A identidade da igreja
A identidade da igreja 1..
Sempre
ao associarmos Deus ao homem, em se tratando de relacionamento, podemos afirmar
que Deus, o Criador, não só se preocupa com o relacionamento entre o homem com
Ele, mas também entre os homens uns com os outros. Isto é afirmar que o
relacionamento com Deus está relativamente, ligado com um corpo comunitário de
pessoas (ver, Gn 2:18; 9:8-9; 12:1-2; 15:1-5; 28:14), estes textos bíblicos são
exemplos da pluralidade de pessoas, no relacionamento entre a criatura e o
Criador. Mesmo que muitos homens tenham se destacados individualmente, uma
coletividade sempre esteve no propósito de Deus.
Quando
Deus resolve dar uma outra chance ao homem, devido a queda no Éden, a igreja
fez parte do plano. Isto porque a igreja pôde, através do seu Senhor, religar o
homem à Deus. A igreja, não só faz com que o relacionamento do homem e Deus
seja correto, como ao mesmo tempo, transforma os homens, genericamente, em um
corpo mais unido. Por esta razão a igreja é tão importante para a humanidade.
Isto não significa que a igreja seja mais importante que Jesus Cristo, mas, ela
tem um papel de extrema importância na vida dos seres humanos.
1. 1. Conceito.
A
Palavra “igreja” encontrada no Novo Testamento vem da palavra grega “Ekklesia”
(Ekklesia) que significa “um grupo chamado para fora” “convocado” ou
“assembléia”, não religiosa em seu sentido literal; como exemplo, podemos citar
a passagem bíblica de Atos 19:39 onde lemos as seguintes palavras: “E se
demandais alguma outra coisa, averiguar-se-á em legítima assembléia
(ekklesia).”
O
melhor conceito para “Ekklesia” traduzido como igreja no Novo Testamento é: Um
grupo de pessoas que foram chamadas à parte, ou para fora de outro grupo de
pessoas, com um propósito específico. No caso dos cristãos, um grupo de pessoas
que foram chamadas para Jesus, em comunidade, que reconhecem o Seu senhorio
como legislador da igreja.
Partindo
deste princípio, podemos conceituar a igreja em dois sentidos ou de duas
maneiras.
1. 1. 1. Igreja universal de Jesus (igreja invisível).
O
primeiro conceito encontrado no Novo Testamento é o que define como igreja, de
uma forma geral, todos os salvos, não só os do presente, mas do passado e
também do futuro. Ou seja, faz parte da igreja universal de Jesus ou igreja
invisível todos os verdadeiros salvos de todos os tempos, de Adão até nos
finais dos tempos, observe a seguinte referência bíblica: “... à universal
assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de
todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12:23).
A
igreja é chamada de universal porque é composta de todos os verdadeiros salvos
de todos os tempos e de todos os lugares. Invisível porque, nesta condição, não
pode ser vista e nem colocados os seus membros juntos. Esta é a igreja referida
em todos os textos bíblicos com associação pessoal com Deus Pai ou Jesus (Mt
16:18; 1Co 15:9; Ef 5:25; e outras).
1. 1. 2. Igreja local (Congregação).
É
possível fazer parte de uma igreja local, e não se estar incluído na igreja
universal de Jesus. Em várias passagens bíblicas onde se encontra a palavra
“Ekklesia” traduzida para igreja, está se referendo a uma congregação ou uma
igreja local (At 8:1; Rm 16:16; 2Tes 1:4 e outras), neste sentido, encontramos
noventa e dois casos registrado no Novo Testamento. Quando perguntamos a um
cristão onde é sua igreja, imediatamente lhe vem à mente o endereço do local
onde ele se reúne com outros cristãos para cultuar a Deus. Sendo assim, podemos
conceituar a igreja local da seguinte maneira: Um grupo de pessoas chamadas à
Cristo que se reúnem em um determinado local (em sua maioria um local fixo),
com a finalidade de viver em comunidade, tendo plena certeza do senhorio de
Jesus Cristo sobre eles.
1. 1. 3. Sempre se referindo à pessoas.
Sempre
que a Bíblia usa a palavra “Ekklesia” traduzida para igreja, está se referindo
a pessoas, nunca a um edifício. Tanto a igreja local como a igreja universal de
Jesus, são chamadas de igrejas, porque a composição de formação é feita de
pessoas chamadas para Jesus Cristo, e principalmente em Jesus Cristo (1Pedro
2:1-10). Isto é afirmar que: onde quer que estejam este grupo será sempre
chamado de igreja.
Quando
somos questionados a respeito dos trabalhos da igreja onde congregamos,
respondemos sempre pensando nos fatos ocorridos dentro ou próximo das “quatro
paredes”. Quase não pensamos no que tem acontecido fora dela, por onde os
membros têm andado e vivido. Não podemos proibir um jovem casal de namorados a
ficarem namorando dentro do templo, e permitir que fora dele possam fazer o que
quiserem. Se determinadas músicas não podem serem ouvidas e nem tocadas dentro
do templo, porque serem liberadas do lado de fora? Não estou dizendo que nossas
atitudes, no local de reunião, devam ser de igual modo que agimos, certas vezes,
fora dele. Estou dizendo que devemos viver, como igreja, onde quer que
estivermos, dentro ou fora do templo. A igreja é assim denominada por causa dos
seus escolhidos, não por existir um lindo edifício.
No
Brasil somos privilegiados com o direito de termos um local específico para
adoração à Deus. Antes, em alguns países , um mesmo edifício era usado como
local de adoração à Deus (por denominações variadas), e em horários diferentes,
era usado por outras instituições não religiosas para suas reuniões. Quando um
grupo de irmãos se reúnem num ginásio de esportes, para louvarem a Deus,
enquanto ali estiverem, o local será um local santo e separado para que Deus
ali se manifeste.
Eu,
particularmente, tenho observado que muitas igrejas não compreendem muito bem
esta realidade. Tenho visto pessoas vivendo dentro da igreja onde não pode nem
respirar direito, mas ao saírem da “presença de Deus”, fazem o que bem
entendem. Sem dúvida alguma, o templo é um local santo, mas muito mais santos
são os que compõem à igreja.
“Mas
vós sois a geração eleita,o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois povo de Deus; vós
que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado. Amados,
exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das
concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; tendo o vosso
procedimento correto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de
vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus
no dia da visitação” (1Pe 2:9-12).
Curiosidades:
Þ
A palavra “Ekklesia” traduzida para igreja, só aparece em um dos evangelhos,
Mateus 16:18 e 18:17, no primeiro caso, a primeira vez que Jesus usou esta
expressão, e também no Novo Testamento.
Þ
A Palavra “Ekklesia” aparece no Novo Testamento 115 vezes.
Þ
Por duas vezes, esta se refere à congregação hebraica do Senhor (At 7:38; Hb
2:12).
Þ
Por Três vezes está se referindo à assembléia grega (Atos 19: 32, 39, 41).
Þ
As outras colocações encontradas (110 vezes), referem-se à igreja cristã, e em
grande maioria trata-se de uma igreja local.
Questionário
a)
Qual o significado da palavra igreja no original?
b)
Basicamente, por qual razão a igreja é importante para o homem?
c)
Quais as formas de conceituarmos igreja? Explique cada uma delas.
d)
Cite outras três passagens bíblicas que se refiram à igreja local.
e)
Cite outras três passagens bíblicas que se refiram à igreja universal de Jesus.
1. 2. A origem da igreja.
Para
se identificar qualquer instituição, é imprescindível que se conheça sua
origem, mesmo que basicamente. A igreja, como a mais importante das
instituições, teve seu ponto de partida. A igreja universal de Jesus teve sua
origem juntamente com o plano de salvação, ao formar o homem. Porém a igreja
cristã, propriamente dita, teve uma origem bem depois disto. Estaremos
observando os principais fatores que marcaram a origem da igreja.
1. 2. 1. Sua origem profética.
A
nação de Israel foi a igreja de Deus no Antigo Testamento; e esta, ao ser
escolhida e “chamada para fora” dentre outras nações, foi separada para servir
e adorar ao Senhor. Deus sempre quis se comunicar através dos seus escolhidos,
a “igreja” de Deus existente no Antigo Testamento. O Maior problema desta
igreja foi ter rejeitado o Senhor da igreja. “Veio para o que era seu, e os
seus não o receberam (João 1:11)”. A congregação do Senhor rejeitara o Senhor
da igreja. Jesus foi enviado aos seus, e estes rejeitaram o Salvador.
Um
outro detalhe que deve ser observado, é a profecia feita por Joel, onde lemos
as seguintes palavras: “Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e
que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais
será envergonhado. Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a
carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos (velhos)
terão sonhos, os vossos mancebos (jovens) terão visões; e também sobre os
servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel
2:27-29). Haveria um tempo onde o Espírito Santo de Deus seria derramado sobre
os homens. E muitos poderiam viver no domínio do Espírito. Não seria privilégio
de poucos, não só os profetas e poucos homens teriam suas vidas tomadas pelo
Santo Espírito. O Senhor Deus almejava ver toda nação de Israel sob o Seu
domínio espiritual. Sem dúvida, nestas palavras de Joel, estava a profecia
sobre o “derramar sem igual do Espírito”, que cumpriu-se literalmente a partir
daquele dia de pentecostes; mas, podemos de certa forma, associar esta profecia
com o aparecimento da igreja cristã, pois, depois deste acontecimento, os que
confiavam em Jesus, começaram a viver como igreja.
1. 2. 2. Sua origem histórica.
No
capítulo primeiro do livro de Atos, encontramos uma das passagens bíblicas que
deve ser examinada com muito carinho pelos interessados em estudar a origem
histórica da igreja cristã.
A
ordem de Jesus era que os seus seguidores ficassem em Jerusalém (Atos 1:4;
Lucas 24:49) até que o Espírito Santo fosse derramado. A ordem foi cumprida “ao
pé da letra”, os Apóstolos, e os demais seguidores de Jesus, não só ficaram em
Jerusalém aguardando o cumprimento da profecia, mas, como estavam juntos,
oravam (Atos 1:14). Com um total de aproximadamente 120 pessoas reunidas com o
mesmo propósito (Atos 1:15), temos a impressão de que o corpo físico estava
formado, nos deixando a idéia de que a primeira igreja cristã e local, estava à
se formar. No entanto, só podemos afirmar oficialmente a formação da igreja, no
dia de Pentecostes, onde a promessa se cumpriu. Esta profecia se cumpriu
exatamente no dia de pentecostes (Atos 2:1-13), quando o Espírito Santo é
derramado e as pessoas que estavam reunidas no cenáculo são tomadas,
interiormente, pela Pessoa que haveria de ser o outro “Consolador” (João
14:15-17).
Com
a descida do Espírito Santo, concedendo poder aos que já criam em Jesus (Atos
1:8); o sermão do Apóstolo Pedro, onde quase três mil almas se entregaram à
Jesus Cristo (Atos 2:41); formada basicamente de judeus convertidos; na cidade
de Jerusalém; da-se início a primeira igreja cristã, a igreja de Jerusalém.
Nota:
Estaremos
separando um capítulo para estudarmos, com mais detalhes, a História da igreja
Cristã.
Questionário
1.
Responda às seguintes questões:
a)
Que associação há entre a Nação de Israel com a origem profética da Igreja?
b)
Qual o pior erro dos escolhidos de Deus do Antigo Testamento? Porque?
c)
Em que a profecia feita em Joel 2:27-29 se relaciona com a igreja cristã?
2.
Determine se é falso ou verdadeiro.
(
) O Capítulo 1 de Atos deixa claro a origem histórica da igreja.
(
) Há uma pequena possibilidade, de que a igreja cristã se originou antes da
descida do Espírito Santo da promessa, pois, já havia um corpo de pessoas
formada.
(
)Os Apóstolos não deixaram de obedecer à ordem de Jesus. Permaneceram em
Jerusalém.
(
)Na realidade, a igreja se originou no dia de pentecostes, após o Espírito
Santo ter sido enviado.
(
)Os primeiros convertidos foram basicamente gentios (não judeus).
3.
Pense e responda:
a)
Como se originou historicamente a igreja cristã? Objetivamente.
1. 3. Títulos bíblicos dados à igreja cristã.
Podemos
chamar de títulos bíblicos dados à igreja, algumas colocações usadas na Bíblia
que se refere à igreja cristã. Observe:
1. 3. 1. O povo de Deus.
“Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois povo de Deus; vós
que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado” (1Pe
2:9-10).
É
impossível desassociar o povo de Israel, chamado carinhosamente por Deus de
“sua propriedade peculiar”, ou melhor, propriedade particular e intimamente
ligada ao dono (Ex 6:7; 19:5), da igreja de Jesus. A aliança feita com Deus,
através de Jesus (Ver, Tito 2:14), dá o mesmo direito, ou melhor, privilégio,
de sermos chamados de Povo de Deus. A Igreja é reconhecida como uma verdadeira Nação
de Deus.
1. 3. 2. O corpo de Cristo.
“Ora,
vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros”(1Co 12:27).
Este
título parece ser o preferido do Apóstolo Paulo. Na realidade, entre Jesus, o
fundador e idealizador da igreja, e a comunidade cristã (ou igreja), existe uma
ligação muito íntima. Quando pensamos nesta colocação, o corpo de Cristo,
podemos afirmar com muita convicção que a igreja cristã é muito mais que uma
instituição. É um organismo vivo! (Ver, 1Co 12:12-31).
1. 3. 3. A noiva de Cristo.
“Regozijemo-nos,
e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e
já a sua noiva se preparou” (Ap 19:7).
“E
vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus,
adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo” (Ap 21:2).
É
interessante observarmos que esta metáfora comparativa, onde os servos de Deus
são associados a uma noiva, é destacada já no Antigo Testamento. A nação de
Israel é descrita algumas vezes como a noiva de Deus (Isaías 54:5-8; 62:5), até
mesmo como uma noiva infiel (Jeremias 3; Ezequiel 16). Em alguns dos
ensinamentos de Jesus, a mesma figura de linguagem é usada (Marcos 2:18-20;
Mateus 22:1-14). Em muitas outras passagens no Novo Testamento, a igreja é
apresentada como a noiva de Cristo, e o noivo, por sua vez, é dado como modelo
exemplar aos homens de uma forma geral (Efésios 5:25-28).
No
Apocalipse, João descreve como noiva a igreja já preparada para encontrar com o
Noivo Jesus Cristo (Observar versos transcritos no começo deste tópico). Quando
pensamos na igreja comparada com uma noiva, devemos pensar na responsabilidade
explícita. A noiva deve ser fiel a qualquer custo, porque o Noivo é fiel; a
noiva deve amar com todas as suas forças, porque o Noivo assim a ama. A igreja
deve reconhecer a importância de ser comparada a uma noiva.
1. 3. 4. A família de Deus.
“Assim
já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da
família de Deus” (Efésios 2:19).
Podemos
imaginar a igreja como uma grande família, onde Deus como o Pai, cuida de
todos. Em 1Timóteo 3:15, Paulo descreve a igreja como a casa de Deus, dando um
aspecto familiar. No mundo material, para se fazer parte de uma família, é
imprescindível nascer dentro dela ou, de certa forma, por meio de adoção. O
critério principal para se fazer parte da família de Deus é primeiramente o
novo nascimento (João 3:5), gerando uma nova vida no Espírito (Ver, Romanos
8:14-17).
Este
relacionamento familiar traz à igreja uma segurança enorme. Jesus conforta os
seus discípulos fazendo uma metáfora comparativa entre os lírios do campo e os
passarinhos com os filhos de Deus; assim como Deus cuida carinhosamente deles,
muito mais cuidará de seus filhos (Mateus 6:25-34).
1. 3. 5. O rebanho de Deus.
Podemos
dizer que a igreja é o rebanho de Deus porque em algumas passagens bíblicas,
encontramos afirmações claras que declaram Jesus como Pastor (1Pedro 5:4; 2:25;
Hebreus 13:20).
A
igreja como rebanho de Deus, tem em seu Pastor a proteção de um pastor que deu
a vida pelo rebanho (João 10:11). A igreja como rebanho de Deus, conhece a voz
do Pastor verdadeiro (João 10:14). Jesus como Pastor, dá segurança; alimento;
conforto. Em retribuição, as ovelhas confiam neste Pastor; porque sabem que
Nele se pode confiar.
Questionário
1.
Numere a coluna da direita de maneira que corresponda com a coluna da esquerda.
1. O Povo de
Deus.
|
( ) Tem Jesus como o bom Pastor.
|
2. O corpo de Cristo.
|
( ) “São chegadas as bodas do Cordeiro”.
|
3. A noiva de Cristo.
|
(
) Requer nascer de novo.
|
4. A família de Deus.
|
(
) Deus colocou-os como quis.
|
5. O rebanho de Deus.
|
(
) Existe por causa da nova aliança em Jesus.
|
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