Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2013

REFLEXÃO 110 - A CASA DOS DEUSES

A casa dos deuses

Naqueles dias... Juizes 17:1-6

Introdução: Do teísmo ao politeísmo

A dispersão, cada um para um lado pode fazer perder o objetivo comum, a dispersão foi pela falta de uma liderança, pôr isso naquele tempo registra as Escrituras.
"Naqueles dias, não havia rei em Israel ; e cada um fazia o que achava mais reto." Um Levita à procura de salário encontra uma mulher com dinheiro na carteira que pretendia organizar um culto, uma casa de deuses.
Ela acreditava em Deus, e colocou no filho o nome que significa: "Que é semelhante ao Senhor". Conhecia as bênçãos do Senhor pôr isso disse ao seu filho: "Bendito do Senhor seja meu filho!"
Era uma mulher que queria uma casa de adoração sem ligação com ninguém, se transformou numa espécie de benzedeira, acreditava em Deus e até contratou um levita que andava sem rumo pelas montanhas, ao que parece era um neto de Moisés. Pois, essa mulher contratou o Levita para servi-lhe como sacerdote diante dos seus deuses domésticos.

I- As palavras de uma mãe:
Ela vivia amaldiçoando o filho sem o saber. Havia sumido mil e cem mil siclos de prata, e as palavras de maldição tirou o sossego do seu filho, que um dia veio à sua mãe e devolveu os mil e cem ciclos de pratas.
As queixas dos pais. As palavras dos pais quer sejam eles crentes ou incrédulos poderão causar dano na vida de seus filhos; e se o filho não for crente em Jesus as pragas poderão alcança-lo, porém se o filho for crente a maldição não o alcançará. Porém se o filho for crente e ainda assim for respondão, ou rebelde ele não estará livre das queixas dos pais, pois ele colherá o que está plantando.
Deuteronômio 21:18-21 - "Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão. Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra ;assim eliminarás o mal do meio de ti; todo os Israel ouvirá e temerá.
Meu pai sempre dizia: "um bom filho é bom em tudo" - são conceitos que estão firmados nos corações de todo o povo Aquele jovem não foi um filho prudente, se isolou e quis ser o Senhor das Montanhas era conhecido pôr um certo homem da região montanhosa de Efraim cujo nome era Mica.

II-A fidelidade infiel
Uma coisa interessante era que a mãe de Mica foi fiel nas ofertas, logo consagrou ao Senhor os mil e cem siclos de prata de uma forma muita estranha .
"De minha mão dedico este dinheiro ao Senhor para meu filho, para fazer uma imagem de escultura e uma de fundição, de sorte que, agora , eu to devolvo.
Deu, mas, tomou de volta em benefício da casa de deuses.
Ela era sacerdotisa de si mesmo, administrava seu próprio dízimo, consagrar ao Senhor era o como se consagrasse a si mesmo, e, mandou fazer um ídolo de fundição estava assim formada uma seita na região montanhosa de Efraim.
Alguns em nossos dias repartem os dízimos a seu próprio critério, não dá com fé e torna-se sacerdote de si mesmo.

III- No que o filho de Mica poderia desobedecer?
Números 1:53 - Ele poderia Ter se recusado a ser um sacerdote idólatra ainda mais que ele conhecia muito bem a Lei, mas, o texto diz que ele foi designado sacerdote do lar, e assim aquela casa se tornou um centro espírita.
Mas ela sabia que o seu filho não era da tribo de Levi , a família que herdara o sacerdócio. "Mas os levitas se acamparão, ao redor do tabernáculo do Testemunho, para que não haja ira sobre a congregação dos filhos de Israel; pelo que os levitas tomarão a si o cuidar do tabernáculo do Testemunho." 
Mas cada um fazia o que melhor lhe parecia assim pensava o Levita. "Sou levita de Belém e vou ficar onde melhor me parecer". Era mesmo um insubmisso, não conhecia mais o seu lugar, isto é, "Ao redor do Tabernáculo do Testemunho", conforme Juizes 17:5, 12

IV- Mica um homem persuasivo
Mica achou logo um meio de consagrar o sacerdote Levita, (Ele já havia consagrado a um de seus filhos como o seu sacerdote).
O levita se vendeu pôr dez siclos de prata anual e o sustento diário.Quando o sacerdote foi resgatado pelos soldados da tribo de Dan ele levou consigo além da estola sacerdotal os ídolos do lar. Estava mal acostumado. Mica tinha dinheiro para sustentar o sacerdote pôr uns cem anos, parece que era um homem rico de posses e achou que podia mudar a cabeça do sacerdote e mudou, temos aqui que notar uma outra força a força do dinheiro, muitos mudam pôr causa do dinheiro, e fazem o seu próprio caminho.

Conclusão
Como sacerdote do Senhor devemos manter o padrão e não concordar com a idolatria de nossos pais ou de nossos amigos.
A mesquita sobre o Monte Moriá é a grande contradição do judaísmo, o desvio terminou pôr oferecer um terreno propício aos seus inimigos.


AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário