Translate

quarta-feira, 17 de julho de 2013

REFLEXÃO 118 - VIRANDO O JOGO

VIRANDO O JOGO
Josué 7.1-13; 8.1-2

Introdução: Já assisti a várias partidas de futebol onde um determinado time virou o jogo quando ninguém mais acreditava que seria possível.
Meu desejo nessa reflexão é ajudá-lo a virar o jogo naquelas áreas em que você está experimentando derrotas em sua vida.
            Pretendo apresentar alguns passos necessários para experimentarmos vitórias em nossas vindas, após uma grande derrota, tomando como exemplo o texto de Josué capítulo 7.

1 – Primeiro passo: não aceitar a decretação de sua derrota mesmo após uma batalha perdida - Josué 7.1-5
·         Josué e todo exército de Israel sofrem uma grande derrota, quando tudo parecia se concluir em uma grande vitória de Josué e de seu exército, pois vinham de uma grande vitória diante a cidade de Jericó.
·         Possivelmente muitos de nós já experimentamos uma grande perda na vida. Alguns a perda de uma pessoa querida, trabalho, falência de um negócio, de um ministério, saúde, casamento rompido, etc.
·         Dificilmente alguém nunca experimentou uma derrota, ainda que seja de uma partida de futebol, de um jogo de tabuleiro, ou, de alguma outra brincadeira.
·         Não devemos nutrir um sentimento de vergonha por causa de uma derrota e nem assumirmos uma posição de fracassado.
·         O termo “fracassado” não define alguém que sofreu uma derrota. Não podemos, por exemplo, definir Josué como um fracassado por causa dessa derrota.
·         Fracassado é um termo que define aqueles que desistem de lutar, que não tentam outra vez, e mais outra vez, e outras tantas vezes que forem necessárias. Fracassado são aqueles que não dão a si mesmo o direito de continuarem lutando por aquilo que se deseja alcançar.

Aplicação: Não fique preso as experiências frustrantes do passado. Não deixe de acreditar que você pode realizar algo maravilhoso naquele campo onde um dia você fracassou. Nunca deixe de acreditar que as experiências ruins podem ser usadas por Deus para te levar a experiências de vitórias.


2 – Segundo passo: nutrir sentimentos corretos - Js 7.6
·         Rasgou as vestes à Na leitura da Bíblia é comum encontrar versículos que dizem que alguém rasgou as suas vestes. Qual o significado deste costume? A prática de rasgar as roupas, nas culturas orientais, mostrava emoções fortes, geralmente angústia, tristeza, remorso ou ofensa (ultraje).
Deus não olha para as roupas rasgadas, embora estas tenham a intenção de refletir os sentimentos das pessoas angustiadas e arrependidas. 
"Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus...” (Joel 2:12-13).
Hoje, não temos o costume de rasgar as nossas roupas, mas devemos chegar a Deus com corações quebrantados e arrependidos!
·         Prostrou-se rosto em terra à Esta é uma atitude que demonstra adoração quando dirigida a Deus. Contudo, quando um judeu se prostrava diante um rei (ex.: Natã diante Davi) esta atitude também demonstrava respeito e honra. Adorar é se render plenamente ao objeto adorado. Josué se entrega totalmente a Deus diante a derrota sofrida.
·         Perante a arca do Senhor àA arca do Senhor simbolizava a presença de Deus. O texto nos ensina que Josué se sentia entristecido pela derrota sofrida diante da cidade de Ai, e diante essa derrota, Josué decide humildemente buscar a Deus e se render a Ele.

Aplicação: Josué decidiu não nutrir sentimentos de derrota, mas de humildade e entrega a Deus. Não importa qual derrota você tenha experimentado em sua vida, não importa em que área você foi derrotado, Deus espera que você o busque de coração para levá-lo a nova experiência de vida.

3 – Terceiro passo: Alinhar seu coração ao coração de Deus - Js 7.7-9
Josué orou. Vamos analisar a oração de Josué.
·           V.7 – Josué demonstra estar confuso à Josué não entendeu o porquê de Deus ter permitido a derrota deles.
Muitas vezes não entendemos as derrotas que sofremos na vida. Não entendemos a razão de nossos fracassos. A verdade é que nem sempre conseguiremos entender no momento o porque de nossos fracassos e sofrimentos.
Assim como aquele jogo de ligar os pontos, onde só conseguimos perceber o que desenhamos após termos terminado o desenho, nós só conseguimos entender determinadas derrotas depois de passado longos anos.
·           V.8-9 – Josué demonstra preocupação com Israel e com Deus à Josué não está declarando uma preocupação com seu futuro, com seu nome, mas com o projeto de Deus por meio de Israel. Não está preocupado com o que dirão dele, mas com o que dirão da nação de Israel e da pessoa de Deus.
Israel era a nação que Deus escolherá para fazer o Seu nome grande. O que seria do nome de Deus diante o fracasso de Israel?

Aplicação: Deus tem um propósito para mim e para você, assim como Ele tinha um propósito para a nação de Israel. Deus pretende que sejamos testemunhas de Seu amor, que proclamemos a salvação em seu Filho Jesus Cristo. Que tipo de testemunho você tem apresentado aos seus amigos, parentes, vizinhos, etc.?

4 – Quarto passo: ter atitudes corretas – Js 7.10-13
·         V.10 – Levantar à “Levanta-te; por que você está ai prostrado sobre o teu rosto?”
Uma vez que você se depara com a derrota é natural que você se entristeça e queira fugir de todos, assim como Josué. É preciso então buscar a Deus, redirecionar seus pensamentos e desejos novamente, uma vez que você passou por essas etapas, é preciso dar o último passo para virar o jogo, é preciso se levantar e voltar à guerra.
Você não pode ficar a vida toda prostrada por causa de uma derrota, de uma perda. Fé é levantar-se e continuar a acreditar na possibilidade de alcançar aquilo que lhe fora proposto. Abraão morreu esperando possuir a terra prometida (Hb 11.8-13), mas nunca desistiu da possibilidade de um dia possuí-la. Chega de ficar prostrado. Levanta, é hora de colocar a fé em prática.
·         V.11 – Avaliar à “Israel pecou, violou a aliança que eu lhe dei...”. Onde erramos? Por que não deu certo o casamento? Por que não deu certo o negócio? Por que estamos afundando em dívidas? É preciso avaliar para não cair no mesmo erro.
Não se volta ao combate de qualquer maneira. Precisa-se ter uma atitude diferente. No caso de Israel à avaliação os levaram a descobrir que perderam a batalha porque estavam em pecado.
·         V.13 – Combater o erro à No caso de Israel o erro foi apontado por Deus, era o pecado cometido por Acã, que quebrou a aliança de Deus com o povo. O próprio Deus aponta o caminho para corrigir este erro. “..., santifica o povo...”.  
Não podemos continuar no caminho errado. À avaliação nos ajuda a descobrir a falha e uma vez descoberta devemos tomar uma atitude contra esta falha.

Conclusão: Pode ser que você esteja aqui perdendo o jogo na vida conjugal, nos negócios, no relacionamento com seus filhos, ministerialmente, financeiramente, etc. Contudo você pode virar o jogo. Lembre-se destes passos que estudamos e aplique-os em sua vida. Não se esqueça que a aplicação destes deve levar em conta uma atitude correta de seu coração, um desejo verdadeiro em acertar a vida a partir de uma confiança plena em Jesus Cristo.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira - 17/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário