Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2015

REFLEXÃO 274 - A IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DA PALAVRA DE DEUS

A importância fundamental da Palavra de Deus


A família de uma criança é, notadamente, a influência de maior importância em sua vida. Nenhuma outra chega tão perto dela. O lar molda o seu caráter e personalidade. É verdade que o temperamento herdado constitui uma forte contribuição para sua formação, mas a vida e a criação recebida no lar é que determinam a direção que o temperamento irá tomar. Por exemplo, suponhamos que nasçam duas crianças com temperamento colérico, em duas famílias bem diferentes. Elas serão bastante diferentes entre si, ao crescer.

Ambas serão pessoas ativas e vigorosas. Mas uma delas provém de um lar onde sofreu rejeição e viu o pai rebelar-se contra a autoridade. É muito provável que se torne um marginal, e que viva de roubar e prejudicar o próximo. A outra, que teve um lar cheio de amor, onde aprendeu a respeitar valores e leis, provavelmente se tornará um adulto útil, com uma contribuição muito significativa para sua comunidade.


Uma notável ilustração desse contraste são as famílias de Max Jukes e Jonathan Edwards. Max Jukes, que morava no Estado de Nova York, não valorizava uma criação cristã para os filhos, e casara-se com um jovem que pensava da mesma forma. Foi feito um levantamento de 1.026 descendentes desse casal: 300 (trezentos tiveram morte prematura. 100 (cem) deles estiveram em penitenciárias, onde passaram em média treze anos. 190 (cento e noventa) das mulheres dessa família tornaram-se prostitutas, e houve 100 (cem) bêbados. Pela escala econômica de nossos dias, essa família teria custado ao Estado mais de SEIS MILHÕES DE DÓLARES. Não existe registro de contribuição de nenhum deles para a sociedade.·Jonathan Edwards morava no mesmo estado, valorizava uma educação cristã para os filhos e casou-se com uma moça que pensava o mesmo. Fez-se um estudo de 729 (setecentos e vinte e nove) de seus descendentes. 300 (trezentos) deles tornaram-se pregadores do evangelho. 65 (Sessenta e cinco) foram professores universitários e 13 (treze) diretores de faculdades. 60 (sessenta) escreveram bons livros; 03 (três) pertenceram ao legislativo dos Estados Unidos, e um deles foi vice-presidente da nação.·Não se pode subestimar as contribuições). dessa). família para o estado de Nova York e para o país. 

A família Edwards é um notável exemplo da aplicação de um princípio bíblico: 

"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E AINDA QUANDO FOR VELHO NÃO SE DESVIARÁ DELE." (PROV 22.6)

Apesar de reconhecermos a enorme influência que a televisão e escola exercem sobre o caráter e valores morais de nossos filhos, a verdade é que nada tem maior influência de o lar e a família.



AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário