TRADUTOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ESTUDOS 13 - DISTINÇÃO DAS LEIS

Distinção das Leis
O quadro abaixo estará expondo o contraste entre a Lei Moral e a Lei Cerimonial, confrontando passagens bíblicas para se mostrar a distinção entre essas duas leis.


Distinção das Leis
Promulgada por Deus

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo" Êxodo 20:1.
"Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." Deuteronômio 4:12 e 13.
Promulgada por Moisés

"Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos, que Moisés falou aos filhos de Israel, havendo saído do Egito." Deuteronômio 4:44 e 45.
"E chamou o Senhor a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor ..." Levítico 1:1 a 3.
"Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico, que o Senhor ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao Senhor, no deserto de Sinai." Levítico 7:37 e 38
Escrita por Deus

"E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:18.
"E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas." Êxodo 32:15 e 16.
"Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." Deuteronômio 4: 13.
Escrita por Moisés

"Moisés escreveu todas as palavras do Senhor ..." Êxodo 24:4.
"Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel." Êxodo 34:27
"E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei." Deuteronômio 31:9 e 24.
Escrita em tábuas de pedras

"E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:18.
"Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." Deuteronômio 4:12 e 13.
Escrita em um livro

"E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei." Deuteronômio 31: 24.
Colocada dentro da arca

"E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou." Deuteronômio 10:5.
"Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca." Êxodo 40:20.
"Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito." I Reis 8:9.
"... e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava ... as tábuas da aliança." Hebreus 9:4.
Colocada do lado de fora da arca

"E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti." Deuteronômio 31: 24 a 26.
É denominada lei do Senhor

"Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor." Salmos 119:1.
"2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:2.
"Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus." Romanos 7:22.
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." Romanos 8:7.
É denominada lei de Moisés

"E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel." Neemias 8:1.
"Como Moisés, servo do Senhor, ordenara aos filhos de Israel, conforme ao que está escrito no livro da lei de Moisés, a saber: um altar de pedras inteiras, sobre o qual não se moverá instrumento de ferro; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, e sacrificaram ofertas pacíficas." Josué 8:31.
É chamada de lei Real

"Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis." Tiago 2:8. ("Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." Romanos 13:9.)
É chamada de cédula de ordenanças

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14.
"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz." Efésios 2:15.
É uma lei eterna

"As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão." Salmos 111:7 e 8.
"18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18.
Era transitória

"Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam." Hebreus 10:1.
"Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios, ... impostas até ao tempo da correção." Hebreus 9:9 e 10.
É uma lei perfeita

"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma ..." Salmos 19:7.
Nenhuma coisa aperfeiçoou

"Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou ..." Hebreus 7:19.
"Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço." Hebreus 9:9.
"Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam." Hebreus 10:1.
É uma lei espiritual

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual ..." Romanos 7:14.
Era uma lei carnal

"Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção." Hebreus 9:10.
"Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal ..." Hebreus 7:16.
É a lei da liberdade

"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." Tiago 2:12.
"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:25.
Era jugo de escravidão

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." Gálatas 5:1.
É santa, justa e boa.

"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." Romanos 7:14.
"E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons." Neemias 9:13.
Estatutos que não eram bons

"Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver." Ezequiel 20:25.
Não foi destruída por Cristo

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir." Mateus 5:17.
Foi cravada na cruz

"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz" Efésios 2:15.
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14.
"Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade." Hebreus 7:18.
Não é abolida pela fé em Cristo

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31
"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12.
Foi desfeita ou anulada por Cristo

"(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus." Hebreus 7:19.
"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." Hebreus 9:12.
"E pela cruz reconciliar ambos(judeus e gentios) com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades." Efésios 2:16.
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo." Hebreus 10:9.
"Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez." Hebreus 10:10
"Em quem[Jesus] temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça" Efésios 1:7.
Foi selada em nosso corações com o sangue de Cristo.

"Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e Eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo;" Hebreus 8:9 e 10.
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." II Coríntios 3:3.
Foi selada com sangue de bezerros.

"E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras." Êxodo 24:7 e 8.
"Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado." Hebreus 9:19 e 20.
Revela o conhecimento do pecado

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." Romanos 7:7.
"... mas o pecado não é imputado, não havendo lei." Romanos 5:13.
Foi instituída em consequência do pecado

"Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do Senhor, então trará ao Senhor pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa." Levítico 5:15.
"Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico." Levítico 7:37.
Os que a praticam serão justificados.

"Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados." Romanos 2:13.
Por ela ninguém será justificado.

"E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé." Gálatas 3:11.
Que julga

"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." Tiago 2:12.
"Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados." Romanos 2:12.
Em nada julga pois, era para perdão dos pecados

"Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico." Levítico 7:37.
É a nosso favor

"E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles." Ezequiel 20:11.
"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma<;/i> o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos." Salmos 19:7 e 8.
Era contra nós

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14.
Nada contém de sacrifícios e ofertas

"Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios." Jeremias 7:22.
Nada continha de moral

"Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre." "Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção." Hebreus 9:9 e 10.
Contém um Sábado semanal

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:8 a 11.
Tinha sete Sábados anuais

"Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado:
No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor.
E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao Senhor.
Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação.
Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.
Estas são as solenidades do Senhor, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio; Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; ... celebrareis o vosso sábado." Levítico 23:4 a 6, 10, 11, 15, 16, 24, 27, 32 , 34 e 37.
Não está sujeita a mudança

"E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei." Lucas 16:17.
"As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão." Salmos 111:7 e 8.
Foi mudada

"Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." Hebreus 7:12.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

NOTÍCIAS