Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

REFLEXÃO 271 - A IMPORTÂNCIA DE PENSAR CORRETAMENTE

A importância de pensar corretamente



Lamentações 3:19 a 21
Cada vez mais convencido de que nossos problemas não são os nossos problemas, mas a maneira como reagimos a eles !
João 16:33 -> " No mundo passais por aflições...mas... eu venci o mundo." Jesus nos avisou disso ! Tanto o vencedor como o perdedor enfrentam os mesmos problemas, mas a atitude do vencedor é radicalmente diferente!


A importância do que pensamos
Provérbios 23:7 -> "Como pensa [imagina] o homem em sua alma, assim ele é." Não o que pensa, mas como pensa. A maneira de pensar ! Romanos 12:2 -> Isto é tão importante que somos exortados a ter uma mente renovada. Filipenses 4:8 -> Verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, se tem virtude e louvor - isto ocupe o nosso pensamento ! O que anda ocupando a sua mente?
Pensando errado...
Lamentações 3:19 e 20 -> O próprio Jeremias reconhece quais os resultados de pensar esse tipo de coisa: "minha alma... se abate dentro em mim." E em sua confusão, queria ainda que Deus pensasse nisso ! ( Veja o verso 19, " Lembra-te..." ) Salmo 73:12,13 e 16 -> Asafe reconhece que pensar nessas coisas é algo pesado. Geralmente temos dificuldades quando colocamos no centro de nossos pensamentos problemas ou circunstâncias. Isto gera, infalivelmente, ansiedade. Para que se recordar do que só traz abatimento?
Aprendendo a pensar certo...
Lamentações 3:21 -> Trazer à memória ( no hebraico siginifica "fazer voltar ao coração." ) o que pode me dar esperança ! Qual o segredo? Colocar nosso foco no Senhor ! Lamentações 3:22 a 26 -> A ênfase está no Senhor ! Salmo 73:17 -> A visão do Senhor mudou tudo! Isaías 6:1 a 8 -> O profeta teve essa visão num contexto de crise. Apocalipse 5:6 -> O Cordeiro está no trono! Quando tiramos os olhos dos problemas e circunstâncias e os colocamos no Senhor, nossos pensamentos são renovados, como que por uma lufada de ar fresco !
O em que pensar...
1) A graça de Deus Lamentações 3:22 e 23 -> Um estoque que nunca se esgota ! E não fizemos nada por merecer ! Isto é graça ! Romanos 5:8 e 10 -> Fomos salvos quando ainda éramos pecadores; fomos reconciliados quando ainda éramos inimigos. Jeremias 31:3 -> Amor eterno, ou seja, antes que eu pudesse fazer algo. Jeremias 31:4 -> " Virgem." Confronte com Jeremias 30:4 , "amantes". É só a graça infinita do Pai que pode purificar-nos ao ponto de nos tratar como se nunca tivéssemos pecado ! Aleluia !
2) O caráter imutável de Deus Tiago 1:17 -> "...o Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança." Nosso Pai não muda ! Hebreus 13:8 -> Jesus é o mesmo sempre ! Em nosso mundo tudo muda, mas isso não é válido para com Deus. A vontade de Deus não muda ! O caráter de Deus não muda ! Deus é Santo e não pode deixar de sê-lo! Deus não pode simplesmente deixar de cumprir Suas promessas ! Ele não muda nunca! Seu propósito é eterno!
As promessas de Deus e o que Ele já fez por nós e em nós.
Ao enfrentar Golias e vencê-lo, Davi nos ensina alguns princípios:
1) Confiou na promessa de Deus, de que seria rei. ( I Samuel 16:13 ) 2) Creu, tendo em vista os livramentos já experimentados. ( I Samuel 17:37 )
Abraão raciocinou da mesma maneira:
Hebreus 11:19 -> "porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou."
Se Deus prometeu, é certo que fará ! Se Ele já deu passos concretos, fazendo, é certo que não desperdiçará o que fez !
Qual deve ser nossa postura? Devemos trazer esses fatos à nossa mente em quaisquer circunstâncias ! Romanos 8:28 -> "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Este texto poderia ser melhor traduzido da seguinte forma: " Sabemos que Deus trabalha através de todas as coisas para o bem daqueles que O amam e são chamados segundo o seu propósito". " As coisas " não cooperam conosco; circunstância difíceis são sempre circunstâncias difíceis ! Quem trabalha por detrás das circunstâncias para o nosso bem é o nosso Deus !
Agora, " todas as coisas " significa " todas as coisas " ! Não fica nada de fora ! Não há circunstância que escape ao controle soberano do Senhor. Precisamos aprender a encarar em fé cada área de nossas vidas, cada momento, trazendo à memória, sempre, aquilo que pode nos dar esperança: o amor de Deus, Sua graça, Sua Pessoa bendita, Sua eternidade, Seu caráter santo. Aleluia !



AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário