incluído, compreendido.
Indefinido: Qualidade do que não está definido.
Linhagem: Genealogia, geração, estirpe, família.
Progenitor: Aquele que procria antes do pai; avô, ascendente.
Promissor: Cheio de promessa; feliz, próspero, promitente.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
• A Bíblia Através dos Século s, António Gilberto, CPAD.
• História de Israel no Antigo Testamento, Eugene H. Merrill, CPAD.
• História dos Hebreus, Flávio Josefo, CPAD.
• O Antigo Testamento Interpretado, R.N.Champlin, CPAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário