A compreensão
científica não anula a visão religiosa nem esta elimina aquela
Ultimato
- Existe conflito entre a ciência e a religião?
Douglas - Acreditamos que existe uma verdade objetiva que pode ser conhecida
em parte por meio do cristianismo, mas também da ciência. Toda verdade é a
verdade de Deus, quer venha do estudo da natureza, quer venha da revelação de
Deus. A história revela muitos conflitos, de maneira que a situação tem sido
como uma guerra. Entretanto, um exame mais aprofundado mostra que muitas
dessas diferenças são apenas aparentes, sendo o resultado de extrapolações
injustificadas e interpretações inadequadas. Sinto que, ao invés de guerra, a
complementação mútua seria uma melhor maneira de ilustrar essa relação.
Lane - Há um conflito aparente quando se observa os pressupostos de
cada lado. A religião cristã, pelo menos, afirma ser Deus o criador do
universo e aceita em geral a cronologia bíblica como verdadeira. A ciência
por outro lado, tende a anular qualquer causa externa à natureza (ao mundo
material) para a origem e o desenvolvimento do universo. Entretanto, isso não
significa dizer que são incompatíveis. Isto é, a compreensão científica não
anula a visão religiosa e nem esta elimina aquela.
Ultimato - O que é evolução?
Douglas - A evolução, como é entendida popularmente, é algo bastante
complexo e abrange diversos conceitos. Pode se referir aos seguintes
processos:
a) evolução inorgânica (Gamow) - versa sobre a
formação do nosso mundo físico, as estrelas, inclusive o sol e seus planetas,
e as galáxias: inclui uma explicação para formação dos elementos a partir das
partículas elementares: também chamada de Teoria do Big Bang;
b) evolução da vida (Oprain) - procura descrever processos de obter
vida a partir de materiais inanimados;
c) evolução orgânica (Darwin) - descreve as mudanças em seres vivos
que abrangem desde pequenas diferenças entre indivíduos (irmãos e irmãs) até
grandes diferenças, como desenvolvimento de uma nova espécie; os processos
seriam aleatórios e a seleção, baseada na sobrevivência do mais forte;
d) evolução filosófica (Huxley) - considerada a evolução orgânica como
um fato já estabelecido e aplica essas idéias nas áreas de história, ética e
religião;
e) evolução sócio-cultural (Morgan) - aplica as idéias de evolução
orgânica nas ciências sociais, como a psicologia e a antropologia.
Evidentemente, há uma necessidade de se especificar cuidadosamente que tipo
de evolução está se discutindo.
Lane - Evolução pode ser entendido como um processo de desenvolvimento
biológico que ocorre na natureza. O termo, contudo, assume um significado
específico quando se discute a origem da vida. Neste caso, evolução é usado
para descrever o surgimento de espécies a partir de células. Uma outra
maneira de definir evolução, diz respeito à formação do universo (os planetas
e os astros), cuja origem tem sido atribuída ao Big Bang.
Ultimato - A evolução é uma lei, uma teoria ou um mito?
Douglas - Estes termos são usados com sentidos variados na prática
comum. Se entender por mito algo proposto que não tenha uma base firme, as
evoluções filosófica e sócio-cultural são candidatas a aí se enquadrarem, por
serem uma extrapolação de idéias da evolução orgânica para outros campos da
ciência. Se entender uma teoria por hipótese, ou explicação tentativa, que
ainda não foi adequadamente demonstrada, a evolução orgânica seria uma
possibilidade, uma vez que o movimento de "desenho inteligente"
levanta sérias dúvidas a respeito do desenvolvimento de seres vivos por
mecanismos envolvendo apenas o acaso. Se entender por lei uma teoria que já
passou por todos os testes aplicados, sugiro enquadrar aí a evolução
inorgânica, pelas provas aferidas de estudos sobre a radiação de fundo.
Fonte: Revista Ultimato.
Entrevista com o físico Ross Alan Douglas e o biblista Willian Lacy Lane.
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