Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2013

REPORTAGEM 1 - A COMPREENSÃO CIENTÍFICA NÃO ANULA A VISÃO RELIGIOSA NEM ESTA ELIMINA AQUELA


A compreensão científica não anula a visão religiosa nem esta elimina aquela

Ultimato - Existe conflito entre a ciência e a religião?

Douglas - Acreditamos que existe uma verdade objetiva que pode ser conhecida em parte por meio do cristianismo, mas também da ciência. Toda verdade é a verdade de Deus, quer venha do estudo da natureza, quer venha da revelação de Deus. A história revela muitos conflitos, de maneira que a situação tem sido como uma guerra. Entretanto, um exame mais aprofundado mostra que muitas dessas diferenças são apenas aparentes, sendo o resultado de extrapolações injustificadas e interpretações inadequadas. Sinto que, ao invés de guerra, a complementação mútua seria uma melhor maneira de ilustrar essa relação. 

Lane - Há um conflito aparente quando se observa os pressupostos de cada lado. A religião cristã, pelo menos, afirma ser Deus o criador do universo e aceita em geral a cronologia bíblica como verdadeira. A ciência por outro lado, tende a anular qualquer causa externa à natureza (ao mundo material) para a origem e o desenvolvimento do universo. Entretanto, isso não significa dizer que são incompatíveis. Isto é, a compreensão científica não anula a visão religiosa e nem esta elimina aquela. 

Ultimato - O que é evolução?

Douglas - A evolução, como é entendida popularmente, é algo bastante complexo e abrange diversos conceitos. Pode se referir aos seguintes processos:

a) evolução inorgânica (Gamow) - versa sobre a formação do nosso mundo físico, as estrelas, inclusive o sol e seus planetas, e as galáxias: inclui uma explicação para formação dos elementos a partir das partículas elementares: também chamada de Teoria do Big Bang; 

b) evolução da vida (Oprain) - procura descrever processos de obter vida a partir de materiais inanimados; 

c) evolução orgânica (Darwin) - descreve as mudanças em seres vivos que abrangem desde pequenas diferenças entre indivíduos (irmãos e irmãs) até grandes diferenças, como desenvolvimento de uma nova espécie; os processos seriam aleatórios e a seleção, baseada na sobrevivência do mais forte; 

d) evolução filosófica (Huxley) - considerada a evolução orgânica como um fato já estabelecido e aplica essas idéias nas áreas de história, ética e religião; 

e) evolução sócio-cultural (Morgan) - aplica as idéias de evolução orgânica nas ciências sociais, como a psicologia e a antropologia.


Evidentemente, há uma necessidade de se especificar cuidadosamente que tipo de evolução está se discutindo. 

Lane - Evolução pode ser entendido como um processo de desenvolvimento biológico que ocorre na natureza. O termo, contudo, assume um significado específico quando se discute a origem da vida. Neste caso, evolução é usado para descrever o surgimento de espécies a partir de células. Uma outra maneira de definir evolução, diz respeito à formação do universo (os planetas e os astros), cuja origem tem sido atribuída ao Big Bang. 

Ultimato - A evolução é uma lei, uma teoria ou um mito?

Douglas - Estes termos são usados com sentidos variados na prática comum. Se entender por mito algo proposto que não tenha uma base firme, as evoluções filosófica e sócio-cultural são candidatas a aí se enquadrarem, por serem uma extrapolação de idéias da evolução orgânica para outros campos da ciência. Se entender uma teoria por hipótese, ou explicação tentativa, que ainda não foi adequadamente demonstrada, a evolução orgânica seria uma possibilidade, uma vez que o movimento de "desenho inteligente" levanta sérias dúvidas a respeito do desenvolvimento de seres vivos por mecanismos envolvendo apenas o acaso. Se entender por lei uma teoria que já passou por todos os testes aplicados, sugiro enquadrar aí a evolução inorgânica, pelas provas aferidas de estudos sobre a radiação de fundo.


Fonte: Revista Ultimato. 
Entrevista com o físico Ross Alan Douglas e o biblista Willian Lacy Lane.



Nenhum comentário:

Postar um comentário