A Dimensão Empresarial da Ação Social
Quando se
inicia um trabalho na área social é muito sério, pois estará lidando
diretamente com vidas e necessidades das mesmas.
Um projeto
social não pode ter a visão de realização pessoal, mas da divindade de Deus
sobre o projeto. Deus deve ser o principal construtor do projeto a ser
realizado. E o que vem de Deus tem que ser sério e organizado.
Temos que
relacionar uma instituição já constituída como algo de melhor a ser oferecido
para a sociedade, pois somos alvos de observação constante.
Uma
instituição, para funcionar bem, tem que ter um plano de trabalho, um programa
a ser cumprido e um planejamento a ser desempenhado.
Algumas
características a serem desempenhadas:
1-Traçar
metas para o ano de atuação
a) Determinar
o tempo para atingir estas metas.
b) O que
precisa para atingir estas metas?
c ) Recursos
financeiros?
d) Pessoal?
e) Espaço
físico?
f) As metas
devem ser claras e alcançáveis
g) As metas
devem ser flexíveis, permitindo modificações
h) Devem ser
colocadas em ordem de prioridade
2– Delinear
as funções dentro do quadro de pessoal, distribuindo tarefas e horários.
Ex.: - Casa
Abrigo: funcionamento 24h.
- Obreiros:
06
Manhã /Tarde:
atuação 02
Tarde /Noite:
atuação 02
Coordenador:01
Serviços
Externos / busca de doações / acompanhamento nas escolas: 01
- Plantões
nos finais de semana: rodízio
- Tarefas:
Manhã:
reforço escolar
Tarde:
tarefas / esportes
Noite: estudo
bíblico, jogos, filmes, etc ( escola semanal )
3 – Reuniões
semanais de avaliação. Colocar as dificuldades da semana, observando as
atividades de cada menino. Momento para colocar as dificuldades de
relacionamento dos obreiros.
4–
Planejamento para busca de recursos
- Estar
integrado na comunidade
- Participar
dos conselhos
- Envio de
projetos para busca de recursos via Fundo Municipal, Estado, Prefeitura,
Empresas, etc.
- Confecção
de folders através de boleta bancária
5–
Atendimento exemplar para as pessoas que visitam a instituição e buscam
informações via telefone. A instituição é você.
6– Sempre ter
fotos e material de divulgação disponíveis.
7– Divulgar o
trabalho nas igrejas, buscando novas parcerias. Elaborar uma fita de vídeo,
levar garotos para cantar, mostrar transformações na vida dos meninos
8– Limpeza,
boa aparência, higiene e organização faz a diferença em uma instituição.
9 – Trabalhe
com um número de crianças de acordo com o número de obreiros. Se a instituição
tem 2 obreiros e a capacidade de atendimento por obreiro é de 4 meninos, tenha
somente 8 meninos na instituição.
10 – Como a
sua instituição pode fazer DIFERENÇA. Todas as instituições prometem o melhor
serviço social. Todos os obreiros afirmam ter relações estreitas com o seu
público atendido. Toda instituição fala que NÃO TEM DINHEIRO.
a) Como você
atende as pessoas que visitam a sua instituição?
Algumas
pessoas valem mais para você do que outras. Todos querem a mesma coisa,
conhecer a sua instituição. A maneira como você apresenta faz a diferença de
como é repassada ao visitante. O visitante poderá se interessar e trazer outros
para contribuir em oração, bens materiais, divulgação.
b) Uma
instituição que aprende
Uma crítica
às vezes pode agredir os nossos ouvidos. Principalmente diante das dificuldades
atuais. Mas ela tem que ser analisada com cuidado, com o valor merecido. É uma
relação de aprendizado, ouvir pessoas que têm uma visão externa da situação. É
uma relação que se torna inteligente a cada interação.
Não se limite
a ouvir – aprenda.
Pequenas
reclamações, ou sugestões, ou críticas, podem gerar grandes melhoras.
c) Você cuida
de seus mantenedores?
Você jamais
quer perder um mantenedor. Quanto maior forem as preocupações de manter o seu
ofertante informado, melhores serão as chances de sustentar uma boa relação de
confiança, de investimento.
Uma
instituição dava informações em um folheto. O folheto virou jornalzinho, depois
um jornal mais bem cuidado, depois uma revistinha, e hoje tem uma revista, bem
elaborada e de excelente papel.
Uma carta de
agradecimento, um telefonema é sempre bem vindo para quem contribui.
A grande
maioria dos empresários só contribui para projetos sociais se tiverem algo em
troca.
Este tipo de
visão, mostra que temos que nos organizar, buscar informações, montar projetos
que sensibilizem e sejam organizados.
As
informações estão ai, cabe a nós buscá-las e aplicá-las.
Um caso
típico é o Fundo Municipal da Criança. O empresário doa 1% do imposto de renda
a pagar para a instituição via Fundo. Cabe a instituição apresentar um projeto
bem elaborado. Cabe a instituição estar bem organizada para ser contemplada com
este investimento social.
Será que se o
empresário ligar para sua entidade ele será bem atendido e obterá as
informações necessárias?
A maior parte
das instituições não está organizada para esta nova forma de trabalho, e não
tem ninguém encarregado de fazer com que isto aconteça. Mas a instituição do
futuro estará organizada em torno de suas relações com seus mantenedores. Esse
é um passo modesto mas trata de três questões: Organização, tempo e dinheiro.
Enquanto não houver uma pessoa responsável, ninguém vai ter dinheiro ou
encontrar tempo para este projeto. Mas se você encarregar alguém do trabalho,
começará a obter dinheiro para os projetos de sua instituição e subitamente
descobrirá que existe tempo para isto.
Jesus é
organizado, seja você também.
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